Veja 5 dicas para manter a criatividade na quarentena

Ver a rua, ver pessoas, pegar transporte público, estar em constante contato com a vida é o que move a criatividade de muitas pessoas. Com a quarentena,

Redação | 23 de Setembro de 2020 às 18:00

(Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock) -

Ver a rua, ver pessoas, pegar transporte público, estar em constante contato com a vida é o que move a criatividade de muitas pessoas. Com a quarentena, muitos desses processos foram perdidos.

Os processos criativos, no entanto, podem ser recriados. É possível ter novas formas de se inspirar. Para a estudante do 10º período de odontologia Pamella Paixão, a quarentena teve um efeito reverso na sua criatividade. 

“Eu gostava de desenhar mas nunca tinha tempo realmente pra isso. A partir do momento que deu uma pausa na faculdade, eu tive tempo para fazer coisas que eu gostava, mas que tinha parado pela falta de tempo, e umas delas foi voltar a desenhar!”, com Pamella.

Leia também: 32 frases motivacionais para te inspirar e dar mais ânimo

https://www.instagram.com/p/B__Iv9AnHIZ/

A jovem criou seu perfil de ilustrações no meio da quarentena, o Preta Ilustre (@pretailustre). Para ela, o processo de criação iniciou-se durante a quarentena “ela me ajudou super a ter tempo pra pesquisar, pensar e executar as tirinhas, não sei como seria se eu não tivesse na quarentena”, conta.

As tirinhas da Preta Ilustre retratam a vivencia de pessoas negras na sociedade. “Muitas ideias surgem de coisas que já vi, vivi ou até mesmo de alguns relatos que vejo no Instagram.”, completa, Pamella

Para mais tirinhas acesse: https://www.instagram.com/pretailustre/ (Arte: Reprodução/Preta Ilustre)

Para quem já estava com processos de produção antes da quarentena, existem uma série de mudanças que podem ser feitas nesses para conseguir manter a criatividade na quarentena. Confira algumas dicas!

Leia também: Quarentena aproximou familiares e incentivou novas habilidades

Busque novas inspirações

Encontrar novos pontos de partida é uma das formas para se iniciar um novo processo de produção. Deixar a criatividade surgir de outro local é importante. Não se manter preso aos processos anteriores. 

Leia novos livros, assista filmes diferentes, séries. Ou mesmo conheça novas referências para os conteúdos que você curte. 

Tenha um local apropriado

Não dá para ficar com o notebook no colo na cama e esperar que o processo criativo aconteça. É necessário ter um local apropriado para produzir. Não precisa ser um escritório, bem equipado, mas separe um canto na casa, de preferência bem iluminado e que represente apenas seu local de trabalho.

(Imagem: Jovanmandic/iStock)

Se permita errar

Errar não é crime. Permita-se viver esse processo novo mesmo que algo dê errado. Aprenda a respeitar seu tempo e entender que até ficar do jeito que você espera, existem vários processos.

Leia também: Influenciadoras digitais acima dos 70 mostram seus corpos e estilos de vida

Cuide da sua saúde e descanse

Descansar é crucial para que sua mente entenda que você precisa começar um processo criativo. Uma mente cansada não consegue produzir bem. Não adiante ficar por horas realizando funções de forma mecânica e esperar que a criatividade vá surgir do nada.

Uma boa alimentação, uma boa noite de sono. Estar hidratado ajudam no processo de descansar e facilitam para que sua mente esteja plena e livre para criar.

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Faça algo apenas por diversão

Tire um tempo apenas para se divertir. Assista uma série, um filme, uma novela. Leia um livro, ouça uma música, um podcast. Faça coisas que te permitam descansar, relaxar e se divertir.

Estar aberto à diversão de forma descompromissada é importante. Não tire o tempo de diversão esperando conseguir ser criativo. Se você trabalha com redes sociais, ou recebe muitas demandas pelo celular, desligue-o. Tire esse tempo para você.