Deliciosa e nutritiva, a batata assada – fumegante e servida com uma variedade de recheios – constitui uma ótima opção de lanche ou refeição prática. Aprenda a prepará-la corretamente e com os melhores recheios!

Veja também os 15 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer!

Como fazer uma batata assada recheada perfeita

Preaqueça o forno a 200°C. Lave bem 4 batatas para assar (do tipo farinhenta), com cerca de 300 g cada uma, e fure-as com um espeto de metal ou prego grande (a introdução de um espeto de metal no meio da batata não é essencial, mas ajuda a conduzir o calor até o seu centro, acelerando, assim, o cozimento). Arrume as batatas diretamente na prateleira do forno e asse por 1 1⁄4 de hora, ou até ficarem macias. Quando estiverem assadas, abra as batatas, segurando­-as com um pano de prato, e pressione suavemente para separar as metades, mantendo­-as unidas pela base. Recheie as batatas com a clássica manteiga de ervas ou com requeijão salpicado com cheiro-verde picadinho. Ou, para uma versão mais sofisticada, prepare uma das seguintes receitas e sirva imediatamente:

5 recheios fantásticos para sua batata assada:

Mizina/iStock

Recheio de cogumelo

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue 200 g de cogumelos pequenos por cerca de 15 minutos. Em seguida, transfira para uma tigela, com os sucos do cozimento. Junte 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de vinagre, 1 colher (chá) de mostarda e 2 colheres (sopa) de cebolinha fresca bem picada. Tempere com sal e pimenta­-do­-reino moída na hora, recheie as batatas assadas quentes e sirva.

Rendimento: 4
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos


mikafotostok/iStock

Recheio de tomate e azeitona

Enrole 1 cabeça de alho em papel­-alumínio e asse por 45 minutos com as batatas. Esprema os dentes de alho para que saiam da casca e coloque-os em uma tigela. Misture com 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado grosseiramente, 1 colher (sopa) de azeite e 300 g de tomates­-cereja cortados em quatro. Se você gostar, adicione também 1 xícara (100 g) de azeitona picada. Em seguida, recheie as batatas quentes e polvilhe cada uma com 1 colher (sopa) de parmesão ralado. Leve mais uns minutos ao forno até o queijo derreter.

Rendimento: 4
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 55 minutos


Sanny11/iStock

Manteiga de ervas

Em uma tigela pequena, coloque 23 de xícara (150 g) de manteiga amolecida e mexa até ficar cremosa. Junte 1 a 2 colheres (chá) de mostarda e 1 colher (chá) de suco de limão-siciliano, tempere com sal a gosto e misture 2 colheres (sopa) de ervas frescas bem picadas. Coloque em um pedaço de papel­-filme, faça um rolo e leve à geladeira até o momento de servir. Recheie as batatas assadas quentes com a manteiga de ervas fatiada. Sirva quente.

Rendimento: 4
Tempo de preparo: 10 minutos

 


ALLEKO/iStock

Recheio de espinafre e queijo

Em uma tigela, misture 4 colheres (sopa) de queijo feta ralado, 2 14 xícaras (100 g) de folhas de espinafre picadas, 23 de xícara (150 g) de creme de leite e 1 colher (sopa) de suco de limão. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Retire a polpa das batatas assadas quentes, amasse­-a e junte-a à mistura de espinafre e queijo. Recheie as batatas, polvilhe com 4 colheres (sopa) de queijo ralado e asse por mais 15 minutos. Sirva quente.

Dica: essa receita vai bem com a batata-doce! Experimente.

Rendimento: 4
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos