Faça uma busca
Inspiração

10 estratégias para criar filhos responsáveis

Oriente seus filhos para viver no mundo

Escrito por:

Elen Ribera

Redator
filhos
MariaBobrova/iStock
Publicado em: Última atualização:

Os filhos pequenos precisam muito dos pais nas mínimas tarefas, como comer, vestir, andar, tomar banho etc. Um dia descobrem que podem fazer algumas coisas sozinhos e começam a gostar da pequena liberdade. O que vem a seguir é a consciência de que com a independência vêm as responsabilidades. 

Este é o papel dos pais e responsáveis. Guiar seus filhos para o futuro deles. Destacando, inclusive, que a conjuntura eles não podem controlar, mas o que fazem com suas vidas, sim.

Comam junto com seus filhos

Pesquisas mostram que os filhos que comem em família possuem menos problemas de saúde mental. Além de apresentarem melhor desempenho na escola. Mas 30% dos brasileiros não aproveitam a hora da refeição para conversar com a família. Embora mais de 90% não percam o almoço dominical com pais e avós. A hora da refeição é uma das sete situações em que o filho deve ser acompanhado; na maioria das vezes para saber quem são suas companhias.

E não é só a segurança que está em jogo: de acordo com publicações pediátricas, este é um dos hábitos que podem evitar que o adolescente adote um comportamento agressivo, o chamado bullying. Assim, ouça os especialistas e, sempre que puder, reúna todos à mesa.

Veja também 7 dicas para pais de adolescentes.