Faça uma busca
Sabor de Casa

Do happy hour para o almoço: confira 5 receitas com cerveja

A cerveja pode ser usada como ingrediente para várias receitas doces e salgadas; conheça cinco receitas deliciosas.

Escrito por:

Marina Estevão

Redator
Ridofranz/iStock
Publicado em: Última atualização:

É muito bom tomar uma cerveja no fim do dia, depois do expediente, na companhia da família ou amigos. O que poucas pessoas sabem é que a bebida também pode ser utilizada como ingrediente para várias receitas deliciosas. Afinal, se você não pode consumi-la líquida, pode usá-la de outras formas! O importante é ter criatividade. As nossas receitas abaixo vão provar que cerveja vai bem em qualquer momento, seja para beber ou até para dar um sabor especial na sua comida.

5 receitas com cerveja de dar água na boca.

1. Iscas de frango empanadas na cerveja 

Passo 1: Em uma vasilha acrescente 1 xícara (chá) de cerveja, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, salsinha picada e pimenta do reino à gosto. Misture bem e leve à geladeira por 2 horas.

Passo 2: Em seguida, tempere 1,5 kg de peito de frango em tiras com limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, e deixe na geladeira por 2 horas.

Passo 3: Após o tempo na geladeira, empane as tiras de frango na mistura de cerveja e farinha. Frite em óleo quente. Depois de frito, passe no papel toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva com molho de pimenta ou rosé.

2. Arroz com cerveja

Uma receita simples, porém deliciosa e fácil é o arroz com cerveja. Basta substituir a água que cozinha o arroz por duas latas de cerveja escura. Faça para os amigos e surpreenda-os!

3. Bolo de cerveja

Passo 1: Bata 1 ½ xícaras (chá) de açúcar e ½ xícara (chá) de manteiga até obter um creme, depois adicione 3 gemas e continue batendo na batedeira (Bata as claras em neve, não jogue fora!).

Passo 2: Adicione ½ xícara (chá) de cerveja e misture bem. Por fim, acrescente 1 ½ xícaras (chá) de farinha e 1 colher (chá) de fermento. Acrescente as claras em neve e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 35 minutos. Desenforme quando estiver frio e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima!

4. Lula na cerveja

Passo 1: Em uma panela de pressão, doure 2 cebolas picadas e 2 dentes de alho no azeite. Acrescente 1kg de lula em anéis e 1 lata de cerveja clara. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 15 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair.

Passo 2: Abra a tampa com cuidado e acrescente 200 ml de leite de coco, 500 g de queijo cremoso, 200 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvida em ½ xícara (chá) de leite. Deixe ferver até engrossar. Sirva com endro ou salsinha picada por cima!

5. Biscoitos de cerveja

Misture ½ de farinha de trigo, 250g de manteiga e 1 pitada de sal. Acrescente aos poucos ½ copo americano de cerveja até a massa ficar bem macia. Em uma superfície com farinha, enrole a massa como um cordão comprido e corte em pedacinhos de 2 cm, passe um lado pelo açúcar cristal e disponha em uma assadeira não untada. Asse em forno moderado pré-aquecido até dourar.