5 benefícios surpreendentes da cevada para a nossa saúde

Se você bebe cerveja, já ouviu falar da cevada. No entanto, você conhece os benefícios da cevada para a sua saúde? Confira!

Letícia Taets | 1 de Maio de 2021 às 19:00

Aleksandr Rybalko/iStock -

Se você toma cerveja, certamente já conhece a cevada. Este grão é uma excelente fonte de carboidratos complexos de fácil digestão e é muito usado em sopas e caldos, com seu amido usado como espessante. Além disso, a cevada também é bastante usada para fazer pão, é essencial na fermentação de bebidas alcóolicas e combina com saladas.

Leia também: Confira 5 receitas inusitadas que utilizam cerveja!

Atualmente, no Brasil, a região Sul é a maior produtora de cevada nacional, sendo a cevada cervejeira a única produzida por aqui. O grão também traz diversos benefícios para a saúde, que abrangem desde auxílio no processo de emagrecimento a questões relacionadas à saúde do coração. Veja abaixo alguns benefícios da cevada para a sua saúde!

5 benefícios da cevada para a saúde

1. Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

A grande vantagem da cevada é a sua quantidade de fibra. Ela contém o mesmo tipo de fibra da aveia, que diminui o colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Suas fibras solúveis são encontradas por todo o grão, então, mesmo produtos refinados, como farinha de cevada, são benéficos. A niacina (vitamina B3) no tipo integral também protege contra doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir o colesterol.

2. Ajuda a manter um peso saudável

Pelo fato de a fibra insolúvel diminuir a velocidade com a qual a comida deixa o estômago, ela dá sensação de saciedade com menos calorias.

3. Ajuda a estabilizar a glicose no sangue

As fibras solúveis ajudam a estabilizar a glicose no sangue, o que faz dela uma boa escolha para pessoas com diabetes.

4. Protege contra dano celular

A cevada é rica em selênio, um antioxidante que protege as células, e ferro, necessário para a produção das hemácias, para uma boa estrutura muscular e função cerebral, além de prevenir a anemia.

5. Mantém a saúde do cérebro e do sistema nervoso

A tiamina (vitamina B1) presente na cevada integral ajuda a promover uma atividade cerebral saudável. As vitaminas do complexo B são também vitais para a função apropriada dos nervos e podem ajudar a acelerar o metabolismo.

Como consumir cevada no dia a dia

É possível consumir a cevada de diversas formas: em grãos, farelo, solúvel, como chá ou até mesmo em cápsulas. Abaixo, selecionamos algumas dicas de consumo: