Como fazer massa de pastel caseira com poucos ingredientes

Ama pastel mas não deu preguiça de comprar na rua? Confira a nossa receita de massa de pastel caseira e aprenda a fazer o seu do zero!

Letícia Taets | 26 de Maio de 2021 às 09:00

Flavia Novais/iStock -

Que brasileiro não ama pastel? Uma das receitas típicas de salgado do nosso país, o pastel é sucesso nacional, com adaptações que variam de receitas doces com leite Ninho e Nutella, até as versões mais tradicionais com recheios de queijo e carne. Mas já pensou em preparar a massa do seu pastel casa?

Com apenas cinco ingredientes, é possível fazer um delicioso pastel caseiro! Se você já ama pasteis preparados com massas industrializadas, vai se apaixonar pelo feito com massa caseira: o sabor é delicioso, com um resultado ótimo. Confira a nossa receita e veja como fazer massa de pastel caseira!

Receita de massa de pastel caseira

Tempo de preparo: 1 hora | Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o sal. Em seguida, adicione o óleo, o vinagre e um pouco da água.

Passo 2: Vá misturando trabalhando a massa com as mãos, adicionando a água aos poucos.

Passo 3: Sove a massa até que ela fique bem macia e homogênea. Caso seja preciso, adicione um pouquinho mais de água para dar o ponto correto.

Passo 4: Cubra a massa no recipiente com um pano de prato e deixe que ela descanse por 15 minutos.

Passo 5: Em seguida, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada.

Passo 6: Com a ajuda de um rolo ou de uma garrafa de vidro, abra a massa até que fique na espessura desejada. E lembre-se: quanto mais fina você deixá-la, mais crocante fica seu pastel.

Passo 7: Após isso, corte a massa no tamanho e no formato de sua preferência, recheie os pasteis e feche ao meio apertando as bordas com um garfo.

Passo 8: Leve para fritar em óleo quente, em fogo médio-alto, até dourar.

Muito fácil essa receita, não é mesmo!? Veja também outras 5 receitas imperdíveis de massas caseiras para assados salgados!