Aprenda a fazer um molho branco perfeito

O molho branco, geralmente usado em massas, é feito com leite, farinha e manteiga. Contudo é possível adicionar queijo ou outros temperos.

Douglas Ferreira | 28 de Outubro de 2021 às 13:00

repinanatoly/iStock -

O molho branco básico, geralmente usado como molho para massas, é feito com leite, farinha e manteiga. Contudo é comum que ele receba alguns temperos adicionais, como queijo ou salsa. Veja abaixo como preparar um molho perfeito para acompanhar as suas receitas.

Como fazer um molho branco lisinho

O primeiro passo para fazer um molho branco é combinar volumes iguais de farinha e manteiga para formar uma pasta dourada conhecida como roux. Essa etapa geralmente não apresenta problemas.

Leia também: 5 versões de molho de tomate que vão te conquistar

A maioria das pessoas ficam com dificuldade quando o molho branco empelota. Isso acontece, geralmente, quando o leite é adicionado com o roux muito quente. Sendo assim, para ter um molho branco lisinho, retire a panela do fogo e deixe o roux esfriar um pouco antes de adicionar o leite. Se ainda assim você notar alguns gruminhos, bata o molho rapidamente com um fuet. Caso isso não dê certo, peneire o molho.

Como fazer molho branco na panela

Passo 1: Em uma panela pequena de fundo grosso, derreta 30 g de manteiga. Em seguida, acrescente 30 g de farinha de trigo e misture bem, até formar uma massa lisa no fundo da panela.

Passo 2: Cozinhe essa massa (roux) em fogo médio, mexendo por 1-2 minutos até que tenha uma textura arenosa, mas não mude de cor. Deixe esfriar um pouco antes de adicionar o líquido.

Passo 3: Aos poucos, adicione 300 ml de leite quente aos roux cozido em fogo baixo, mexendo até ferver e ficar espesso e macio. Em seguida, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos.

Como fazer molho branco no micro-ondas

Passo 1: Derreta 30 g de manteiga em uma vasilha alta por 20-40 segundos. Retire do micro-ondas e misture 30 g de farinha de trigo para fazer o primeiro estágio do molho branco.

Passo 2: Aos poucos, adicione 300 ml de leite, mexendo sempre até que a mistura esteja bem misturada e a maioria dos caroços tenham desaparecido e o molho fique macio e espesso.

Passo 3: Retorne o molho para o micro-ondas e cozinhe em alta por 1-3 minutos. Retire a cada minuto e bata bem até que o molho fique homogêneo e espesso como você deseja.

Variações deliciosas

Um molho branco pode ser alterado para apresentar um resultado mais saboroso. Veja abaixo algumas ideias.

Molho de queijo

Acrescente ao molho 60 g de queijo cheddar, gruyére ou parmesão ralado antes de servir. O calor do molho irá derreter o queijo. Se você estiver fazendo o molho para despejar sobre peixes ou vegetais cozidos, o líquido do cozimento pode ser usado no lugar de parte ou todo o leite. Adicione uma pitada de pimenta-caiena, mostarda ou páprica picante.

Molho de cogumelos

Refogue 3/4 a 1 xícara de  cogumelos frescos cortados em fatias finas em 30 g de manteiga e misture o molho branco. Tempere com noz-moscada e sirva com pratos de peixe ou carne.

Molho de cebola

Refogue a cebola na manteiga ou óleo antes de adicionar ao molho branco.

Molho de ervas

Misture 2-3 colheres (sopa) de ervas picadas ao molho antes de servir. Você pode usar salsa, manjericão, cebolinha, orégano, agrião ou estragão.