Arroz com lentilha e outras receitas imperdíveis com o grão

Confira a receita de arroz com lentilha e algumas outras receitas com o grão, como risoto de lentilha; dal com couve e lasanha de lentilha.

Julia Monsores | 18 de Junho de 2020 às 09:00

Ale02/iStock -

Rica em fibras e proteínas, a lentilha é um dos alimentos fundamentais de uma dieta vegetariana. E o arroz com lentilha, de origem árabe, é um dos pratos preferidos daqueles que não abrem mão do grão na alimentação. Temperado com cebola, alho e cominho, o arroz com lentilha é um prato rico em sabor e também em nutrição.

Diferente de outras leguminosas, as lentilhas não precisam ficar de molho antes de serem cozidas. Dessa forma, não demandam muito tempo de preparo.

Além disso, por serem descascadas e partidas ao meio, tanto as lentilhas verdes quanto as amarelas e as vermelhas cozinham rapidamente. Por isso, não é preciso que você utilize, necessariamente, a panela de pressão. Em uma panela normal, cerca de 20 minutos bastam.

Quais são os benefícios da lentilha?

O arroz com lentilha, assim como as outras combinações com o grão, é excelente no combate ao colesterol e na redução do açúcar do sangue. Principalmente se você optar pelo arroz integral!

Por isso, engana-se quem pensa que apenas veganos e vegetarianos devem introduzi-las em sua alimentação. De fato, as lentilhas proporcionam altas doses proteicas, que são importantes para quem não consome carnes ou ovos. Porém, por se tratar de um superalimento, seu consumo é recomendado a todos.

Pensando nisso, selecionamos algumas receitas fáceis e deliciosas, perfeitas para um lanche rápido ou um almoço caprichado.

Neste post, além da receita de arroz com lentilha, você também vai aprender a preparar:

Confira a receita de arroz com lentilha:

Ingredientes

1 xícara de arroz

1/2 xícara de lentilha

3 cebolas (duas picadas e uma em rodelas)

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de azeite

3 xícaras de água

Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

1. Lave as lentilhas em água corrente. Em seguida, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Escorra a água e reserve as lentilhas.

2. Com uma peneira, lave o arroz. Em um panela, refogue na manteiga a cebola e o alho. Adicione o sal e o caminho. Em seguida, acrescente o arroz e misture, por cerca de 2 minutos. Depois, adicione a água, já fervida, e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

3. Disponha o arroz acrescido das lentilhas em um refratário, e então misture. Por fim, frite as rodelas de cebola e acrescente por cima, regando com azeite.

Bom apetite!

Confira outras receitas com lentilha: