Pais superprotetores criam filhos mentirosos

Muitos pais superprotetores acreditam que os filhos se desenvolverão ao máximo se forem protegidos de qualquer acontecimento considerado ruim ou negativo.

Redação | 1 de Julho de 2019 às 17:00

SIphotography/iStock -

Muitos pais superprotetores acreditam que os filhos se desenvolverão ao máximo se forem protegidos de qualquer acontecimento considerado ruim ou negativo. O ambiente ideal para o pleno desenvolvimento da criança não é apenas o que os pais criam ou influenciam. É, também, aquele no qual eles não interferem.

Contudo, essa proteção poderá se manifestar na atitude de manter em segredo determinados tipos de fatos, negando a sua existência, ou de inventar uma história para ocultar uma situação.

Informações contraditórias

As crianças, dessa maneira, crescem sem ter a consciência das dificuldades. E além disso, com­preendem os fatos ou as situações por meio de informações distorcidas. E do que captaram a partir de suas próprias experiências, de acordo com as suas capacidades e idade.

Pos­terior­mente, quando se acredita ser o melhor mo­men­to para as crianças saberem a “verdade”, elas são surpreendidas por terem de reorganizar a informação anterior e compreender a nova versão. Assim, elas entram no mundo adulto com muitas informações contraditórias. E essas informações podem mais tarde complicá-las ao passarem por dificuldades e tentarem entendê-las.

10 estratégias para criar filhos responsáveis para seu próprio futuro

Nos tempos atuais, a maioria dos psicólogos recomenda que as crianças participem de qua­se todo tipo de experiência capaz de ajudá-las na aquisição e no desenvolvimento de habilidades necessárias para solucionar problemas de maneira prática e efetiva no futuro.

Além disso, o conhecimento que a criança pode adquirir de explicações corretas dadas pelos pais pode resultar numa experiência enriquecedora.

Como proceder com as crianças

A maioria das crianças, até mesmo as muito pequenas, tem consciência de que existem problemas à sua volta, apesar de não poderem identificar sempre os detalhes. Para ajudá-las a compreendê-los é recomendável que:

• Pergunte ao seu filho como ele vê o problema e o que acha que está acontecendo. Isso irá lhe dizer como a criança entende essa situação difícil e lhe dará uma informação geral sobre a maneira exata com que ela percebe, compreende e explica o conflito.

Ajude seu filho a planejar os gastos

Leve em consideração a idade e as habilidades da criança. Tal informação é vantajosa para levar você ao melhor caminho da explicação do problema. Também vai ajudar na escolha do vocabulário para a explicação, na complexidade das frases e no tipo de conteúdo.

Quando se tem muitos filhos, deve-se observar como as percepções de cada um são diferentes. E, depois, decidir o melhor momento de falar com eles, individualmente ou em pequenos grupos.

• As informações que você passa deverão ser sempre verdadeiras, independentemente da idade da criança. Inclua a descrição de suas emoções e sentimentos.