Bruschetta tradicional e outras versões fáceis

A tradiiconal bruschetta italiana é uma ótima opção para receber os amigos. Varie com outros ingredientes e torne a noite mais gostosa e divertida.

Raquel Zampil | 21 de Setembro de 2019 às 15:00

bhofack2/ Istock -

A bruschetta é uma entrada, típica da cozinha italiana, que se popularizou no Brasil. A receita tradicional, feita a base de pão e tomates, além de supersaborosa não requer um tempo de preparo muito longo. Quinze minutos é o tempo de que você precisa – o que faz dela uma ótima escolha para convidar os amigos no fim de semana. Assim, você também se diverte, em vez de ficar o tempo todo na cozinha. Outras variações são igualmente deliciosas. Depois, é só abrir um bom vinho.

É fã da cozinha italiana? Aprenda outros pratos fáceis!

Bruschetta tradicional

Ingredientes:

2 tomates grandes, sem sementes e picados

1 colher (sopa) de manjericão fresco picado

1/3 de xícara de azeitonas pretas, sem caroço e picadas (opcional)

azeite de oliva a gosto

1 dente de alho, amassado

1 dente de alho cortado ao meio

sal e pimenta-do-reino moída

1 bisnaga de pão italiano (que renda 8 fatias com 2 cm de espessura)

Modo de fazer:

1. Em uma tigela média, coloque os tomates, as azeitonas, o manjericão, o azeite e o alho amassado, misturando tudo com o sal e a pimenta-do-reino. Cubra e deixe na geladeira.

2. Descarte as extremidades do pão. Em seguida, corte as oito fatias, cada uma com cerca de 2 cm de espessura, esfregue um dos lados com um dos pedaços de alho. Leve-as ao forno por 5-10 minutos.

3. Divida a mistura de ingredientes igualmente entre as fatias torradas. Regue com um fio de azeite ou cubra com um pouco de molho pesto (veja a receita na galeira a seguir) e leve novamente ao forno por 2 minutos para dar uma aquecida. Sirva em seguida.

Veja outras sugestões para bruschetta na galeria a seguir

Molho pesto

Ingredientes

Modo de fazer

  1. Junte o alho, o manjericão e os pinhões ou castanhas e passe pelo processador de alimentos até ficar bem picadinho. Junte o azeite e o queijo e processe até obter uma mistura homogênea. Aprenda uma receita deliciosa com o molho pesto.

Bruschetta de pera e gorgonzola

Ingredientes

Modo de fazer

  1. Corte as extremidades do pão. Em seguida, separe oito fatias, cada uma com cerca de 2 cm de espessura. Refogue o alho no azeite e ponha sobre as fatias. Depois, leve-as ao forno por 5-10 minutos.
  2. Refogue 2 pêras maduras cortadas em 3 colheres de chá (15 g) de manteiga sem sal até ficarem macias e começarem a dourar.
  3. Divida a mistura de ingredientes igualmente entre as fatias torradas, adicionando o queijo gorgonzola cortado em cubos.
  4. Leve novamente ao forno por 2 minutos para dar uma aquecida e sirva em seguida.

De ricota e figo

Passe um pouquinho de mel em um dos lados das fatia de pão e cubra com fatias finas de ricota e figo. Você pode levar as fatias de figo ao forno por alguns minutos antes para secar um pouco.


De tomate cereja e mozarela de búfala

Depois da etapa de levar as fatias de pão ao forno, cubra-as com mozarela de búfala e tomate-cereja picados. Finalize com folhinhas de manjericão e um fio de azeite. Pode-se cobrir as fatias de pão com uma camada de pesto também. Fica uma delícia!


De abacate, rúcula e camarão

O ponto alto da noite pode ser esta bruschetta mais sofisticada! Depois da etapa de levar as fatias de pão ao forno, cubra-as com fatias finas de abacate, folhas de rúcula, camarões salteados no azeite e metades de tomates-cereja. Finalize com sementes de gergelim.


Use a sua imaginação!

Por último, crie as suas próprias versões de bruschetta, com seus ingredientes preferidos e os dos seus convidados! Com um bom pão italiano, vai ficar tudo delicioso e a sua noite será um sucesso!