14 benefícios do inhame para sua saúde

Os benefícios do inhame são diversos. O tubérculo influencia desde problemas respiratórios, chegando à prevenção de doenças como Alzheimer.

Douglas Ferreira | 28 de Julho de 2022 às 12:50

O inhame é muito rico e pode ser usado em vários preparos - jaboticaba/iStock

O inhame é um alimento muito popular e repleto de nutrientes. Os benefícios do inhame são diversos e seu consumo pode promove a saúde e bem-estar. O tubérculo é capaz de influenciar desde problemas respiratórios à prevenção de doenças como Alzheimer. A saúde da mulher também está dentre as impactadas pelos benefícios do tubérculo. 

Leia também: Suco de inhame: aprenda a preparar essa receita rica em nutrientes

Fonte de inúmeros nutrientes, excelente fonte de vitaminas e minerais, seu consumo pode ser feito de diversas formas. Cozidos, sucos, saladas são algumas das formas mais comuns de consumo do inhame. Confira a seguir 14 benefícios do inhame para a sua saúde!

1. Melhora a imunidade

O alimento é rico em vitaminas do complexo B, como B1, B3, B5, B6 e B9, vitamina C, riboflavina, ácido fólico e niacina. Além de ser rico em minerais como cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. 

Isso contribui para que o corpo receba muitos nutrientes, proporcionando um reforço no sistema imunológico. O aumento da produção de anticorpos, promove ao corpo uma maior proteção contra uma série de doenças. 

(Imagem: creativeneko/iStock)

2. Melhora função respiratória

Uma pesquisa divulgada pelo Journal of Traditional Chinese Medicine revelou que o inhame tem a capacidade de melhorar a função respiratória. Além disso, contribui com a melhora da qualidade de vida de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que atinge cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil.

3. Combate a prisão de ventre

O inhame é um alimento rico em fibras, nutriente importantíssimo no controle do funcionamento da flora intestinal. Por isso, o alimento é muito recomendado para quem sofre de prisão de ventre.

4. Melhora da saúde do coração

Um dos grandes benefícios do inhame está na melhora da saúde do coração. Por ser um alimento rico em potássio, o inhame atua muito bem no controle da pressão arterial. Isso porque o potássio é um mineral importante que contribui na diminuição dos efeitos do sódio no organismo, além de controlar a frequência cardíaca. 

O inhame também é importante na redução dos níveis de colesterol. Além disso, a vitamina B6, contida no alimento, é um nutriente importante na prevenção do infarto. Isso porque reduz os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido encontrado em vítimas de infarto.

(Imagem: Peera_Sathawirawong/iStock)

5. Previne o câncer

O inhame é um grande aliado na prevenção de vários tipos de câncer. Isso porque possui antioxidantes — vitamina C e o betacaroteno, por exemplo — presentes no inhame que auxilia nessa proteção. 

Em sua composição há um fito-hormônio chamado diosgenina que ajuda a evitar, por exemplo, o câncer de mama. Isso porque esse fito-hormônio atua no controle e reposição hormonal feminina.

A presença da diosgenina é um grande aliado, quando se fala em benefícios do inhame. Esse fito-hormônio influencia em vários pontos da saúde.

6. Auxilia na reposição hormonal e reduz sintomas da TPM

Além da influência na prevenção do câncer de mama, a diosgenina é uma importante substância para a saúde da mulher. Em seu canal do YouTube, a nutricionista Patrícia Leite, explica que a substância é trabalhada pela indústria farmacêutica que pode ser convertida em progesterona. 

“Ela pode ser usada em pílulas anticoncepcionais, ou em hormônios, para a reposição hormonal para mulher que está na menopausa. Além de estar relacionada com a própria produção hormonal do corpo”, explica.

Além disso, o tubérculo contribui diretamente em terapias de reposição hormonal, na redução dos sintomas da TPM, como cólicas, irritabilidade, inchaço, entre outras, além de ajudar no aumento da fertilidade.

(Imagem: nensuria/iStock)

7. Ajuda na fertilidade

Além da reposição hormonal e redução de sintomas da TPM, a diosgenina é um importante aliado na melhora da fertilidade. Isso porque o fito-hormônio auxilia na produção de hormônios sexuais, no homem e na mulher. Esses hormônios atuam aumentando a libido e com o controle hormonal, a probabilidade de engravidar se torna maior. 

8. Ajuda no emagrecimento e ganho de massa magra

Graças à grande quantidade de fibras, o inhame produz uma sensação de saciedade mais prolongada. Além disso, contribui para o funcionamento do intestino, evitando inchaços e retenção de líquido. 

Outro ponto é que o inhame tem baixo índice glicêmico. Por isso, a produção de insulina é menor, o que poupa o pâncreas e evita o armazenamento de gorduras na região abdominal.

Além disso, os carboidratos presentes no inhame melhoram seu desempenho na prática de exercícios. Há um aumento de energia, o que faz com que seus resultados sejam ainda melhores.

9. Previne o Alzheimer

O inhame auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, uma vez que aumenta os níveis do hormônio DHEA no organismo. A doença está diretamente relacionada à diminuição deste hormônio ao longo dos anos.

Segundo o Manual MSD, o hormônio DHEA “causa a reversão do envelhecimento, melhora a função cerebral em pessoas com a doença de Alzheimer(…)”. 

(Imagem: SIphotography/iStock)

10. Bom para a pele

Por possuir propriedades antioxidantes, o tubérculo acaba sendo de grande ajuda na saúde da pele. Uma das suas qualidades está no retardamento do processo de envelhecimento. Além disso, o inhame também é rico em alantoína, uma substância que contribui na melhora do processo de cicatrização da pele.

11. Reduz a queda do cabelo

Dois nutrientes presentes no inhame contribuem bastante na redução da queda de cabelo: a vitamina B6 e o ferro. Por isso, o tubérculo ajuda a retardar a queda capilar e o aspecto grisalho dos fios, além de oferecer uma melhora na circulação sanguínea no couro cabeludo.

12. Saúde dos ossos 

(Imagem: Francesco Scatena/iStock)

Por ser um alimento rico em potássio, o inhame pode contribuir na melhora da saúde dos ossos. Isso porque o potássio ajuda a combater os ácidos responsáveis pela retirada do cálcio dos ossos. 

13. Saúde dos olhos 

A saúde ocular também é beneficiada pelos nutrientes do inhame. Isso se dá pelo fato de que o tubérculo é rico em vitaminas C e A, as quais reduzem as chances de ocorrer uma degeneração macular. Essa degeneração pode provocar a perda da visão no centro do campo visual, devido a danos na retina.

14. Combate a anemia 

Por possuir uma grande quantidade de ferro, o inhame é um grande aliado no combate à anemia. Sua ação é sobretudo, importante, em casos de anemia ferropriva, resultante da deficiência de ferro no corpo.

alimentação saúde benefícios inhame