Em momentos de insatisfação e estresse, todos nós podemos dizer coisas que não queremos de verdade. Mas, mesmo sem intenção, algumas frases comuns podem ter impacto negativo no relacionamento e até mesmo causar um rompimento.

Confira a seguir a lista dos principais hábitos negativos de comunicação e como evitá-los para manter o amor vivo por muito tempo:

LuckyBusiness/iStock

1. Não ameace se separar

Você pode se arrepender depois ao ameaçar se separar. “Isso mostra que você não acredita que o casamento possa durar, o que faz com que seu parceiro não se sinta seguro em amar você”, diz Tracey Steinberg, especialista em relacionamentos. Assim que é dito, o estrago está feito, mesmo sendo uma ameaça vazia. É uma mensagem que diz que você está prestes a sair da relação.


AntonioGuillem/iStock

2. Não diga que ele/ela está mentindo

“Confiança é muito importante para um relacionamento bem-sucedido” diz Antonia Hall, psicóloga. Se você acha que seu parceiro está mentindo, dizer isso diretamente pode ser um tiro pela culatra. Ao invés disso, diga “não acho que você está me contando tudo.” É menos inquisidor e agressivo.

Prefira perguntar sobre um evento isolado para iniciar a conversa. “A ideia é ouvir em vez de disparar acusações duras, diz Stacey Laura Lloyd, especialista em relacionamentos. “Juntar todos os fatos primeiro fará você entender a posição do seu parceiro e também reagir apropriadamente.”


fizkes/iStock

3. Não diga a seu parceiro como reagir

O mesmo vale para “Calma” e “Você está exagerando”. Algumas vezes, as pessoas falam isso para acalmar o parceiro, mas pode ser que ele sinta que suas emoções não têm sentido.

“Você quer que seu parceiro não tenha medo de expressar seus medos e inseguranças”, diz Laurel House, coach de relacionamentos. “Se a sua intenção ao dizer frases como essas é acalmá-lo, você terá uma reação exatamente oposta”, diz Lloyd. “Essas frases são percebidas como menosprezo.” E ele responderá com raiva, hostilidade e inconstância. “Em vez de dizer ao seu parceiro como se sentir, deixe-o falar e ouça o que ele tem a dizer”, diz Lloyd.


evgenyatamanenko/iStock

4. Não seja passivo-agressivo

Se é óbvio que algo está errado e você diz o contrário, você está sendo passivo-agressivo. Isso também mostra que você tem medo de dizer algo que pode começar uma discussão. Por isso, você encoraja seu parceiro a começar primeiro. “Discussões podem ser um lado saudável de um relacionamento a longo prazo”, diz Andrea Syrtash, especialista em relacionamento. “Não é pelo que você discute, mas como discute. Não se preocupe em discordar”, diz Syrtash.

“Quando o casal expõe suas diferenças – e elas são ouvidas –, estará mais apto a achar pontos em comum.” Mas, quando a briga é evitada, costuma ser pior. “Ser capaz de comunicar o que está sentindo é a única maneira de passar por conflitos com o seu parceiro”, diz Hall.