Aprenda a preparar 3 deliciosas receitas com batata e queijo

Confira três deliciosas receitas com batata e queijo – perfeitas para quem tem pouco tempo mas valoriza (e não abre mão) do sabor.

Douglas Ferreira | 24 de Setembro de 2019 às 10:00

Christiane Krüger -

Entre os alimentos básicos, nenhum outro tubérculo é tão valorizado quanto a batata. E não é sem motivo: ela pode ser preparada de mil maneiras, para todos os gostos, é encontrada o ano inteiro e é muito saudável e econômica. Além disso, vários pratos à base de batata podem ser preparados em menos de 30 minutos. Abaixo você encontra três deliciosas receitas com batata e queijo – perfeitas para quem tem pouco tempo mas valoriza o sabor.

Leia também: 5 receitas de recheios fantásticos para a sua batata assada

Bolinhas crocantes de batata com queijo

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe as batatas com casca. Descasque- as ainda quentes e passe imediatamente no espremedor de batatas. Deixe a massa esfriar um pouco.
  2. Enquanto isso, pique a mozarela em cubos de aproximadamente 1 cm. Retire as folhinhas do manjericão. Elimine os talos mais duros da rúcula.
  3. Tempere a massa de batata com sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e orégano. Junte a farinha, o parmesão e as gemas. Amasse tudo rapidamente com as mãos, formando uma massa uniforme.
  4. Divida a massa em 20 porções. Aperte cada porção com as mãos enfarinhadas, deixando um pouco achatadas e envolva os cubos de queijo mozarela com esta massa, formando uma bolinha.
  5. Coloque a farinha de rosca em um prato fundo. Passe as bolinhas na farinha de rosca, uma a uma, até que fiquem totalmente cobertas.
  6. Aqueça o óleo em uma fritadeira ou frigideira de borda alta. Frite as bolinhas em porções, por 3 a 4 minutos, até que fiquem crocantes. Em seguida, retire e deixe escorrer sobre papel-toalha.
  7. Arrume as bolinhas de batata com os tomates-cereja sobre pratos e decore com rúcula e manjericão. Sirva imediatamente.

Bolinhos fritos de batata e queijo

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe as batatas com casca. Enquanto isso, torre as amêndoas em uma frigideira sem gordura e deixe esfriar. Pique as folhas de salsa bem fininho.
  2. Descasque as batatas ainda quentes. Esmague-as imediatamente com o espremedor ou o amassador de batatas e deixe esfriar. Para acelerar o esfriamento, espalhe as batatas sobre uma travessa.
  3. Descasque a cebola e pique em cubinhos. Coloque as batatas, o queijo, as cebolas e a salsa em uma vasilha. Acrescente a farinha, as amêndoas e o ovo. Amasse tudo rapidamente, formando uma massa, e tempere-a com manjerona, sal de ervas, pimenta-do-reino e noz-moscada.
  4. Modele 12 bolinhos achatados com esta massa. Aqueça a manteiga clarificada em duas frigideiras e frite os bolinhos de batata e queijo, por aproximadamente 10 minutos, virando algumas vezes, até que estejam dourados. Disponha sobre pratos e sirva.

Batatas gratinadas

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas ou passe no fatiador de legumes. Coloque em uma panela e cubra com leite. Deixe levantar fervura e cozinhe as rodelas de batata em panela tampada e fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  2. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C. Unte uma fôrma para gratinados. Descasque e pique o alho.
  3. Escorra as batatas em uma peneira, recolhendo o leite e devolvendo-o à panela. Acrescente o creme de leite e deixe levantar fervura. Misture o alho. Tempere a mistura de leite com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
  4. Distribua as rodelas de batata no refratário, regue com o leite cremoso quente e salpique o queijo ralado; ao fim, cubra com os pedacinhos de manteiga.
  5. Leve para gratinar no forno quente (grade do meio), por 25 minutos, aproximadamente, até que as batatas estejam cozidas e a superfície, dourada e crocante.