Medicina ayurveda: saiba mais sobre essa terapia indiana milenar

Descubra como um dos mais antigos sistemas de cura, a medicina aiurvédica, usa uma abordagem holística para promover o bem-estar.

Elen Ribera | 18 de Setembro de 2021 às 15:00

subodhsathe/iStock -

A cada dia a medicina holística ganha mais espaço no Ocidente. O principal motivo por esse aumento é a busca pelo equilíbrio entre saúde física e mental.

Diferente da medicina tradicional ocidental, a medicina holística não foca apenas em curar o físico, mas em equilibrar a mente e o espírito também. Entendendo os três como uma única coisa. A medicina aiurvédica é um dos mais antigos sistemas de cura indiano.

Origem da medicina ayurveda

Há cerca de 5 mil anos, a ayurveda surgiu da tradição de cura dos grandes sábios da Índia que, dizem, um dia partiram para o Himalaia para meditar sobre os segredos da saúde e da longevidade. Palavra formada pelos termos em sânscrito auyr, que significa vida, e veda, conhecimento, a ayurveda enfatiza a unidade entre mente, corpo e espírito, e dá igual peso à prevenção da doença e sua cura.

Leia também: Terapia holística: o que é, tipos e por que fazer

Para determinar o prakriti (ou constituição) individual e, assim, o tratamento mais adequado para qualquer doença ou distúrbio, o especialista em ayurveda vai analisar o histórico médico, a alimentação e o estilo de vida. E também vai conduzir um exame físico, observar os olhos, a voz, a pele, os dentes e a língua do paciente, bem como verificar a urina e os movimentos intestinais.

Tratamento holístico

A medicina ayurveda procura tratar doenças descobrindo a natureza do vikruti (desequilíbrio) do indivíduo e depois prescrevendo medidas apropriadas, como plantas medicinais, bem como mudanças no estilo de vida e na alimentação. Os profissionais acreditam que uma abordagem holística é particularmente relevante para problemas digestivos e que muitos distúrbios identificados na medicina ocidental resultam de maus hábitos alimentares e de escolhas alimentares inadequadas.

Ervas, óleos vegetais e especiarias têm um papel preponderante. Muitos daqueles prescritos para transtornos digestivos, incluindo a triphala (uma combinação de três ervas indianas) e a cúrcuma, mostraram-se agora eficazes em estudos clínicos.

Uma parte do estilo de vida e dos aspectos e dos preceitos alimentares fazem eco a recomendações ocidentais. O California College of Ayurveda sugere que “a maior refeição do dia seja feita próximo ao meio-dia, quando o sol está alto e o agni (fogo digestivo), mais forte”.

Recomenda, sobretudo, o silêncio e a calma ao comer, sem distrações como assistir à TV ou excesso de conversa. A comida deve ser bem mastigada, não se deve comer demais, e após a refeição deve-se descansar, para deixar a comida ser digerida.

Como é feito o tratamento ayurvédica

A Ayurveda é uma terapia bioenergética, na qual acredita-se que o corpo humano, os alimentos e, até mesmo, as estações do ano são constituídos por 3 princípios (Doshas), que são formados por combinações dos elementos éter, ar, fogo, água e terra. São eles:

De acordo com a tradição milenar, cada ser humano apresenta um dosha predominante que explica o seu perfil físico, emocional, mental e comportamental. Contudo, como os doshas estão em constante movimento, é normal que ocorram o que os terapeutas ayurvédicos chamam de vikruti (desequilíbrio).

Para solucionar esse desequilíbrio, a Ayurveda fará uso de alimentos específicos, meditação, técnicas de respiração, fitoterapia e até mesmo da natureza em si.

A ayurveda na cozinha

Para encontrar um especialista ayurvédico conceituado, entre em contato com uma organização como a Associação Brasileira de Ayurveda. É aconselhável consultar seu médico antes de submeter a qualquer tratamento ayurvédico. No entanto, muitas das principais ervas e condimentos ayurvédicos podem ser livremente usados na culinária diária, pois são deliciosos e só vão lhe fazer bem. Entre os produtos disponíveis nos supermercados podemos encontrar:

Canela

Um estimulante quente e perfumado que afasta o cansaço e problemas digestivos. Adicione a sobremesas, biscoitos e bolos.

Cardamomo

O cardamomo é uma especiaria que pode ser usada em pratos doces e salgados. (Imagem: s-a-m/iStock)

Usado para pratos doces e salgados, ele é bom para tratar dor de garganta, para a saúde do coração e para a digestão.

Cominho

Ingrediente de pratos latino-americanos e gregos, auxilia na digestão e combate à náusea. É eficaz como analgésico e promove a cicatrização dos tecidos.

Cúrcuma

Esse condimento é famoso por suas propriedades medicinais, desde cicatrizante de feridas até o tratamento de problemas respiratórios. Além disso, estimula o sistema imunológico.

Erva-doce

Combina com todos os peixes, mas também vai bem com carnes. Mastigadas após as refeições, as sementes acalmam o estômago, facilitando a digestão.

Gengibre

Ingrediente versátil para pratos salgados e doces de todos os tipos, auxilia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite.

Feno-grego

O feno-grego é muito utilizado na medicina Ayurveda para tratar a artrite. (Imagem: DipakShelare/iStock)

Bom para quem sofre de artrite. Pode ajudar a perder peso ou controlar o diabetes tipo 2, pois eleva a taxa metabólica e ajuda a baixar a glicose no sangue. Bom com carnes, peixes e bolos.

Pimenta-malagueta

Ela melhora a circulação, acelerando o metabolismo e abrindo o apetite.

Semente de coentro

Melhora a absorção da comida, ajuda a tratar diarreia e tem propriedades antibacterianas.

Semente de mostarda 

Acrescente-as a refogados e a qualquer prato com legumes e verduras. Elas abrem o apetite, aliviam a dor muscular e melhoram a qualidade do sono.

Tamarindo

Fruto muito usado em samosas e chutneys, típicos da culinária indiana, cuja polpa amarga é adstringente e laxativa, e usada para promover a cicatrização de tecidos.