Podemos ter sonhos lúcidos, dizem especialistas: Experimente as dicas!

O significado dos sonhos, lúcidos ou não, para as pessoas que desejam saber o que representam, sempre foi instigante. Experimente ter um sonho lúcido.

Redação | 16 de Julho de 2018 às 20:00

Ljupco/iStock -

O significado dos sonhos podemos não saber, mas as imagens quase sempre bizarras que aparecem na mente durante o sono sempre fascinaram as pessoas ao longo dos séculos. Apesar da contínua investigação científica, ainda há pouco consenso sobre o papel que os sonhos desempenham na nossa saúde mental e emocional.

Aliás, ao longo da história, as pessoas têm procurado entender e interpretar seus sonhos. Os antigos gregos e romanos acreditavam que eles eram mensagens dos deuses ou dos mortos e que previam o futuro. Os índios americanos tentavam estimular sonhos bons jejuando, meditando e escolhendo lugares especiais para dormir.

Os xamãs (curandeiros), em muitas culturas, veem os sonhos como passagens para o mundo espiritual, onde podiam aprender os segredos dos mortos. E os budistas tibetanos consideram os sonhos uma forma de se comunicar com a alma.

Você já sonhou com leão?

Análise moderna

A análise dos sonhos entrou no mundo moderno com o trabalho do psiquiatra e neurologista vienense Sigmund Freud (1856-1939), que via os sonhos como as manifestações mais profundas de nossos desejos e ansiedades, em geral relacionadas a experiências de infância reprimidas pelo inconsciente. Seu contemporâneo, o psiquiatra e psicólogo suíço Carl Jung (1875-1961), acreditava que os sonhos acessavam memórias coletadas desde o início dos tempos. Parte do que ele nomeou o inconsciente coletivo.

Qual o propósito e o significado dos sonhos?

Os psicólogos do século XXI ainda estão divididos quanto ao propósito dos sonhos. Alguns acreditam que eles nada mais são que surtos aleatórios de atividade de células nervosas no tronco encefálico. Outros comparam o cérebro a um computador no qual os sonhos são responsáveis por arquivar grandes quantidades de informações desnecessárias para abrir espaço para informações que precisam acessar todos os dias. O que fica claro em muitos estudos com pessoas privadas do sono REM (rapid eye movement) é que os sonhos são essências para o bem-estar da mente.

Alguns significados dos sonhos mais comuns, você pode ler aqui.

Controle seus sonhos

A maioria de nós passa um quarto do tempo em que estamos dormindo sonhando, lembremos ou não. Isso corresponde à duração média de tempo em sono REM. Monitoramentos da atividade cerebral mostraram que a maioria dos sonhos acontece durante essa fase do sono.

De fato, a memória de um sonho desaparece ao acordar – para a maioria das pessoas. Mas outras não apenas se lembram dos sonhos com riqueza detalhes, como têm consciência do sonho durante o mesmo. As pessoas que têm sonhos lúcidos podem até aprender a ter controle sobre o conteúdo dos sonhos.

Defensores dos benefícios do sonho lúcido alegam que, com efeito, o poder de controlar os sonhos pode melhorar a criatividade. Ao mesmo tempo, também pode melhorar autoconfiança e a capacidade de resolução de problemas. Ao passo que pesquisas mostram que o sonho lúcido pode ajudar a controlar os pesadelos também. Você pode baixar um aplicativo ou comprar uma máscara facial que produz imagens durante o sono. Ou seja, uma tentativa de estimular certos sonhos.

Inteligência emocional: Como está a sua?

A função cognitiva pode ser estimulada, leia no post.

A seguir, dicas de como sonhar de forma lúcida, segundo pesquisa do psicofisiologista Stephen LaBerge e seus colegas do The Lucid Institute:

Dicas:

1 Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos 
Use esta técnica assim que acordar para ajudá-lo a entrar de novo no estado de sonho e para estimular o sonho lúcido:
– Recorde o sonho com a maior riqueza de detalhes possível.
– Diga a si mesmo enquanto volta a dormir que vai se lembrar do que esteve sonhando no momento em que entrar de novo no sonho.
– Imagine que retorna a um sonho anterior e que reconhece que está sonhando. Procure, sobretudo, por algo no sonho que indique que é um sonho. Repita esses passos até adormecer.

2 Acorde uma hora mais cedo e faça algo para mantê-lo alerta por uma hora, como ler. Então pratique os exercícios de indução mnemônica por 10 minutos antes de tirar um cochilo de uma hora. Acredita-se que esta seja uma das melhores maneiras de encorajar o sonho lúcido.

3 Se acordar de um estado de sonho (lúcido ou não) e quiser entrar nele de novo, permaneça deitado e espere. Se ainda assim não funcionar, conte da seguinte forma até voltar a dormir: um, estou sonhando; dois estou sonhando e assim por diante.

4 Quando alcança um estado de sonho lúcido, pode ter a impressão de que ele dura um período muito curto e que você emerge dele cedo demais. Além disso, uma forma de aumentar a aparente duração do sonho é usar uma sensação que desencadeie uma conexão com ele. A princípio, tente rodar em volta do sonho, como um dançarino, e esfregar as mãos.

Bons sonhos!