9 dicas para evitar pontas duplas no cabelo

Dê adeus às pontas duplas com ações simples que você pode adotar no dia a dia e hábitos que precisam ser deixados de lado. Confira!

Thaís Garcez | 23 de Dezembro de 2020 às 17:00

Deagreez/iStock -

Deixar o cabelo crescer sem que apareçam pontas duplas pode ser um desafio. São muitos os fatores que ocasionam o enfraquecimento dos fios e o aparecimento de novas pontas. Mas a boa notícia é que é possível reverter esse quadro sem precisar apelar para a tesoura.

Com alguns cuidados básicos, que você pode incluir no seu dia a dia, as chances de ter um longo cabelo alinhado aumentam bastante. Normalmente, as pontas duplas surgem por maus hábitos que repetimos sem saber dos danos; como escovar o cabelo com força, por exemplo.

Leia mais: cronograma capilar — aprenda a fazer o seu

Além disso, estar atento à saúde dos fios é essencial. Composto por 85% de queratina, 12% de água e 3% de lipídios, o cabelo precisa estar sempre bem hidratado e nutrido para que não descame e quebre.

Então, veja os principais cuidados que você precisa ter para alcançar o cabelo dos sonhos.

1. Use com cautela chapinha, secador e babyliss

Imagem: macniak/iStock

Quem não gosta de finalizar os cabelos com babyliss ou precisa recorrer ao secador para ganhar tempo? Todos esses aparelhos são muito úteis na rotina das mulheres, mas precisam ser usados com certo cuidado. 

Se não puder evitá-los, passe um protetor térmico nos fios antes. Quanto ao secador, utilize-o a uma distância de 15 a 20 centímetros do cabelo. Assim o dano será menor.

2. Abuse da hidratação

Cabelos bem hidratados têm menos possibilidades de fazer pontas duplas. Crie o hábito de hidratar os cabelos em casa, em uma rotina que pode variar de semanalmente a quinzenalmente; faça de acordo com a necessidade dos seus fios. Além disso, tire um dia no mês para fazer uma hidratação mais profunda no salão. 

3. Beba água e diminua as pontas duplas

Imagem: stevanovicigor/iStock

Todo mundo sabe dos benefícios do hábito de tomar água para o organismo. Mas além de fazer bem para a pele e o funcionamento dos órgãos, tomar cerca de 2 litros por dia pode melhorar a estrutura do cabelo. Portanto, não deixe de hidratar os fios também de dentro para fora.

4. Aprenda a pentear os cabelos corretamente

Pentear os cabelos pode ser uma tarefa corriqueira e fácil, mas o modo como é feito pode influenciar na saúde dos seus fios. Primeiro, se o seu cabelo for liso, experimente substituir a escova por um pente de madeira, pois causa menos atrito e gera menos frizz.

Depois, habitue-se a desembaraçá-lo cuidadosamente a partir das pontas, depois o meio e, por fim, a raiz. Faça esse processo com os cabelos molhados.

5. Seque os cabelos delicadamente

Imagem: CentralITAlliance/iStock

Se você costuma esfregar a toalha nos cabelos depois do banho, pare imediatamente. Saiba que esse atrito pode ser um grande causador de pontas duplas, além de criar eletricidade nos fios e deixá-los com frizz.

6. Faça uma cauterização

Realizada nos salões de beleza, a cauterização é um tratamento mais profundo que ajudará a selar as cutículas do cabelo e repor a queratina perdida. Então, se a hidratação não estiver surtindo efeito, experimente fazer uma cauterização nos fios.

7. Use protetor solar para cabelos

Imagem: Prostock-Studio/iStock

O sol não é apenas o grande vilão da pele, mas também dos cabelos. Os raios solares podem maltratar os fios, além do cloro (piscina) e do sal marinho (praia). Portanto, invista no protetor solar para proteger seus fios dessas agressões.

8. Vá com calma nas tinturas e alisamentos

Todos os processos químicos disponíveis no salão causam danos ao cabelo. Para alcançar o resultado desejado, o produto muitas vezes age na estrutura dos fios, podendo deixá-los ressecados e com pontas duplas.

Sendo assim, quando for pintar, alisar ou aplicar outras químicas não faça tudo de uma só vez. Dê um tempo entre um serviço e outro e, depois, não deixe de hidratar profundamente.

9. Aposte nos reparadores de pontas

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Barato e fácil de usar, o reparador de pontas, ou silicone, pode ser o remédio para evitar as pontas duplas. Principalmente quando for usar chapinha ou babyliss, passe um pouco no comprimento e nas pontas. Outro truque é passar um pouco de óleo de argan no cabelo antes de dormir.

Corte bordado

Se mesmo depois de todos esses cuidados as pontas duplas insistirem em aparecer, cortar pode ser a melhor solução. Mas, calma! Antes de sofrer pelos centímetros perdidos, peça ao seu cabeleireiro para fazer um corte bordado. 

Esse corte é perfeito para eliminar as pontas duplas sem influenciar no comprimento dos fios. Ideal para cabelos lisos e cacheados, que, inclusive, têm muitas pontas duplas (por causa da ondulação do fio, a oleosidade da raíz não chega nas pontas, deixando-as ressecadas e descamadas), o corte bordado pode ser a salvação do seu cabelo longo.