5 formas de aumentar a serotonina, o hormônio da felicidade

Conheça os principais hábitos que você pode adotar para aumentar a serotonina e garantir seu bem-estar e estar sempre de bom humor.

Thaís Garcez | 23 de Março de 2021 às 13:30

Eva Blanco/iStock -

Sempre que estamos de bom humor, bem dispostos e com a sensação de bem-estar, é sinal de que a nossa produção de serotonina está em alta. A falta desse hormônio, entretanto, pode gerar desânimo e irritabilidade. Mas graças aos avanços da ciência já são conhecidas algumas formas de aumentar a serotonina, o hormônio da felicidade. 

A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma espécie de mensageiro que facilita a comunicação entre nossos neurônios. Esse neurotransmissor em especial participa da regulação do nosso humor, da manutenção do sono e do bem-estar geral.

Leia também: 5 hábitos alimentares que vão garantir seu alto-astral

Caso você esteja sentindo sonolência incomum, mal humor ou irritabilidade, por exemplo, existem alguns hábitos naturais que podem te ajudar. Mas se não for suficiente, ainda há a possibilidade de procurar um médico para tentar repor esse hormônio. Conheça esses hábitos que vão te garantir uma dose extra de serotonina!

1. Tomar sol todos os dias

Além de reforçar a imunidade, tomar sol aumenta a serotonina. (Imagem: ronstik/iStock)

Desde o início da pandemia muito se fala sobre a importância da vitamina D e como tomar sol de 10 a 15 minutos por dia pode ajudar. Isso se deve ao fato de que a exposição ao sol ajuda na produção de vitamina D, que por sua vez reforça o sistema imunológico. 

Mas, além disso, ela ajuda também no metabolismo do triptofano; o aminoácido responsável por produzir a serotonina no organismo. Dessa forma, aqueles 15 minutinhos no sol também vão ajudar você a se sentir com mais disposição durante o dia.

2. Praticar exercício regularmente

Sabe aquela preguiça de fazer exercícios? Pois ela também pode ser falta de serotonina. Curiosamente, exercitar-se também é ótima para a produção desse hormônio. Portanto, se você se esforçar para vencer a preguiça pode valer muito a pena!

3. Comer alimentos que contenham triptofano

São muitos os alimentos que aumentam os níveis de serotonina, inclua-os na sua dieta. (imagem: happy_lark/iStock)

Você sabia que existem alimentos que aumentam a serotonina? E eles precisam ter triptofano. Por isso, é importante ter um cuidado especial com o que comemos para manter a serotonina em alta. Entre os alimentos ricos em triptofano temos, por exemplo: salmão, queijo, banana, ovos, abacate, nozes, cacau e castanha. 

4. Praticar atividades relaxantes

Quando passamos muito tempo sob efeito do estresse, produzimos muita adrenalina e cortisol. Esses dois hormônios atrapalham a produção de serotonina. Portanto, atividades relaxantes como meditação, yoga, ou até mesmo uma boa massagem, podem aliviar o estresse e melhorar o humor. 

5. Suplementação para aumentar a serotonina

Busque um profissional de saúde antes de tomar suplementos que aumentam a serotonina. (Imagem: nadisja/iStock)

No caso desses hábitos não garantirem resultados suficientes para melhorar seu humor, e você continuar com a serotonina baixa, o ideal é procurar um médico. Após a avaliação, ele poderá te indicar suplementos como o 5-HTP – que produz a serotonina diretamente no organismo – ou suplementos de triptofano.

Em alguns casos, a ajuda de um psicólogo também pode ser necessária. O importante é buscar o seu bem-estar da melhor maneira possível. Se sentir bem é direito de todos.