Faça uma busca
|
Publicado em: 12 de agosto de 2020

5 receitas imperdíveis de massas caseiras para assados salgados

Aprenda a preparar algumas massas caseiras e surpreenda-se com a praticidade!

Imagem: Ann_Zhuravleva/iStock
Publicidade


No supermercado você encontra uma série de massas prontas, adequadas para serem guardadas na geladeira por um tempinho, ou no congelador por um tempo maior, e que podem ser muito úteis no preparo de salgados.

Mas, você sabia que você também pode preparar algumas massas caseiras para pães, quiches, pizzas e outros salgados de forma rápida e simples e congelá-las para usar depois? Algumas massas podem ser guardadas por 1 a 2 dias na geladeira ou até por várias semanas no congelador, se preferir. Use as receitas a seguir para preparar massas para pizzas, quiches, tortas e outros salgados – e aprecie o sabor das massas caseiras.

Leia também:

  • Romualdo Crissi/iStock

    Massa rápida para pizza

    Esta massa pode ser aberta imediatamente, colocada sobre uma forma, coberta com o recheio desejado e assada. Perfeita para uma pizza rápida, não é necessário esperá-la crescer.

    Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 700 g de massa ou 1 forma 

    400 g de farinha

    1 envelopinho de fermento biológico seco

    1 colher (chá) de sal

    1 colher (chá) de açúcar

    2 colheres (sopa) de azeite de oliva

    250 ml de água morna


  • takoburito/istock

    Modo de preparo

    Coloque 400 g de farinha, 1 envelopinho de fermento biológico seco, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (chá) de açúcar em uma vasilha e misture tudo. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 250 ml de água morna; misture os ingredientes na vasilha com os batedores de massa pesada da batedeira elétrica, sovando até formar uma massa lisa.Você pode abrir esta massa com um rolo sobre uma superfície não enfarinhada, sem problemas.


  • artiss/iStock

    Massa para pãezinhos

    Esta massa também não requer um tempo para crescer antes de ser trabalhada – ela cresce enquanto o forno aquece. Você pode prepará-la no dia anterior, com água fria, embalar hermeticamente e colocar na geladeira. Ela também pode ser congelada, desde que bem embalada (já no formato que você preferir).

    Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 600 g de massa (12 pãezinhos ou 4 pães tipo baguete pequenos) 

    300 g de farinha

    1 envelopinho de fermento biológico seco

    ½ colher (chá) de sal

    1 ½ colher (chá) de açúcar

    250 ml de água morna


  • Arx0nt/iStock

    Modo de preparo:

    Coloque 300 g de farinha em uma vasilha e misture com 1 envelopinho de fermento biológico seco, ½ colher (chá) de sal e 1 ½ colher (chá) de açúcar. Acrescente 250 ml de água morna e misture tudo com os batedores para massa pesada da batedeira elétrica, sovando até formar uma massa lisa. Modele a massa, formando pãezinhos de acordo com sua preferência, coloque em uma assadeira fria, coberta com papel-manteiga e leve ao forno frio (grade média). Ajuste a temperatura do forno em 200ºC e asse os pãezinhos por aproximadamente 30 minutos.

    Dica: para pãezinhos refinados, levemente doces, substitua a água por leite e use 1 ½ a 2 colheres (sopa) de açúcar no total.


  • Ann_Zhuravleva/iStock

    Massa podre ou massa para forrar

    Esta massa é indicada para forrar formas para quiches, tortas ou tortinhas, mas também pode ser usada para petiscos picantes.

    Se todos os ingredientes, a vasilha e os batedores para massa (ou as mãos) estiverem bem frios e você trabalhar de forma rápida, poderá utilizar a massa imediatamente. Caso contrário, envolva a massa com filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente uma hora, ou coloque-a por 10 a 15 minutos no congelador ou freezer.

    Para quiches e tortas, coloque a massa mole na forma, cubra com filme plástico e espalhe bem (dependendo da receita, com ou sem borda), forrando o fundo. Leve a forma forrada, fechada com o filme plástico, para gelar como descrito acima

    Para congelar, embale a forma hermeticamente e congele a massa dentro da forma.

    Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 400 g de massa ou 1 forma de torta (26 cm de diâmetro) 

    300 g de farinha de trigo

    1 pitada de sal

    125 g de manteiga gelada em pedacinhos

    1 ovo ou 75 ml de água bem gelada


  • AlexFuentes/iStock

    Modo de preparo

    Misture 300 g de farinha de trigo com 1 pitada de sal numa vasilha. Corte 125 g de manteiga gelada em pedacinhos e junte à farinha. Pique a manteiga com uma faca e misture-a com a farinha, ou então esfarele a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos, fazendo uma farofa. Adicione 1 ovo ou 1 a 2 gemas ou aproximadamente 75 ml de água bem gelada e amasse tudo rapidamente, formando uma massa lisa.


  • radu984/iStock

    Massa de bicarbonato para pão e pãezinhos

    Esta massa pode ser preparada com diferentes farinhas. Caso você queira enriquecer a massa com sementes ou nozes (grosseiramente picadas), junte-as à mistura de farinha antes de acrescentar iogurte e vinagre. De preferência, asse a massa imediatamente e sirva, para consumir o salgado ainda fresco. Se sobrar, coloque num saquinho plástico para congelados. No saquinho bem fechado, pão ou pãezinhos podem ser guardados em temperatura ambiente por 2 a 3 dias.

    Importante: bicarbonato de sódio precisa de algum ácido para ter efeito e fazer a massa crescer. Iogurte ou leite azedo são os mais indicados, vinagre reforça ainda o efeito de “afofar” a massa.

    Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 600 g de massa (8 pãezinhos ou 1 pão pequeno)

    300 g de farinha

    1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

    ½ colher (chá) de sal

    250 g de iogurte

    1 colher (chá) de vinagre


  • Maurian Soares Salvador/iStock

    Modo de preparo:

    Misture 300 g de farinha com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e ½ colher (chá) de sal numa vasilha. Acrescente 250 g de iogurte e 1 colher (chá) de vinagre e mexa tudo, misturando. Em seguida, amasse até obter uma massa lisa.

    Modele a massa com as mãos enfarinhadas, formando pãezinhos ou um pão, e asse no forno quente (grade média) a 200ºC, por aproximadamente 25 minutos (pãezinhos) ou 35 a 40 minutos (pão).


  • porosolka/iStock

    Massa para muffin salgado

    Ingredientes de uma receita básica para 12 unidades

    250 g a 300 g de farinha de trigo

    2 colheres (chá) de fermento químico

    ½ colher (chá) de sal

    1 pitada de açúcar

    1 a 2 ovos

    80 ml de óleo ou 80 g de manteiga derretida

    250 ml de leitelho


  • poco_bw/iStock

    Modo de preparo:

    Misture 250 g a 300 g de farinha de trigo com 2 colheres (chá) de fermento químico, ½ colher (chá) de sal e 1 pitada de açúcar. Bata 1 a 2 ovos com 80 ml de óleo ou 80 g de manteiga derretida e 250 ml de leitelho; adicione esta mistura à farinha com uma colher de pau, mexendo delicadamente.

    Junte outros ingredientes salgados a gosto, como bacon em cubinhos, pimenta dedo-de-moça ou legumes picados. Preencha ²⁄³ das formas para muffins com a massa e asse-as por aproximadamente 20 minutos no forno a 180ºC.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close