8 benefícios do sexo para a saúde que você precisa conhecer!

Sexo não é apenas sexo; os benefícios vão além do prazer. descubra quais são os 8 benefícios do sexo que você precisa conhecer!

Redação | 10 de Novembro de 2019 às 11:00

nd3000/iStock -

Sexo não é apenas sexo; ele assegura benefícios para a saúde e o bem-estar de muitas formas diferentes. Não acredita? Confira abaixo 8 benefícios do sexo que você precisa conhecer!

Leia também: Sexo seguro: confira dicas de como se proteger

1. Proporciona um ótimo exercício cardiovascular

Em outras palavras, é possível queimar 300 calorias por hora durante o sexo. Assim, também contribui para manter o peso baixo. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, durante a relação sexual, como em um exercício físico, há o aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial. 

2 . Reduz a pressão arterial e protege contra doença cardíaca

Pesquisadores acompanharam a vida sexual de 914 homens de meia-idade durante dez anos. Aqueles que faziam sexo menos de uma vez por mês eram 2,8 vezes mais propensos a sofrer um ataque cardíaco fatal do que os que mantinham relações sexuais duas vezes por semana.

Confira também: 15 coisas que você precisa saber sobre pressão alta

3 . Aumenta a intimidade e fortalece o relacionamento

De acordo com um levantamento realizado com 238 pessoas casadas acima de 65 anos, quanto maior a frequência sexual, maiores as chances de eles se sentirem felizes no relacionamento e na vida de modo geral. Além disso, a prática sexual faz com que você e seu parceiro conheçam melhor os corpos um do outro, trazendo intimidade para a relação.

4 . Libera endorfinas

Endorfinas são hormônios que propiciam o prazer e eliminam a dor, aliviam a ansiedade, impulsionam o humor, além de promoverem a sensação de sono e relaxamento. A oxitocina – o “hormônio do amor” – é liberada durante o orgasmo. Ela proporciona bem -estar e serenidade, diminui a pressão arterial e suscita laços fortes nos relacionamentos.

5 . Eleva a imunidade

Em um estudo, as pessoas que faziam sexo uma ou duas vezes por semana apresentaram melhor imunidade do que aquelas que tinham relações com menos – ou mais – frequência.

Pesquisadores estadunidenses sugerem que fazer sexo uma ou duas vezes por semana pode tornar o sistema imune mais preparado. Em um estudo, compararam salivas de de pessoas sexualmente ativas com voluntários que não possuem o hábito de transar. Dessa forma, concluíram que quem transa com maior frequência, abrigava mais anticorpos.

Leia também: Como fortalecera sua imunidade depois dos 60

6 . Preserva a aparência

De acordo com um estudo escocês, as pessoas que fazem sexo no mínimo três vezes por semana podem parecer dez anos mais jovens. Além disso, de acordo com a psicólogo Ana Canosa, de São Paulo, o sexo afeta diretamente a autoestima: “A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”.

7 . Fortalece os músculos do assoalho pélvico e protege contra a disfunção erétil

Homens de 55 a 75 anos que tiveram relação sexual uma vez por semana, no mínimo, apresentaram 50% menos chance de ter disfunção erétil. Além disso, dependendo das posições é possível trabalhar as coxas, o dorso e o abdômen. No caso das mulheres, durante o orgasmo, há contração dos músculos pélvicos. Dessa forma, podendo diminuir o risco de problemas com a incontinência urinária.

8 . Prolonga a vida e favorece o sono

Em um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, homens com o menor número de orgasmos duplicaram as chances de morrer ao longo dos dez anos subsequentes. Quanto ao sono, relação sexual favorece o relaxamento muscular, o que facilita na hora de descansar.

Leia também: A importância de falar sobre sexo no relacionamento.