Aparelho ortodôntico invisível: como funciona e quem pode usar?

Conheça os benefícios de usar aparelho ortodôntico invisível, seus prós e contras e para quem esse tratamento é mais indicado.

Thaís Garcez | 20 de Janeiro de 2021 às 12:00

Antonio_Diaz/iStock -

Usar aparelho para corrigir os dentes já foi o pesadelo de muitas crianças, adolescentes e até adultos. Mas esse medo ficou no passado! Hoje em dia, o aparelho ortodôntico invisível promete solucionar de vez essa questão.

Leia também: 10 estratégias que ajudam a prevenir a gengivite

Podendo ser utilizado por todas as pessoas acima de 6 anos de idade, o alinhador invisível traz resultados mais rápidos e menor desconforto. Esteticamente as mudanças e benefícios são óbvios. Mas será que a eficácia do tratamento é a mesma?

Como funciona o aparelho ortodôntico invisível?

Diferente do aparelho fixo comum, o aparelho invisível é feito sob medida para cada paciente. Quando instalado, o alinhador vai pressionando os dentes aos poucos para que atinjam as posições desejadas. Isso ocorre devido à elasticidade do material com o qual é confeccionado. 

Imagem: MarianVejcik/iStock

A manutenção do aparelho ortodôntico invisível é feita de 15 em 15 dias, enquanto no caso do aparelho fixo é de mês em mês. Apesar disso, o gasto pode ser menor, uma vez que a troca do alinhador invisível pode ser feita em casa; sem a necessidade de ir à clínica e pagar pela consulta. 

Quais os benefícios de utilizar o alinhador invisível?

Manter uma boa aparência não é a única vantagem de se utilizar o aparelho ortodôntico invisível. Com a ausência de componentes metálicos, fios e partes pontiagudas, o dispositivo se torna também mais confortável, já que causa menos dores e evita feridas. 

Imagem: scyther5/iStock

Outra vantagem é a higiene. O alinhador invisível é completamente móvel, portanto o usuário pode retirá-lo sempre que for se alimentar ou escovar os dentes. Dessa forma, o acúmulo de restos de alimentos na boca não acontece.

Por último, essa nova tecnologia promete resultados mais rápidos. A melhoria no sorriso do paciente pode vir em um período de 4 a 12 meses. No caso do aparelho fixo, o resultado acontece num período de 2 anos ou mais. Sendo assim, quem opta pelo uso do alinhador invisível tende a gastar menos em consultas com o dentista.

Para quem se destina o aparelho ortodôntico invisível?

Algumas questões ainda impedem que o alinhador invisível substitua completamente o aparelho fixo tradicional. Apesar da manutenção mais barata, o preço do alinhador é mais caro. Além disso, essa nova tecnologia não serve para todos os problemas.

Imagem: 1989_s/iStock

Os casos que podem ser tratados com o alinhador invisível são: apinhamento dental; excesso de espaçamento entre os dentes; e a sobremordida – quando os dentes de cima se sobrepõem aos de baixo durante a mordida. 

Portanto, ainda não é o fim do sorriso metálico! Mas se o seu caso é um dos descritos acima, já existe a possibilidade de um tratamento rápido, eficaz e quase imperceptível.