Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 29 de junho de 2018

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Sem pânico! Confira como se comportar em uma entrevista de emprego e conquiste sua vaga

Imagem: MangoStar_Studio/iStock
Todo mundo teme as entrevistas de emprego, não é mesmo? Se tiver dinâmicas de grupo ou provas então… Nossa! Mas calma, felizmente não é preciso desespero. Respire fundo, confira abaixo as dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e tenha sucesso em sua empreitada.
Não encare o telefonema da empresa com temor, e sim com ânimo. Afinal, se você já conseguiu passar por uma das etapas mais difíceis e teve seu currículo selecionado no meio de tantos outros, significa que o recrutador o considera apto para ocupar o cargo. O desafio agora é somente falar com segurança a respeito das suas capacitações e realizações e transmitir para o entrevistador o seu interesse e disposição para o trabalho em questão.
Além disso, confira a seguir o que fazer durante a entrevista e veja as armadilhas mais comuns, mas que são fáceis de evitar:

O que fazer em uma entrevista de emprego

Prepare-se. Pense nos motivos pelos quais você é qualificado e ponha no papel suas qualidades. Identifique experiências de sucessos profissionais anteriores e prepare-se para falar delas de forma sucinta e convincente.
 
Treine sua técnica de entrevista. Peça a um amigo que simule uma entrevista de emprego e que lhe dê sua opinião sincera.
 
Informe-se o máximo possível sobre a empresa. Caso conheça, converse com pessoas que já trabalhem nela. Assim, você poderá adequar suas respostas à cultura da empresa e fazer perguntas pertinentes.
 
Não tenha receio de “vender seu peixe”, não é preciso falsa modéstia. Sorria e faça contato visual com todos os funcionários e mantenha uma postura relaxada.
Seja educado e fale de forma clara. Guarde o nome do entrevistador e use-o.
Caso esteja muito nervoso, diga. Recrutadores estão acostumados a entrevistar candidatos extremamente nervosos e confessar isso ajuda a criar um laço de empatia. Além disso, o estresse de tentar disfarçar o nervosismo só contribui para piorar ainda mais o problema.

O que não fazer em uma entrevista de emprego

 
Não se atrase em hipótese nenhuma. Não há desculpa que desfaça a má impressão que um atraso causa. Por isso, confira a previsão do tempo para o dia da entrevista e se informe sobre possíveis alterações no trânsito até a empresa.
 
Não use roupas excessivamente informais. Mesmo que a sua área profissional permita visuais mais alternativos, use uma roupa um pouco mais sofisticada do que a que você normalmente usaria.
 
Não aja com intimidade com seu entrevistador. Retribua sorrisos e piadas dependendo da formalidade do cargo, mas não se esqueça que ainda se trata de uma situação profissional. Não é fazendo amizade que vai conseguir ser contratado, e sim demonstrando suas habilidades e comprometimento.
Não minta ou exagere. É possível que você seja testado posteriormente pela capacitação que, na verdade, não tem. Nada mais constrangedor, certo?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados