Saiba ouvir o que seu corpo tem a dizer

Seu corpo te conhece como ninguém. Entenda porque é tão importante estar atendo aos sinais enviados a você por ele.

André Messias | 3 de Fevereiro de 2022 às 10:00

Sanja Radin/iStock -

André é um aluno bastante disciplinado. Vai para a academia praticar musculação três dias na semana e corre nos outros quatro. Ele tem essa rotina há muitos anos e não apresenta histórico de lesão, dor ou desconforto. Mas por que ele sempre teve um bom desempenho na prática de atividade física e jamais teve problema em seu corpo? É simples: André sempre ouviu seu corpo.

Esteja atento aos sinais

Leia também: Animais de estimação: incentivadores de movimento

Parece uma coisa óbvia, mas muitas pessoas não fazem isso. Assim, elas treinam além de suas limitações, querem melhorar a todo custo e, muitas vezes, não dão ouvidos ao que o corpo diz — sim, o corpo fala, transmite mensagens essenciais que não podem ser ignoradas.

Muitas vezes, uma lesão séria, que impede a pessoa de treinar por longos períodos, poderia ter sido evitada caso a pessoa tivesse prestado atenção a desconfortos, sinais de fadiga, dores leves e cansaço muscular. 

Costumo dizer aos meus alunos que o treino de amanhã nunca está 100% certo. Isso pois ele irá depender de como o corpo vai estar para treinar. 

Diversos fatores precisam ser levados em consideração: sono (duração e qualidade), estado da musculatura (cansada, fadigada, bem, etc), alimentação pré-treino (em especial o estoque de glicogênio muscular), treino no dia anterior (bem como o que será feito no dia seguinte), desconfortos teciduais (tecidos são tendões, articulações e ligamentos e merecem muita atenção), dentre outros.

Seu corpo é sua casa

Voltando ao exemplo de André. Me recordo de inúmeras vezes em que, estando inscrito numa corrida de 21km, ele ouviu os sinais de seu corpo dizendo que iria fazer apenas 10km.

No dia seguinte, lá estava ele na academia dizendo que havia feito uma excelente prova e correu muito bem os 10km. Em seus treinos, todo e qualquer sinal é respeitado e considerado. É como sempre digo: minimizar o risco de lesão e maximizar o desempenho precisam andar de forma equilibrada.

Dores são sinais de que algo não está bem e precisa ser ajustado. Uma dor no joelho, num músculo, na lombar, nada disso pode ser ignorado e o treino sempre pode ser adaptado. 

A prática de atividade física proporciona inúmeros benefícios ao organismo, promove  saúde e previne muitas doenças. Moramos em nossos corpos e precisamos cuidar deles. Sendo assim, é fundamental que o corpo seja ouvido. Tenhamos a consciência de que, se o quisermos bem amanhã, precisamos estar atentos ao que ele diz hoje.