No supermercado você encontra uma série de massas prontas, adequadas para serem guardadas na geladeira por um tempinho, ou no congelador por um tempo maior, e que podem ser muito úteis no preparo de salgados.

Mas, você sabia que você também pode preparar algumas massas caseiras para pães, quiches, pizzas e outros salgados de forma rápida e simples e congelá-las para usar depois? Algumas massas podem ser guardadas por 1 a 2 dias na geladeira ou até por várias semanas no congelador, se preferir. Use as receitas a seguir para preparar massas para pizzas, quiches, tortas e outros salgados – e aprecie o sabor das massas caseiras.

Leia também:

Romualdo Crissi/iStock

Massa rápida para pizza

Esta massa pode ser aberta imediatamente, colocada sobre uma forma, coberta com o recheio desejado e assada. Perfeita para uma pizza rápida, não é necessário esperá-la crescer.

Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 700 g de massa ou 1 forma 

400 g de farinha

1 envelopinho de fermento biológico seco

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

250 ml de água morna


takoburito/istock

Modo de preparo

Coloque 400 g de farinha, 1 envelopinho de fermento biológico seco, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (chá) de açúcar em uma vasilha e misture tudo. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 250 ml de água morna; misture os ingredientes na vasilha com os batedores de massa pesada da batedeira elétrica, sovando até formar uma massa lisa.Você pode abrir esta massa com um rolo sobre uma superfície não enfarinhada, sem problemas.


artiss/iStock

Massa para pãezinhos

Esta massa também não requer um tempo para crescer antes de ser trabalhada – ela cresce enquanto o forno aquece. Você pode prepará-la no dia anterior, com água fria, embalar hermeticamente e colocar na geladeira. Ela também pode ser congelada, desde que bem embalada (já no formato que você preferir).

Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 600 g de massa (12 pãezinhos ou 4 pães tipo baguete pequenos) 

300 g de farinha

1 envelopinho de fermento biológico seco

½ colher (chá) de sal

1 ½ colher (chá) de açúcar

250 ml de água morna


Arx0nt/iStock

Modo de preparo:

Coloque 300 g de farinha em uma vasilha e misture com 1 envelopinho de fermento biológico seco, ½ colher (chá) de sal e 1 ½ colher (chá) de açúcar. Acrescente 250 ml de água morna e misture tudo com os batedores para massa pesada da batedeira elétrica, sovando até formar uma massa lisa. Modele a massa, formando pãezinhos de acordo com sua preferência, coloque em uma assadeira fria, coberta com papel-manteiga e leve ao forno frio (grade média). Ajuste a temperatura do forno em 200ºC e asse os pãezinhos por aproximadamente 30 minutos.

Dica: para pãezinhos refinados, levemente doces, substitua a água por leite e use 1 ½ a 2 colheres (sopa) de açúcar no total.