Dicas para fazer pinhão de forma simples

O pinhão, semente da araucária, é um alimento típico do Nordeste e está presente entre os quitutes das festas juninas. Aproveite o frio!

Rebecca Henze | 30 de Junho de 2021 às 09:00

RHJ/iStock -

Pinhão é uma comida muito apreciada, principalmente, no nordeste brasileiro. A semente da araucária, além de muito nutritiva é saborosa, porém seu preparo exige alguns cuidados específicos. Confira aqui algumas dicas para aproveitar os benefícios dessa semente na sua cozinha!

Leia também:

Como descascar o pinhão?

Hoje em dia já existe uma ferramenta própria para isso, o descascador de pinhão. Porém, para quem não quer comprar um novo utensilio culinário, uma faca bem afiada já é suficiente para descascar a semente, basta fazer um corte horizontal na semente, ou seja, de ponta a ponta.

Depois, é só abrir a casca e extrair o alimento para consumo. Espremedor de alho, ou um martelo de cozinha também podem ser utilizados para tal função, desde que seja enquanto o alimento ainda está cru.

Aquecer a semente é válido para ajudar neste processo, colocando-o no micro-ondas por 30 segundos. Descascá-lo depois de cozido fica mais fácil, porque a semente fica amolecida.

Como cozinhar o pinhão?

Falando em cozimento, esta é a hora de cozinhar a semente. Como? A primeira dica é cortar as pontinhas do pinhão e qualquer área mais escurecida.

Depois disso, lembre-se de cozinhar com sal para que fiquem mais molinho. Espere 30 minutos e adicione o sal, deixando-o coberto em água por mais 10 minutos.

Pinhão cozido e descascado sobre arroz fresco é uma ótima pedida. (Imagem: RHJ/iStock)

Como fazer pinhão?

Depois de cozido e descascado, esta semente proporciona inúmeras possibilidades de preparação. Seja frito, na farofa, na carne, ou salpicado no arroz fresco, não há limites para a utilização dessa iguaria.

Um exemplo muito simples e nutritivo é a salada de pinhão, que além da própria semente cozida e descascada, leva apenas salsinha, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, para temperá-lo e deixá-lo ainda mais saboroso.

Alimente a sua criatividade e sua festa junina caseira com essa comida típica!