Aprenda 15 entradas e aperitivos superfáceis de fazer

A reunião de família ou com os amigos ficará muito mais saborosa com essas receitas super práticas de entradas e aperitivos. Confira!

Thaís Garcez | 3 de Maio de 2020 às 09:00

- zeleno/iStock

Comidas em pequenas porções, para iniciar um almoço ou jantar, podem fazer toda a diferença. Entradas e aperitivos agradam a todos e podem ser de tipos variados, inclusive bebidas! Por isso, separamos algumas receitas incríveis. Além de muito saborosas, elas possuem preparo super fácil e rápido; aliás, algumas podem ser preparadas um dia antes!


1. Caponata

VeselovaElena/iStock

 

A caponata é uma ótima opção na hora de curtir uma live, porque você pode prepará-la com antecedência e ela fica mais gostosa com o tempo.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio. Cozinhe metade da berinjela, mexendo sempre, até que escureça e fique macia (de 4 a 6 minutos). Transfira para um prato e reserve. Junte mais uma colher de sopa de azeite à frigideira e repita o procedimento com o restante da berinjela.
  2. Na frigideira, junte a colher (sopa) restante de azeite e, em seguida, a cebola e o aipo. Cozinhe, mexendo sempre, até que fiquem macios (de 3 a 5 minutos). Adicione o alho e a pimenta-malagueta. Cozinhe, mexendo, durante 30 segundos. Acrescente o molho de tomate, o tomate seco, o vinagre, as azeitonas, as alcaparras, o açúcar e a berinjela. Deixe ferver. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a mistura adquirir a consistência de uma geleia “com pedaços” (cerca de 15 minutos). Acrescente as passas e cozinhe, tampado, por 1 minuto. Retire a panela do fogo. Junte o pinhão e a salsa. Deixe esfriar antes de servir. Uma porção equivale a 2 1/2 colheres de sopa.

2. Dip de berinjela

O sabor rico e delicado desta moutabal, como é conhecida no Líbano, ou babaganoush, como é chamada no Egito, se deve à berinjela assada.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Aqueça o forno a 200ºC. Asse a berinjela por 15 minutos, ou até a pele ficar cheia de bolhas e chamuscada, virando-a na metade do tempo.
  2. Arrume a berinjela numa tigela, sele com filme de PVC e deixe esfriar por 10 minutos. Retire a pele e coloque a polpa numa peneira, pressionando-a levemente para espremer o excesso de líquido. Transfira a polpa para outra tigela.
  3. Com um espremedor de batata, esprema a berinjela. Sem parar de mexer, acrescente e misture bem o coentro, o alho, o suco de limão e o iogurte. Tempere a gosto e adicione um pouco mais de alho amassado se desejar.

3. Focaccia

Este pão italiano é preparado com uma massa mole enriquecida com azeite de oliva. A focaccia é o acompanhamento ideal para carnes, queijos e saladas italianos.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem e a água morna. Usando uma colher de pau no início e depois as mãos, misture, aos poucos, a farinha com o azeite e a água, para formar uma massa mole e ligeiramente pegajosa.
  2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Mantenha a massa em movimento, virando-a, socando-a e dobrando-a para evitar que grude. Salpique a superfície com um pouco mais de farinha, se necessário, mas tente não acrescentar muita farinha pois isso ressecaria a massa.
  3. Modele a massa como uma bola e coloque-a num tabuleiro untado. Depois, abra-a com um rolo ou com as mãos, formando um círculo de cerca de 21 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Cubra-a folgadamente com um pano de prato limpo, prendendo as pontas embaixo do tabuleiro. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 45 minutos ou até ter dobrado de espessura.
  4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Descubra a massa. Ponha um pouco de água morna numa xícara, mergulhe os dedos nessa água e pressione a massa já crescida, a fim de formar marcas profundas na superfície; molhe os dedos todas as vezes que tocar a massa, a fim de conferir umidade à superfície do pão. Pincele-a com a colher de sopa de azeite de oliva extravirgem restante e salpique sal grosso.
  5. Asse a focaccia por cerca de 15 minutos ou até que fique dourada. Transfira-a para uma grade metálica e deixe esfriar por 15 minutos. Depois, enrole-a num pano de prato limpo para amaciar a crosta. Sirva-a morna ou espere esfriar completamente. Conserva-se num saco de plástico por até 2 dias.

4. Azeitonas marinadas

Repletas de gorduras benéficas, essas saborosas azeitonas são o aperitivo ideal para melhorar os níveis de glicose no sangue.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira de tamanho médio, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte o alho, as tiras de casca de laranja e a erva-doce. Cozinhe até liberar o aroma dos ingredientes (de 30 a 60 segundos). Adicione as azeitonas. Cozinhe, mexendo, até aquecê-las, mas sem esquentá-las demais (cerca de 1 minuto).
  2. Retire a panela do fogo. Acrescente o suco de laranja. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora. Sirva em temperatura ambiente. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. Guarde as sobras na geladeira.

5. Dip marroquino de cenoura

Especiarias apimentadas e doces conferem um gosto do sol do Norte da África a esta pasta.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque as cenouras numa panela grande e cubra-as com água. Deixe levantar fervura. Depois, cozinhe-as em fogo baixo por 20-25 minutos, até ficarem bem macias. Lave-as em água fria corrente e escorra bem.
  2. Coloque-as numa tigela e esprema-as com um espremedor de batata. Sem parar de mexer, acrescente a canela, o cominho, o alho, o gengibre, o mel, o azeite, a páprica e o vinagre. Misture bem e tempere a gosto.

6. Canapés de salmão defumado

Magone/iStock

 

Esta entrada elegante oferece um delicioso pedaço de salmão defumado (ótima fonte de proteína e ômega-3), com um molho vinagrete com limão. Torradas de pão de centeio compõem uma excelente base para o salmão – e ambos podem ser preparados com antecedência.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 160°C. Unte um tabuleiro com spray culinário. Disponha nele as fatias de pão de centeio para coquetel em uma camada única. Pulverize levemente o spray sobre o pão. Asse as fatias apenas até ficarem crocantes (de 12 a 15 minutos).
  2. Em uma tigela de tamanho médio, bata o suco de limão, o chá (ou vodca), o azeite, a mostarda e a pimenta-do-reino. Adicione o salmão defumado, a cebola, o endro e as alcaparras. Misture bem.
  3. Pouco antes de servir, ponha cerca de 1 colher de sopa do salmão sobre cada torrada. Decore cada uma com um raminho de endro. Uma porção equivale a dois canapés.

7. Bagels

Estas rosquinhas de origem judaica são deliciosas com recheios salgados, como salmão defumado e queijo cremoso, ou ovo e salada.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, peneire a farinha e acrescente o sal e o fermento. Faça um buraco no centro.
  2. Bata levemente 2 ovos com o mel e o óleo e despeje-os no buraco feito na farinha. Junte a água e misture até obter uma massa homogênea.
  3. Transfira essa massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, untada, e cubra-a com um pano de prato úmido. Deixe fermentar num local aquecido por 40 minutos ou até ter dobrado de volume.
  4. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e amasse-a um pouco. Divida-a em 12 pedaços iguais. Modele cada um deles numa tira longa de 20 cm e depois forme uma rosquinha. Umedeça as extremidades com um pouco de água, sobreponha ligeiramente as duas pontas e aperte uma contra a outra para fixá-las.
  5. Disponha as roscas num tabuleiro levemente untado com óleo, cubra com filme de PVC untado e deixe fermentar num local aquecido por 20 minutos ou até estarem levemente estufadas.
  6. Preaqueça o forno a 200ºC. Numa panela grande, ferva água ligeiramente salgada. Coloque os bagels na água, um de cada vez, e escalde-os por 20 segundos. Retire-os com uma escumadeira grande e devolva-os ao tabuleiro.
  7. Bata levemente o ovo restante e pincele-o sobre os bagels. Asse-os por 14 a 15 minutos ou até estarem bem crescidos e dourados. Transfira-os para uma grade metálica e deixe esfriar. Essas rosquinhas se conservam por até 3 dias num recipiente hermético.

8. Pastinha quente de alcachofra e feijão

Esta pastinha é um delicioso aperitivo para um feriado e ótima opção durante todo o ano.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Unte com spray culinário um refratário de tamanho médio.
  2. Coloque no processador de alimentos o feijão, as alcachofras, o alho, a maionese, a pimenta-de-caiena e a pimenta-do-reino e processe até obter uma pasta quase lisa, parando uma ou duas vezes para raspar as laterais do recipiente. Junte 2/3 de xícara do queijo parmesão, a salsa e as raspas de limão. Transfira para o refratário e alise a superfície com uma espátula. Salpique com as duas colheres (sopa) restantes de queijo parmesão.
  3. Leve a pastinha ao forno, sem cobrir, até ficar aquecida (de 20 a 25 minutos). Uma porção equivale a 1/4 de xícara.

9. Tortillas de farinha de trigo

Essas tortillas de farinha de trigo são fáceis de preparar e podem ser usadas de várias maneiras: em refeições no lugar do pão, como trouxinhas recheadas, ou enroladas e salpicadas com queijo e levadas ao forno.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa tigela, peneire a farinha de trigo. Acrescente a banha e, com as pontas dos dedos, misture bem. Junte o sal e acrescente a água, mexendo bem para obter uma massa homogênea.
  2. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por 2 a 3 minutos. Embrulhe a massa em filme de PVC e leve à geladeira por cerca de 1 hora.
  3. Divida a massa em 10 pedaços e modele cada um deles como uma bola. Abra cada uma sobre a superfície enfarinhada, mantendo uma forma circular, até obter um disco fino como papel, de cerca de 15 cm de diâmetro. À medida que abrir as tortillas, forme uma pilha, intercalando-as com folhas de papel impermeável.
  4. Aqueça uma grelha ou frigideira de ferro sobre fogo moderado até ficar bem quente. Cozinhe as tortillas, uma ou duas de cada vez (dependendo do tamanho da frigideira), por 20 a 30 segundos de cada lado, ou até aparecerem bolhas na superfície e ficarem ligeiramente coradas. À medida que forem sendo cozidas, empilhe-as sobre um prato, mantendo-as cobertas por um pano de prato limpo. Sirva quente, de preferência logo após o preparo.

10. Patê refrescante de tomate e agrião

Uma entrada atraente, explodindo de sabor.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. No processador ou com um mixer, bata o tomate, o pepino, o pimentão, a cebolinha e o vinagre até obter um purê. Transfira-o para uma tigela.
  2. Sem parar de mexer, acrescente o agrião – não o transforme em purê senão a pasta ficará mole de mais. Tempere a gosto.
  3. Coloque 3 colheres (sopa) de água numa xícara de chá. Polvilhe a gelatina e a deixe hidratar por 5 minutos, até ficar esponjosa. Depois, leve a xícara em banho-maria até a gelatina escorrer clara. Despeje-a na mistura de tomate num fluxo constante, mexendo para misturar tudo por completo.
  4. Arrume a pasta em 4 ramequins de 200 ml, já untados. Leve-os à geladeira por 1 hora ou até a mistura ficar firme.
  5. Retire as formas mergulhando as bases em água quente e depois invertendo-as sobre um prato. Decore com agrião e sirva com pão integral.

11. Trança de abobrinha e avelã

A base desta receita é um pão rápido de bicarbonato de sódio enriquecido com complementos nutritivos:
abobrinha ralada, avelãs torradas e farelo de trigo.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Rale grosseiramente a abobrinha (com a casca) e esprema-a entre várias folhas de papel-toalha para absorver o excesso de umidade. Reserve.
  2. Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal. Acrescente o farelo de trigo, as avelãs picadas, o açúcar, o alho e depois a abobrinha ralada.
  3. Por cima salpique o óleo de girassol e adicione o leitelho aos poucos, usando uma espátula. Mexa até que todos os ingredientes estejam misturados, formando uma massa. Não mexa demais ou o pão ficará duro.
  4. Amasse delicadamente, formando uma bola, e transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada. Corte a massa em dois pedaços iguais e amasse cada um deles até obter uma massa lisa. Com as mãos enfarinhadas, role suavemente cada pedaço de massa, formando um cordão de cerca de 30 cm de comprimento.
  5. Na superfície de trabalho, disponha os cordões um ao lado do outro. Aperte uma das extremidades dos três cordões e, com cuidado, enrole-os um no outro. Coloque a trança num tabuleiro untado e salpique-a com um pouco mais de farinha de trigo.
  6. Asse por 25 a 30 minutos ou até o pão estar crescido e dourado. Espere esfriar um pouco antes de fatiá-lo. É melhor consumi-lo no mesmo dia, mas ele se conserva por até 2 dias.

12. Chai

O chai é uma bebida láctea temperada originária da Índia. É fácil preparar sua própria versão dessa bebida confortante.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, misture a água, a canela, o cravo e o gengibre. Espere ferver e baixe o fogo. Com a panela tampada, deixe ferver por mais 5 minutos. Acrescente o leite (ou leite de soja) e aqueça bem, mas sem deixar ferver. Retire do fogo. Acrescente os saquinhos de chá, tampe e deixe em infusão por 3 ou 4 minutos. Transfira a bebida para 2 canecas e adoce com mel, se desejar. Uma porção equivale a 1 xícara.

13. Pastinha mediterrânea de ervilha

Esta entrada grega ilustra como a dieta mediterrânea tradicional pode ser saudável e, ao mesmo tempo, deliciosa. Temperadas com cominho, alho, suco de limão e azeite de oliva, transformam-se em um aperitivo de dar água na boca.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela de tamanho médio, misture a água, a ervilha, o alho e a pimenta-malagueta. Espere ferver. Baixe o fogo e deixe ferver lentamente, com a panela parcialmente tampada, mexendo de vez em quando, até a ervilha ficar macia e ter absorvido a maior parte do líquido (de 40 a 50 minutos). Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Se a mistura parecer muito aguada no final do cozimento, deixe ferver, com a panela destampada, mexendo sempre, por alguns minutos, ou até que adquira a consistência de uma sopa de ervilha bem grossa. Deixe esfriar.
  2. Transfira a ervilha para o processador de alimentos. Junte o suco de limão, 2 colheres de sopa de azeite, cominho e sal. Bata até obter uma mistura lisa. Para servir, espalhe o purê em uma travessa rasa. Por cima, borrife a colher de sopa restante de azeite e salpique a cebola roxa e o endro. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. A pastinha se conserva por até 4 dias na geladeira em recipiente tampado.

14. Muffins de ervas

Salpicados com ervas frescas e cebolinhas, e aromatizados com queijo parmesão, estes muffins têm uma textura fofa e são uma alternativa interessante ao pão.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 190ºC. Forre com forminhas de papel 12 forminhas para muffins.
  2. Numa tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Acrescente o tomilho, o manjericão, o fubá ou a polenta, as cebolinhas e o queijo parmesão, misturando bem.
  3. Em outra tigela, bata o azeite de oliva, o iogurte, o leite e os ovos. Despeje a mistura dos ovos sobre os ingredientes secos e mexa delicadamente até que os ingredientes secos fiquem umedecidos. Deve ainda restar visível um pouco de farinha de trigo seca.
  4. Com uma colher, divida a massa entre as forminhas. Polvilhe com um pouco de fubá ou polenta e asse por cerca de 20 minutos ou até os muffins terem crescido bem, adquirido uma coloração dourado-clara e estarem firmes ao toque. Transfira-os para uma grade e deixe esfriar. Sirva-os frescos, de preferência ainda mornos. Esses muffins são mais saborosos se consumidos em 24 horas; conserve num recipiente hermético.

15. Tomate-cereja recheado com cream cheese ao pesto

Tomate e pesto são dessas combinações clássicas que ficam mais deliciosas a cada vez que se experimenta.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque no processador de alimentos o manjericão, 1/3 de xícara de pinhão, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Processe até o pinhão ficar moído. Com o motor ligado, despeje o azeite. Acrescente o cream cheese e bata em pulse até obter um creme liso.
  2. Pouco antes de servir, com uma faca de serra ou bem afiada, faça um X na parte redonda (oposta ao talo) de cada tomate. Com o dedo ou uma pequena colher, retire cuidadosamente as sementes, mantendo o tomate intacto.
  3. Ponha o recheio dentro de um saco de confeitar pequeno com um bico em forma de estrela ou dentro de um saco plástico para alimentos no qual tenha sido feito um orifício em uma ponta. Aperte o saco para rechear os tomatinhos. Decore-os com o restante do pinhão. Uma porção corresponde a 3 tomates-cereja recheados.

Experimente essas delícias e se prepare para os elogios! Aproveite e conheça 4 sobremesas à base de caramelo para fechar com chave de ouro!