Big chop: saiba mais sobre esse corte de cabelo da transição capilar

O que é big chop? Veja mais detalhes e entenda como funciona o grande corte feito por diversas pessoas que estão em transição capilar.

Yulli Dias | 30 de Dezembro de 2020 às 17:00

IPGGutenbergUKLtd/iStock -

O big chop é um tipo de corte de cabelo que ainda gera dúvidas e desperta a curiosidade de muitos, apesar de já ser conhecido principalmente por quem está fazendo transição capilar.

Quando passamos por um processo de transição capilar chega um momento em que fica muito difícil lidar com o cabelo com diferentes texturas, já que a parte lisa e a parte cacheada vão contrastar bastante. Quem já fez alisamento sabe que é impossível tirar a química naturalmente do cabelo e é por isso que cortes mais radicais como o big chop estão sendo adotados.

O big chop, também chamado de “grande corte”, funciona da seguinte maneira: após decidir que deseja retirar a química e deixar as madeixas naturais, o cabeleireiro corta toda a parte alisada dos fios, deixando apenas os cachos que estão crescendo. 

Qual o momento ideal para fazer o grande corte?

Não existe um momento correto para fazer esse tipo de corte. O mais importante é estar confortável em fazê-lo, já que é uma mudança bem radical, principalmente para quem está acostumado a ter os fios bem longos. 

Imagem: Deagreez/iStock

Para fazer o big chop normalmente os cabeleireiros orientam esperar 6 meses, no mínimo, contando do início da transição capilar. Esse prazo é necessário para que a raiz do cabelo esteja natural e ganhando forma.

Contudo, o tempo de espera vai depender, na verdade, do tamanho que você quer que o cabelo fique ao retirar toda a parte alisada. Se você é acostumado a ter os fios longos, por exemplo, fazer o big chop com apenas 6 meses pode ser um choque, já que o cabelo vai ficar bem curtinho. 

Quais cuidados são necessários pós big chop?

Por ser uma mudança bem radical, tanto de penteado quanto na forma como você se enxerga, é normal estranhar o corte em um primeiro momento. Além disso, é bem possível também que tenha que mudar a rotina de cuidados com os cabelos, já que agora os fios necessitam de força para crescerem saudáveis.

Nesse momento é interessante investir em hidratações para cabelos cacheados, e até mesmo em cronogramas capilares para ajudar a dar força aos fios. Outra dica é falar com o cabeleireiro que fez o big chop e entender quais os melhores produtos para utilizar durante esse primeiro momento. 

Imagem: iprogressman/iStock

E, lembre-se: é preciso ter bastante paciência, pois pode ser que o cabelo não fique como você deseja de um dia para o outro e, muitas vezes, ele pode aparentar estar ressecado. Sem contar que leva tempo para adaptar uma nova rotina e entender quais produtos serão aceitos pelo cabelo.