9 receitas de risoto para agradar a todos os gostos

Aprenda estas receitas de risoto, um prato delicioso e fácil de fazer, mas que também é sofisticado o suficiente para um jantar especial.

Raquel Zampil | 5 de Julho de 2020 às 09:00

Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood -

O risoto é um prato versátil. Ao mesmo tempo que é sofisticado o suficiente para um jantar especial, é simples e fácil de fazer em casa. Estas receitas de risoto vão tornar suas refeições memoráveis. É um prato que pode ser servido sozinho ou acompanhar carnes, peixes e aves. 

Como preparar o risoto

O prato é preparado com arroz italiano – arboreo ou canaroli – que não deve ser lavado antes do preparo. Esses tipos de arroz durante o cozimento soltam um amido que promove a famosa cremosidade do risoto. O arroz vai direto à panela para ser refogado, depois incorpora-se o caldo aos poucos até que fique al dente (com uma leve resistência quando mordemos).

Caldo de legumes caseiro

Se preferir, veja como fazer o caldo de legumes usado nas receitas de risoto. O rendimento é de 5 litros (se preferir, prepare meia receita):

Ingredientes:

7 litros de água filtrada

300 g de cenoura

300 g de cebola

500 g de aipo

50 g de alho

100 ml de azeite

100 g de alecrim

Modo de preparo:

1. Salteie em uma panela o azeite e os legumes picados, adicione água e deixe cozinhar. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois bata o caldo no liquidificador e peneire com um coador de pano. Não tempere o caldo. Você pode congelar para as próximas receitas.

Aprenda outras opções para o preparo do caldo.

Confira a seguir 9 receitas de risoto diferentes (incluindo surpreendentes bolinhos de risoto fritos!) para uma refeição especial: