As crianças querem pets? Você precisa ler isto antes

Coelhos, gatos, cachorros, hamsters e porquinhos-da-índia, entre outros, são ótimos pets para crianças, dependendo apenas do que você e seus filhos esperam.

Elen Ribera | 1 de Dezembro de 2019 às 20:00

gurinaleksandr/iStock -

Pets, os bichos de estimação, dão às crianças um valioso senso de responsabilidade e são um canal extraordinário para o afeto. Todo os pets, porém, requerem cuidados (uns mais, outros menos), e você precisa escolher um adequado ao seu filho – e a você.

Leia estas 7 dicas antes de levar um novo amigo para casa. E lembre-se: é melhor adotar do que comprar!

1. Converse sobre o assunto com seu filho

Descubra o que seu filho espera de um bichinho de estimação. Deixe claro que animais não são brinquedos e que ele também terá que ajudar a cuidar do bichinho. Envolva as crianças na decisão de qual bichinho escolher. Converse sobre todos os prós e contras. Depois, deixe-os viver essa linda amizade.

2. Não se apresse

E se o desejo da criança for apenas um capricho? Espere um tempo para ver se o desejo não desaparece, e volte a conversar sobre o assunto novamente.

3. Estabeleça um orçamento

Decida com que despesas você pode arcar. Considere tudo: alimentação, higiene, brinquedos, saúde.

4. Leve em conta seu espaço

Um apartamento pequeno sem área externa não é o melhor ambiente para cães de grande porte e gatos, que, sem espaço, podem ficar bagunceiros e agressivos.

Se optar por mais de um bichinho, saiba como promover o bom convívio entre eles.

5. Pense em segurança

Gatos arranham. Cachorros mordem. Crianças pequenas podem machucar criaturas frágeis. Dessa forma, tenha em mente que você deve supervisionar o contato da criança com o pet até os dois se acostumarem um com a presença do outro.

Leia também: Como preparar os pets para a chegada do bebê

6. Necessidades dos animais

Pesquise antes as variadas necessidades dos animais. O ideal é conversar com um veterinário para entender melhor a necessidade de cada pet. 

Cães e gatos, por exemplo, demandam tempo. Eles precisam de companhia constante. Se a família fica fora de casa o dia todo, o bichinho vai sofrer.

Ratinhos e hamsters parecem dóceis e só precisam de gaiolas pequenas, mas requerem manipulação gentil e costumam ser mais ativos à noite.

Porquinhos-da-índia precisam de abrigos, esconderijos e uma área de exercícios a salvo de predadores. Eles são adoráveis e sensíveis: quanto mais carinho recebem desde o início, mais dóceis se tornam. São extremamente ativos, ficam entediados se engaiolados e anseiam pela companhia de outros da mesma espécie. Nada de confinamento solitário para eles.

Leia também: Conheça 15 segredos revelados por veterinários

Coelhos são afetuosos e sociáveis. Eles precisam de espaço e de companhia – humana e da mesma espécie. Podem ser mantidos do lado de fora, em um viveiro com área de exercícios, mas podem ser treinados para viver dentro de casa.

7. Prepare-se para as perdas

Elas acontecerão. Mas é uma ótima oportunidade para falar com as crianças sobre o ciclo da vida. Veja aqui como conversar com crianças sobre luto e morte.

Pesquise antes. A expectativa de vida de cães e gatos, por exemplo, depende da raça e do porte. Mas, em geral, fica em torno de 15 anos. Coelhos podem viver de 5 a 10 anos, porquinhos-da-índia, de 5 a 7 anos, ratinhos, hamsters e cobaias, apenas 2 ou 3. Se espera longevidade (50-100 anos), escolha uma tartaruga.