Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

16 benefícios do abacate para sua saúde

Embora tenha alto valor calórico, o abacate traz inúmeros benefícios para a saúde; saiba mais.

Escrito por:

Laura Oliveira

Redator
benefícios do abacate
Thought Catalog/Unsplash
Publicado em: Última atualização:

Antigo vilão da alimentação, o abacate hoje é visto como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do abacate vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos.

Pesquisas recentes apontam que o fruto é um dos métodos mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o abacate deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta.

Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde.

1. Contribui para a firmeza da pele

A máscara de abacate, por conseguir penetrar profundamente a pele, funciona como um hidratante natural para pele e cabelos. Além disso, auxilia na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele. Portanto, a fruta pode ser utilizada sem medo na hora de fazer limpezas de pele.

2. Possui efeito anti-inflamatório

Graças às vitaminas A, C e E e outros componentes como ômega-3 e tocoferóis, que têm o poder de reduzir substância inflamatórias do corpo, o abacate age como anti-inflamatório natural. 

3. Possui efeito antiestresse

O abacate tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. 

4. Ajuda na musculação

Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino. 

5. Previne doenças

O abacate é importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida — mau fechamento da coluna vertebral do feto. Além disso, por ter substâncias provenientes das gorduras monoinsaturadas, a fruta ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos e a diminuir o colesterol.  

6. Ajuda na hidratação do cabelo

Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares, resultando em cabelos mais brilhantes e macios. O abacate também facilita no crescimento do cabelo e na retenção de umidade, podendo agir até no couro cabeludo.

7. Facilita o emagrecimento

Apesar de calórico, o abacate, por ser rico em fibras e ter um baixo teor de carboidratos, gera sensação de saciedade quando consumido de forma moderada. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento. É ótimo para quem quer emagrecer ou desenvolver melhor os músculos.

8. Ajuda na memória

Um dos principais benefícios do abacate é o de ajudar na memória. Rico em ômega 3, ele contribui para o funcionamento ágil do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultando na melhora funcional da memória.

9. Controla colesterol e do triglicérides 

Graças aos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o abacate auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas, pois controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos. 

10. Ajuda contra o câncer 

Pesquisas mostram que alguns compostos do abacate tem o poder de destruír celulares cancerosas sem que isso danifique as células saudáveis, além de inibir o crescimento de grupos de doenças celulares. O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, também oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo. 

11. Regula a menstruação 

Além de de reduzir os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual), o abacate promove a regulação do ciclo menstrual. Para tanto, é recomendado a ingestão de chás feitos com as flores da fruta. 

12. Melhora a visão  

Graças à vitamina A e a um carotenoide que se chama Luteína, o abacate tem o poder de absorver os raios ultravioletas do sol, evitando que eles causem danos nas retinas. Além disso, protege também contra a degeneração e o desenvolvimento de cataratas.

13. Melhora a qualidade sono 

Considerado um indutor do sono, o abacate ajuda a combater o estresse e a ansiedade, promovendo o relaxamento do corpo. As vitaminas do complexo B, como a B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.

14. Regula o metabolismo da glicose 

O abacate auxilia na redução da resistência à insulina. Ele é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% menores de desenvolvimento de diabetes. 

15. Previne envelhecimento precoce 

Um estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia afirma que o óleo do abacate auxilia o trabalho de células que combatem o envelhecimento. O fruto tem antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento das células da pele. 

16. Oléo nutritivo 

Semelhante ao óleo de oliva, o óleo do abacate tem qualidade nutricional. Estudos apontam que o abacate é rico em betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração).

Agora que você já conhece os benefícios do abacate, confira também uma deliciosa receita de guacamole para degustar no final de semana.