Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de dezembro de 2021

Benefícios do relacionamento entre crianças e animais

Cuidar de animais ensina às crianças responsabilidade e empatia

Imagem: ulkas/iStock

Muitos adultos desfrutam dos benefícios de ter um animal de estimação. Mas, quando se trata de crianças, os animais podem ter o papel importante de ensinar responsabilidade a nossos filhos e netos e ajudá-los a desenvolver a habilidade de cuidar. Pesquisas mostram que as crianças que têm animais de estimação apresentam uma atitude mais positiva e desenvolvem mais autoestima e empatia.

Embora todos os animais sejam benéficos, os cães, especificamente, trazem o bônus de incentivar a criança a desligar a tecnologia a se exercitar. Vejamos o impacto positivo que ter um animal traz para as crianças.

Benefícios do relacionamento entre crianças e animais

1. Constrói amizades 

Leia também: Inclusão social: como falar com o seu filho sobre esse assunto

É comum a criança chamar seu animal de “melhor amigo” e lhe confiar seus segredos, porque os animais não se zangam com ela nem a julgam. Os animais são leais, afetuosos e podem oferecer um “ombro amigo” quando preciso, e o simples ato de lhes fazer carinho é calmante e consolador. As crianças adoram incluir seu animal nos eventos e comemorações da família, como os aniversários.

2. Desenvolve confiança 

Os animais ajudam as crianças a aprender empatia e respeito, além de desenvolver habilidades sociais e de cuidado. Os sentimentos positivos pelos animais podem promover a autoestima e ajudar as crianças a aprimorar a comunicação não verbal. Em geral, elas gostam de ler em voz alta para seus animais, o que as ajuda a ganhar confiança e melhorar a leitura.

3. Ensina a ser responsável 

Cuidar de um animal ensina a ter responsabilidade por outro ser vivo e mostra a importância da rotina. Dependendo da idade da criança e do animal, pode-se dar a ela as tarefas de alimentar, escovar e dar banho; se for um cão, de passear com ele.

4. Ensina lições de vida importantes 

É comum os animais de estimação serem a primeira experiência da criança com o nascimento, a morte e o processo de luto. As visitas ao veterinário também ajudam a reforçar a importância de garantir a boa assistência médica a todos os seres vivos. 

5. Incentiva a atividade física 

As brincadeiras seguras com animais ou o passeio com o cachorro incentivam a criança a desligar a tecnologia e se exercitar ao ar livre.

6. Possivelmente reduz a alergia 

Leia também: Como reconhecer e tratar asma em crianças

Os países ocidentais apresentam taxa crescente de asma e alergia, e os animais costumam ser citados como fator contributivo. No entanto, nos últimos anos pesquisas demonstraram que talvez o contrário seja verdadeiro: a presença de cães e gatos na casa desde tenra idade pode, na verdade, “aclimatar” o sistema imunológico em desenvolvimento da criança para que, mais tarde, fique menos sensível a alérgenos.

Animais fáceis de cuidar

Peixes

Os peixes são bonitos de se ver, e as crianças pequenas podem ajudar a alimentá-los. Os barrigudinhos são uma variedade mais fácil de cuidar. Como os peixinhos dourados geram mais resíduos, é preciso limpar o aquário regularmente

Ratos

Os ratos (conhecidos como twister ou mercol e vendidos em lojas de animais) são bons para as crianças se tiverem sido criados por seres humanos. São animais sociais, e o melhor é ter um par. Sua expectativa de vida é de uns 3 anos.

Porquinhos-da-índia

Os porquinhos-da-índia são bons para crianças maiores, que os manuseiem com gentileza. Também precisam viver em pares e têm necessidades alimentares específicas. A expectativa de vida é de 5 a 7 anos

Pela Dra. Katrina Warren

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Ela apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, nos Estados Unidos.

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de dezembro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close