Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de setembro de 2020

A importância de falar sobre sexo no relacionamento

Conversar honestamente sobre sexo é importante para um casal. A comunicação sexual, mediante a exploração de preferências, fantasias, medos e desejos de cada um, aproxima o casal.

Imagem: Ivanko_Brnjakovic/iStock

Todos sabemos que o primeiro passo para nutrir um bom relacionamento é manter o diálogo e falar sobre os sentimentos. No entanto, o que muitas vezes acontece em um relacionamento é que o casal fala muito e pensa que está se comunicando. Na verdade, eles estão conversando o tempo todo sobre aspectos práticos, não sobre o que realmente importa.

Reservar um tempo periodicamente para compartilhar o que realmente importa é fundamental para um relacionamento duradouro. O casal deve passar mais tempo juntos como um casal, afastados das demandas da pressão profissional e da vida familiar. Os homens têm mais dificuldade para falar sobre seus sentimentos, o que pode gerar conflitos no relacionamento.

Comunicação é essencial para um bom relacionamento

comunicaçao casal
Imagem: Liderina/iStock

Um dos motivos pelos quais a comunicação é tão importante, é que o diálogo promove a intimidade, elemento essencial para um bom relacionamento sexual. Intimidade significa conhecer e amar uma pessoa como ela é, e não só pelo que parece ser ou gostaria de ser.

Caso seu relacionamento seja íntimo, você terá facilidade de conversar sobre o tipo de sexo que deseja. Muitos acreditam que seus parceiros sabem o que eles querem, mas as pessoas não sabem ler mentes, e os conselheiros conjugais costumam descobrir que um entendeu errado os sinais do outro.

A conciliação do que vocês querem como casal e o esclarecimento de suas necessidades sexuais sempre são importantes. Isso vale para relacionamentos antigos e para relacionamentos recentes.

O fato de você sempre ter mantido relações sexuais de determinada forma, ou apreciado um tipo de toque, não significa que sempre será assim. Pedir o que você quer durante o sexo, de forma carinhosa mas assertiva, ajuda ambos. Se você quiser experimentar posições diferentes e dedicar mais tempo às preliminares ou se prefere carícias mais vigorosas, é importante comunicar isso a seu parceiro. Essa comunicação nem precisa ser sempre verbal; em vez disso, você pode guiar carinhosamente a mão do parceiro.

Leia também:

Talvez pareça constrangedor conversar sobre essas questões, em razão do medo de rejeição e também de magoar o parceiro – sobretudo se você não contou a ele suas preferências sexuais importantes. Você também pode se sentir vulnerável, com medo de que ele (ou ela) diga coisas de que você não goste. Mas a comunicação intensa e constante durante o relacionamento deve eliminar esses sentimentos de desconforto e aumentar a segurança de ambos no amor.

O sexo costuma melhorar com o tempo, à medida que um conhece o corpo do outro. O desejo intenso pode desaparecer, mas há uma profundidade de amor, carinho e afeto que só surge depois de anos de convivência.

O compartilhamento de fantasias sexuais ajuda a promover a intimidade e reforça o sentimento de ter uma vida secreta em comum. Não é preciso colocá-las em prática, embora alguns casais se divirtam representando esses papéis. Elas são diferentes das fantasias que afastam o parceiro, desejos que você não compartilha ou amantes ideais que parecem bem melhores do que o real.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close