Como fazer um arroz soltinho: passo a passo completo

O arroz é o acompanhamento perfeito para a maioria das refeições. Aprenda como fazer arroz soltinho e delicioso e não erre mais!

Iana Faini | 11 de Agosto de 2022 às 12:00

ribeirorocha/iStock -

Quem consegue resistir a um arroz soltinho e saboroso? O grão é o acompanhamento perfeito para muitos pratos e é praticamente essencial no prato do brasileiro. Se cozinhado corretamente, pode ser um grande diferencial para a refeição. Se você sempre quis saber como fazer um arroz soltinho e macio, confira as 8 dicas para prepará-lo com perfeição segundo o melhor da sabedoria popular:

Passo a passo para fazer um arroz soltinho

 

Arroz soltinho

 
 
Para fazer um arroz soltinho não tem mistério. Seguindo algumas dicas e prestando atenção às proporções e tempo de cozimento, dará tudo certo.
 
 
 
 
 
Tempo total 30 mins
 
 
 
Prato Acompanhamento, Almoço, Jantar, Prato principal
Culinária brasileira
 
 
Porções 4 porções

Ingredientes

 

  

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho picado
  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • ½ colher (chá) chá de sal
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 folha de louro (opcional)

Modo de preparo

 

 

  • Aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até ela murchar. Em seguida, acrescente o alho e mexa até começar a dourar.
  • Acrescente o arroz e vá mexendo para que os grãos fiquem envolvidos por igual na gordura; cerca de 1 minuto é suficiente – isso irá ajudar a deixar o arroz soltinho.
  • Despeje a água, tempere com sal, abaixe o fogo e tampe a panela. Se você quiser acrescentar louro pode incluir nesse passo.
  • Deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até amaciar e secar. Desligue o fogo e abafe a panela por 5 minutos antes de servir.
 

8 dicas para fazer um arroz sensacional

1. Não mexa o arroz

Durante o cozimento não se deve mexer o arroz com a colher. Basta balançar a panela levemente de vez em quando para que os grãos se separem,  mantendo eles inteiros.

2. Meça a quantidade de arroz e água

O grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Por isso, como acompanhamento para 4 pessoas calculam-se 2 xícaras de arroz em uma panela com 4 xícaras de água.

3. Tempere bem os eu arroz

Dê um sabor especial ao seu arroz preparando-o com um pouco de caldo de carne, suco de tomate ou uma mistura de água e vinho.

4. Renove as sobras do arroz

Adicionando manteiga, temperos e incrementos como queijo e bacon, é possível reaproveitar o arroz e servi-lo como arroz frito ou de forno. As sobras também podem ser usadas em sopas.

5. Acrescente um pouco de manteiga

Para que a panela não transborde durante o cozimento do arroz, acrescente um pequeno pedaço de manteiga à água.

6. Retire o excesso de humidade

Se você usou água demais e os grãos de arroz ainda estiverem muito aguados após o cozimento, leve-os por até 10 minutos ao forno, espalhando-os em uma assadeira para secar.

7. Mantenha o arroz vedado

Os grãos absorvem outros aromas presentes no ambiente com muita facilidade. Sendo assim, procure sempre estocar o arroz cru em embalagens vedadas, em um local ventilado e longe de alimentos de cheiro intenso, como temperos.

8. Experimente o arroz integral

Por fim, a última dica  também é uma dica de saúde. Que tal dar uma chance ao arroz integral? O arroz integral apresenta menor índice glicêmico, contém mais nutrientes e traz mais benefícios para a saúde do que o branco – e também pode ser usado em pratos deliciosos, como a paella integral.

No entanto, seu modo de preparo tem algumas particularidades. Em primeiro lugar, é aconselhável deixar o grão de molho durante 6 a 8 horas antes do preparo. E lembre-se: o integral não deve ser refogado. Refogue somente o tempero, depois adicione a água (na proporção de 3 medidas de água para 1 de arroz) e, por fim, o arroz.