6 pastinhas diferentes e fáceis de fazer

Delicie-se com essas pastinhas como entrada, que também ficam ótima em recheios de sanduíches. Podem ser à base de feijões, amendoim ou grão-de-bico.

Redação | 16 de Setembro de 2019 às 09:00

ciobanu ana maria/iStock -

Pastinhas, além de ser um delicioso aperitivo para as reuniões de amigos e da família, são excelentes para dar um toque especial em um sanduíche e enriquecer o lanche de adultos e crianças.

Apresentamos aqui seis receitas que fogem do lugar-comum de toda festinha. Experimente-as com torradinhas de pão árabe integral ou biscoitinhos salgados integrais com baixo teor de gordura – ou numa saborosa fatia de pão.

Além disso, aprenda também 15 entradas e aperitivos superfáceis de fazer.

1. Pastinha quente de alcachofra e feijão

O feijão é um ingrediente mágico nesta versão mais magra e mais rica em fibras da pastinha de alcachofra com queijo.

Rendimento: 8 porções 

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Unte com spray culinário um refratário de tamanho médio.
  2. Coloque no processador de alimentos o feijão, as alcachofras, o alho, a maionese, a pimenta-de-caiena e a pimenta-do-reino e processe até obter uma pasta quase lisa, parando uma ou duas vezes para raspar as laterais do recipiente. Junte 2/3 de xícara do queijo parmesão, a salsa e as raspas de limão. Transfira para o refratário e alise a superfície com uma espátula. Salpique com as duas colheres de sopa restantes de queijo parmesão.
  3. Leve a pastinha ao forno, sem cobrir, até ficar aquecida (de 20 a 25 minutos). Uma porção equivale a 1/4 de xícara.

2. Pastinha asiática de amendoim

O tofu faz a manteiga de amendoim render mais nesta pastinha bem temperada, reduzindo as calorias e conferindo-lhe consistência macia. Sirva com legumes crus ou como recheio de sanduíches de creme de amendoim preparados com pão integral, cenoura ralada, fatias de pepino e alface. Esta pasta também pode ser usada como molho asiático para uma salada de macarrão.

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ponha todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até obter uma massa lisa e cremosa, parando uma ou duas vezes para raspar as laterais do recipiente. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. Essa pastinha pode ser conservada em recipiente fechado na geladeira por até 2 dias.

3. Pastinha mediterrânea de ervilha

Esta entrada grega ilustra como a dieta mediterrânea tradicional pode ser saudável e,ao mesmo tempo,deliciosa. A base desta pastinha são ervilhas amarelas partidas – que aumentam a ingestão de carboidratos complexos de ação lenta. Temperadas com cominho, alho, suco de limão e azeite de oliva, transformam-se em um aperitivo de dar água na boca. Delicie-se com esta pastinha como entrada, acompanhada de Torradinhas de pão árabe integral, biscoitinhos salgados integrais, azeitonas e queijo feta. Também fica ótima em recheios de sanduíches.

Rendimento: 16 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela de tamanho médio, misture a água, a ervilha, o alho e a pimenta-malagueta. Espere ferver. Baixe o fogo e deixe ferver lentamente, com a panela parcialmente tampada, mexendo de vez em quando, até a ervilha ficar macia e ter absorvido a maior parte do líquido (de 40 a 50 minutos). Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Se a mistura parecer muito aguada no final do cozimento, deixe ferver, com a panela destampada, mexendo sempre, por alguns minutos, ou até que adquira a consistência de uma sopa de ervilha bem grossa. Deixe esfriar.
  2. Transfira a ervilha para o processador de alimentos. Junte o suco de limão, 2 colheres de sopa de azeite, cominho e sal. Bata até obter uma mistura lisa. Para servir, espalhe o purê em uma travessa rasa. Por cima, borrife a colher de sopa restante de azeite e salpique a cebola roxa e o endro. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. A pastinha se conserva por até 4 dias na geladeira em recipiente tampado.

4. Pastinha italiana de feijão-branco

De preparo rápido e maravilhosamente saborosa, esta receita beira a perfeição.

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Misture no processador de alimentos o feijão, o azeite, o suco de limão, o alho, a pimenta-de-caiena, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. No modo pulse, processe até obter um purê heterogêneo. Transfira para uma tigela de tamanho médio e adicione o alecrim. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa.

5. Pastinha indiana de grão-de-bico

Esta receita tem sabor forte, muito bem contrabalançado pelo iogurte.

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira pequena, aqueça o óleo de canola em fogo médio a alto. Acrescente a pimenta jalapeño, o gengibre e o alho. Refogue, mexendo, até liberarem o aroma (cerca de 30 segundos). Junte o cominho e o coentro. Retire do fogo e transfira os temperos para o processador de alimentos.
  2. Adicione o grão-de-bico, o iogurte, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Processe até obter uma pasta lisa. Transfira para uma tigela de tamanho médio e junte o coentro fresco picado (ou salsa). Uma porção equivale a 2 1/3 colheres de sopa.

6. Pastinha mexicana de feijão-preto

Rico em fibras, o feijão em lata é a base desta pastinha de preparo fácil, que é um aperitivo substancioso para servir com palitinhos de legumes crus ou biscoitos integrais, torradinhas de pão árabe integral ou de tortillas. Também pode ser usada como recheio para sanduíches – espalhe sobre o pão integral e cubra com cenoura ralada, fatias de pepino, tomate e alface.

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque no processador de alimentos o feijão-preto, o suco de limão, o azeite, o alho, o cominho, o molho de pimenta, o sal e a pimenta-do-reino e processe até obter uma pasta quase lisa, parando uma ou duas vezes para raspar as laterais do recipiente. Transfira para uma tigela de tamanho médio e junte o coentro fresco picado (ou salsa). Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. Essa pastinha pode ser conservada na geladeira, em recipiente tampado, por até 4 dias.