8 lanches rápidos para levar para os blocos de Carnaval

Já está pronta para curtir o carnaval? Pois não esqueça de levar algo pra comer. Confira esses lanches rápidos que vão te dar muita energia.

Thaís Garcez | 22 de Fevereiro de 2020 às 09:00

Seleções de Reader's Digest -

Não quer gastar dinheiro com comida na rua ou ficar andando quilômetros atrás de algum restaurante? Então invista nos lanches rápidos para repor as energias entre um bloco e outro. Com ingredientes simples e que não estragam com facilidade, você pode preparar essas receitas deliciosas até no dia anterior e depois congelar. Aproveite toda essa praticidade para não ficar com fome atrás do trio elétrico.

1. Salgados picantes de presunto

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque a cebola e corte a em tiras. Retire as folhinhas de salsa e pique bem.
  2. Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola até que ela fique transparente. Acrescente a salsa e 1 colher (chá) de manjerona, mexendo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco.
  3. Corte o presunto em tiras finas. Preaqueça o forno a 220°C. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Abra a massa para pizza e divida-a ao meio, no sentido do comprimento. Passe o sour cream nas duas metades da massa.
  4. Distribua a mistura de cebolas sobre o sour cream. Cubra com as tiras de presunto e as avelãs. Enrole as metades da massa, começando pelo lado maior, para formar dois rolos compridos. Corte cada um ao meio. Modele os 4 rolos resultantes em formato de U e coloque-os na assadeira.
  5. Pincele os salgados com o restante do azeite e salpique o restante da manjerona. Leve para assar no forno preaquecido por cerca de 20 minutos. Sirva ainda quente.

2. Pãezinhos com recheio de linguiça

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Retire da geladeira a massa pronta para pizza. Lave o feijão-vermelho e deixe escorrer. Lave o pimentão e pique-o em cubinhos. Descasque e pique a cebola. Descasque o alho e pique bem fino. Corte a linguiça em cubinhos.
  2. Aqueça o óleo numa frigideira. Refogue o alho e a cebola até ficar transparente. Acrescente o pimentão e a linguiça e refogue por mais 5 minutos. Tempere com a pimenta vermelha, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. À parte, corte o queijo mozarela em cubinhos e reserve. Retire a frigideira do fogo.
  3. Adicione o feijão-vermelho e o milho à linguiça. Junte também o extrato de tomate e os cubos de mozarela e misture bem. Preaqueça o forno a 220°C e forre uma assadeira com papel-manteiga.
  4. Abra a massa de pizza e corte-a em 12 círculos. Coloque um punhado do recheio no centro dos círculos e cubra com a massa.
  5. Modele pãezinhos e arrume-os na assadeira. Pincele o leite e salpique o queijo emmental. Asse os pãezinhos no forno preaquecido (grade do meio) por cerca de 15 minutos. Sirva-os ainda quentes.

3. Sanduíches Ratatouille

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte as extremidades das abobrinhas. Corte a ponta das berinjelas. Pique todos os legumes em cubos pequenos.
  2. Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite. Refogue os legumes, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos. Enquanto isso, pique os tomates em cubos. Misture-os com os legumes. Tempere com as ervas da Provença, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por 5 minutos com a panela tampada.
  3. Preaqueça o forno a 220°C. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Corte os pães ao meio e retire o miolo de metade de cada fatia a fim de abrir espaço para o recheio. Com as mãos, despedace o miolo do pão e misture-o aos legumes na frigideira.
  4. Recheie as 4 metades inferiores com os legumes, fazendo um montinho, e aperte um pouco. Regue com o restante do azeite e cubra com as metades superiores dos pães.
  5. Arrume os pãezinhos recheados na assadeira e leve ao forno quente (grade do meio) por cerca de 8 minutos. Antes de servir, corte-os ao meio e sirva ainda mornos numa travessa.

4. Muffins com queijo e bacon

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Coloque as forminhas de papel nos buracos da fôrma para cupcake. Frite o bacon até ficar crocante. Deixe esfriar.
  2. Em uma vasilha, misture a farinha de milho e a de trigo com o fermento. Em outro recipiente, bata os ovos, o restante do óleo e o leitelho. Tempere com o sal de ervas e a pimenta-do-reino.
  3. Junte as farinhas com a mistura de ovos e o leitelho e mexa bem. Em seguida, adicione o queijo e o bacon à massa.
  4. Distribua a massa nas forminhas de papel, enchendo-as até ¾ do volume, e leve ao forno quente (grade do meio) para assar por cerca de 20 minutos. Espere os muffins esfriarem, retire-os da fôrma e sirva ainda morno.

5. Pasteizinhos com espinafre e queijo feta

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe o espinafre. Derreta a manteiga. Descasque o alho, polvilhe com sal e amasse-o com as costas de uma faca, até obter um purê bem fino. Rale o queijo feta grosseiramente.
  2. Esprema bem o espinafre e pique-o grosseiramente. Misture o queijo feta, o ovo e o iogurte e tempere com o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o alho. Preaqueça o forno a 190°C e forre uma assadeira com papel-manteiga.
  3. Pincele 3 lâminas de massa com manteiga derretida e coloque-as umas sobre as outras. Faça o mesmo com o restante das lâminas. Usando uma tesoura culinária, corte as 2 camadas de massa em 2 retângulos (obtendo, assim, 4 retângulos).
  4. Passe o recheio sobre os retângulos, deixando uma borda livre de 1 centímetro. Em cada retângulo, dobre a ponta superior para baixo até o meio e a ponta inferior para cima até o meio, formando um losango. Agora dobre as duas pontas até o meio, formando um quadrado. Feche as bordas abertas, apertando com um garfo.
  5. Coloque as massas recheadas na assadeira. Pincele com azeite e salpique gergelim. Leve os pasteizinhos de espinafre ao forno quente (grade do meio) para assar por 20 a 25 minutos, até ficar crocante.

6. Pão de frigideira recheado

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Para a massa, misture a farinha com sal e fermento em uma vasilha. Corte a banha em pedacinhos e junte à farinha de trigo com 150 ml de água morna. Amasse tudo, formando uma massa macia, que não gruda nas mãos.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC. Para o recheio, rasgue o presunto em  pedaços. Corte a mozarela em fatias. Lave e limpe a rúcula e sacuda-a para secar.
  3. Divida a massa em oito porções de tamanho igual. Abra cada porção, formando círculos achatados, finos, e frite uma após a outra em uma frigideira de ferro grande, com um pouco de banha e em fogo alto, por 2 minutos de cada lado.
  4. Cubra os pães até a metade com os ingredientes preparados, deixando uma borda de 1 cm livre. Feche o lado sem recheio sobre os ingredientes e aperte as bordas.
  5. Coloque os pães sobre a forma e leve ao forno quente por 3 a 5 minutos, até que o queijo derreta.

7. Sanduíche de atum e cenoura no pão de centeio

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma tigela pequena, junte a cenoura, o suco de limão, o azeite, a cebolinha, o endro (ou salsa) e o sal. Misture com um garfo.
  2. Em uma tigela pequena, misture o atum, o aipo e 1 colher de sopa de maionese. Espalhe a colher de sopa restante de maionese sobre as fatias de pão. Divida o recheio de atum igualmente entre duas fatias de pão. Por cima, arrume a salada de cenoura e a alface. Por fim, cubra com as fatias de pão restantes. Corte o sanduíche ao meio. Uma porção equivale a duas metades de um sanduíche. Os sanduíches podem ser conservados, bem embrulhados, na geladeira ou em uma bolsa térmica com gelo por até um dia.

8. Pãezinhos de queijo e agrião

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 230ºC. Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o fermento em pó. Junte a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa.
  2. Acrescente os flocos de aveia, o agrião, cerca de três quartos do queijo e um pouco de sal e pimenta-do-reino. Use um garfo para misturar o leite. Raspe o fundo da tigela com uma espátula e vire a massa sobre uma superfície bem enfarinhada. Com as mãos, forme uma bola homogênea. Esta massa será um pouco mais macia que as demais massas de pãezinhos.
  3. Com as mãos ou com um rolo, abra a massa até a espessura de 2 cm. Com um cortador redondo de 7,5 cm, recorte os pãezinhos. Amasse o que sobrou, abra outra vez e recorte mais pãezinhos.
  4. Ponha os pãezinhos num tabuleiro untado, de forma que não encostem uns nos outros. Pincele-os com leite e salpique com o restante do queijo ralado. Asse por 10 a 15 minutos ou até estarem crescidos e dourados. Deixe esfriar sobre uma grade. Esses pãezinhos são mais saborosos se consumidos no mesmo dia, mas ainda estarão bons no dia seguinte. Conserve em recipiente hermético.

Agora que você já aprendeu a preparar lanches rápidos e deliciosos para o Carnaval, confira receitas de limonadas deliciosas que você pode levar numa garrafa térmica.