|
Publicado em: 27 de fevereiro de 2019
Descubra por que pets podem prolongar seu tempo de vida

Nina, a cadela do jornalista Boechat, morto no último dia 11, ainda espera que seu dono volte.

Pets de estimação podem devolver às pessoas a vontade de viver. E vice-versa. Mas os bichos de estimação também precisam de atenção, pois eles sentem a perda do ente querido e sofrem com isso.
De fato, ter animais em casa ajuda-nos a descontrair e sentirmo-nos acompanhados. Mas na realidade, eles fazem muito mais que isso — está provado que os pets de estimação são benéficos para a saúde. Um estudo feito no EUA procurou saber quais os fatores sociais e psicológicos que mais influenciaram as pessoas que tinham estado hospitalizadas com doenças coronárias. De todas as variáveis estudadas — sexo , raça, idade, situação econômica e isolamento social —, ter um animal foi a de maior influência no prolongamento da vida do doente. Das pessoas que não possuíam animais, 28% morreram ao fim de um ano, contra apenas 6% das que tinham.
Os assistentes sociais há muito se deram conta do papel que os pets podem desempenhar como companhia para pessoas solitárias. Eles transmitem autoconfiança aos inseguros e servem como terapia ocupacional para quem nada tem para fazer. Na Inglaterra do séc. XVIII, o York Retreat — um hospício excepcionalmente avançado para a época — entregava aos cuidados dos pacientes internados pequenos animais. Tanto coelhos como galinhas. Ter seres dependentes dava-lhes uma sensação de importância e responsabilidade.