Segunda Sem Carne também é dia de pizza

O movimento Segunda Sem Carne tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os efeitos do consumo de alimentos de origem animal na saúde e no planeta.

Redação | 3 de Junho de 2019 às 12:19

Taste of Home/RDA Milwaukee -

A Segunda Sem Carne começou como uma campanha da parceria  Sociedade Vegetariana Brasileira e Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Seu objetivo era conscientizar a população sobre os efeitos que os alimentos de origem animal têm sobre a saúde e o planeta.

E a ideia se espalhou. Hoje são milhões de brasileiros que aderiram ao movimento. Damos aqui uma receita deliciosa e muito prática de pizza vegetariana. Mas, para seguir o movimento ao pé da letra, o queijo também deve ser eliminado. O que não é nenhum problema: a Pizza de Pão Árabe Vegetariana fica uma delícia sem o queijo também e uma ótima sugetão para a Segunda Sem Carne.

Pizza de pão árabe vegetariana

Ingredientes:

1 abobrinha média, cortada no sentido do comprimento em pedaços de 1 cm

1 abobrinha amarela, cortada no sentido do comprimento em pedaços de 1 cm

1 pimentão vermelho pequeno, cortado ao meio

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1/2 colher (chá) de sal

1 tomate grande, picado

4 pães árabes integrais (20 cm de diâmetro)

1 xícara de queijo mozarela ralado (opcional)

Ingredientes do molho:

1 dente de alho pequeno

3 castanhas-do-pará

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

sal a gosto

1/4 xícara de maionese light

2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

1 colher (sopa) de óregano fresco picado

Modo de fazer:

1. Pincele as abobrinhas e o pimentão com 1 colher do azeite. Polvilhe com sal e leve ao forno (ou grelha) em temperatura média por 4 a 5 minutos de cada lado ou até ficarem macios. Corte em cubos de 3 cm e transfira para uma tigela. Junte o tomate.

2. Para fazer o molho, amasse em um pilão o alho, as castanhas, 1 colher do manjericão picado, o azeite e o sal. Quando obtiver uma mistura homogênea, junte a maionese, o restante do manjericão e o óregano e reserve. Pincele ambos os lados dos pães árabes com o azeite restante. Leve ao forno (ou grelha) em temperatura média, destampado, por 2 ou 3 minutos.

3. Retire do forno e espalhe a mistura do pesto na parte de cima dos pães. Cubra com a mistura de vegetais. Polvilhe com o queijo (opcional) e leve ao forno por mais 2 ou 3 minutos.

Nota: No molho, a mistura de alho, castanha, manjericão, azeite e sal pode ser substituída por 2 colheres (sopa) de molho pesto já pronto, se você não se importar de consumir o queijo, pois o molho pesto leva queijo parmesão.

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 4 pizzas

Você sabe qual a diferença entre a dieta do vegetariano e do vegano? Clique aqui.

Saiba também como evitar a deficiência em ferro.