11 versões de brigadeiro para deixar o dia com gosto de festa

O brigadeiro não pode faltar nas mesas de festa, mas ele também já conquistou seu lugar nas nossas preferências do dia a dia.

Raquel Zampil | 24 de Outubro de 2019 às 10:00

- Imagem: Odu Mazza / iStock

Criado na década de 1940 para atrair o público para as festas de apoio à candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da república, o “docinho do brigadeiro” fez tanto sucesso que acabou se tornando, nos dias de hoje, ao lado do bolo, presença praticamente obrigatória nas festas de aniversário.

Mas hoje ele não se restringe apenas à mesa do bolo. Que melhor companhia do que um bom brigadeiro de colher para maratonar sua série favorita? Ou como sobremesa. Ou para acompanhar um café. Não importa o dia ou o momento, esse doce tipicamente brasileiro é sucesso na certa.

Selecionamos algumas versões dessa receita simples para você variar e se deliciar.

11 versões de brigadeiro

1. Brigadeiro tradicional

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o Nescau (ou chocolate em pó) e leve ao fogo baixo.
  2. Mexa com colher de pau até você conseguir ver o fundo da panela (quando o "caminho" da colher demora um pouquinho a ser coberto pela mistura).
  3. Despeje em um prato untado com manteiga e espere esfriar.
  4. Depois de frio, passe manteiga nas mãos e enrole as bolinhas. Passe no chocolate granulado e está pronto para ser servido.

Dica extra
Outras opções de acabamento, em lugar do chocolate granulado: açúcar refinado, açúcar cristal, chocolate em pó e confeitos coloridos.

2. Brigadeiro no copinho

Você pode tirar o brigadeiro da panela um pouquinho antes do ponto, deixando-o ligeiramente mais mole. Sirva em copinhos com confeitos coloridos ou chocolate granulado. 

3. Brigadeiro branco

Repita a receita do brigadeiro tradicional, tirando o Nescau ou chocolate em pó. Passe no açúcar ou no granulado branco. Fica lindo combinado com o tradicional.

4. Casadinho

Faça uma receita do branco e outra do tradicional e pegue uma pequena porção de cada uma delas na hora de enrolar. Passe no açúcar. 

5. Beijinho

Substitua o Nescau da receita tradicional por 4 colheres (sopa) de coco seco ralado. Depois de enrolar os docinhos, passe pelo coco seco ralado e espete um cravo-da-índia em cada docinho, como decoração.

6. Brigadeiro de leite ninho com Nutella

Na receita tradicional, substitua o Nescau ou chocolate em pó por 4 colheres (sopa) de leite em pó. Na hora de enrolar, recheie com um pouquinho de Nutella e passe no leite em pó. Enfeite com mais um pingo de Nutella. Para esta receita, você vai precisar de 150 g de Nutella. 

 

7. Brigadeiro de churros

Prepare o brigadeiro branco e, na hora de enrolar, recheie com doce de leite e passe no açúcar misturado com canela. Enfeite com um pingo de doce de leite. Você vai precisar de 150 g de doce de leite e 1 colher (sopa) de canela.

8. Cajuzinho

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Misture os três primeiros ingredientes e leve ao fogo baixo até dar ponto.
  2. Passe para um prato untado e espere esfriar.
  3. Enrole os cajuzinhos, passe no açúcar e enfeite com os amendoins inteiros.

9. Cajuzinho de castanha

Repita a receita do cajuzinho, substituindo a xícara de amendoim por 1 xícara de castanha de caju sem sal moída. Ao invés de passar no açúcar, passe na castanha triturada. 

10. Bicho de pé

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo. Não pare de mexer até ferver, mantendo o fogo baixo.
  2. Quando começar a ferver, acrescente o pó da gelatina (não precisa dissolver antes).
  3. Mexa bem, em fogo baixo, até soltar do fundo da panela.
  4. Espere esfriar e enrole as bolinhas.
  5. Passe as bolinhas no açúcar peneirado.

11. Brigadeirão

Para quem prefere uma sobremesa para toda a família, confira a nossa receita deliciosa e fácil de brigadeirão feito no micro-ondas!