Caldo de quenga: aprenda a fazer esta receita mineira deliciosa

Aprenda o passo a passo dessa receita mineira deliciosa. Além de ser perfeita para aquecer os dias mais frios, é rica em nutrientes.

Thaís Garcez | 11 de Julho de 2021 às 09:00

klebercordeiro/iStock -

O Estado de Minas Gerais não se cansa de nos surpreender com tantas delícias culinárias. O caldo de quenga, aliás, é uma delas. Conta a história que o caldo surgiu na cidade de Salinas, norte do estado, conhecida como a capital da cachaça. Inclusive, um ótimo acompanhamento para essa iguaria.

Leia também: 13 sopas fáceis de fazer que são um acontecimento

O nome é uma referência ao ingrediente principal, a galinha (ou frango), como era chamada. Perfeito para os dias mais frios, esse prato cremoso, além de muito saboroso, é cheio de nutrientes. Conheça todos os ingredientes que vão na receita e aprenda o passo a passo do preparo.

Caldo de quenga

Antigamente, a galinha (ou frango) era chamada de quenga, por isso o nome do prato. (Imagem: Vladimir Mironov/iStock)

Ingredientes

Modo de preparo

Passo 1. Limpe os pedaços de frango e tempere com um pouco da pimenta-do-reino, sal e metade do alho. Enquanto a carne pega o tempero, bata no liquidificador a cebola, o salsão e a cenoura picada. Jogue a mistura na panela de pressão, acrescente o frango e as folhas de louro e cubra de água até ficar dois dedos acima dos alimentos. Deixe na pressão por 25 minutos.

Passo 2. Depois do tempo de cozimento, tire a pressão da panela e retire os pedaços de frango. Desfie cada um deles, tirando pedaços de ossos e de pele. Reserve. No mesmo caldo que ficou na panela, coloque a mandioca e a mandioquinha. Se precisar, coloque mais água para cobrir. Então, cozinhe na pressão por mais 20 minutos.

Passo 3. Enquanto isso, corte em cubinhos as linguiças e o bacon. Corte também o pimentão e o tomate. Em outra panela, coloque o óleo e frite o bacon e a linguiça. Quando estiverem bem fritos, acrescente o que sobrou do alho (espremido), o pimentão e o tomate. Pode colocar um pouco de água se estiver grudando no fundo.

Passo 4. Em seguida, depois que os ingredientes estiverem bem refogados, acrescente à panela o frango desfiado. Misture bem para unir os sabores.

Passo 5. Depois que o tempo de cozimento na panela de pressão se concluir, desligue, tire a pressão e transfira a mandioca e a mandioquinha para o multiprocessador. Mas não esqueça de antes tirar a fibra grossa que fica no meio da mandioca. Coloque um pouco do caldo para dar sabor e ajudar a bater. Quando atingir a textura de um caldo homogêneo, pode parar.

Passo 6. Em seguida, coloque o caldo na panela onde estão o frango e os outros ingredientes e mexa. Acrescente sal, molho de pimenta e mais um pouco de pimenta-do-reino e deixe cozinhar um pouco mais. Para finalizar o prato, pode adicionar um pouco de coentro por cima.