Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de junho de 2021

Terapia holística: o que é, tipos e por que fazer

Cada vez mais procurada, a terapia holística ajuda você a encontrar o equilíbrio e a solução para muitos problemas.

Imagem: AndreyPopov /iStock

Apesar da origem milenar, a terapia holística tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. O motivo: a busca urgente pelo equilíbrio da saúde mental. Doenças como depressão, ansiedade e transtorno do pânico têm afetado cada vez mais pessoas em todo o mundo. A correria, estresse e constante acesso a milhares de informações todos os dias são alguns dos motivos que tornaram as terapias holísticas essenciais.

Mas, por que a terapia holística pode ajudar você?

A terapia holística é um método que transcende a medicina tradicional – não a substitui, mas a complementa. A diferença é que, para essa terapia milenar, a vida e o ser humano precisa ser enxergada de maneira holística, ou seja, multidimensional. Para os terapeutas holísticos, o ser humano não é composto apenas pelo corpo físico – e por isso não pode ser tratado apenas sob esta ótica – mas também pelo campo de energia mental, emocional e espiritual.

Por isso, existem alguns métodos terapêuticos que podem ajudar você a encontrar a tão desejada paz de espírito. Eles costumam ser muito procurados para eliminar traumas do passado, curar fobias, complementar o tratamento médico de doenças graves e realinhar energeticamente desde a sua casa até alguma área da sua vida que parece não andar para frente. Todos são capazes de transmutar energias negativas para positivas. Encontrando, assim, um melhor equilíbrio para o paciente. Algumas terapias são mais objetivas e outras mais duradouras: basta escolher aquela que você se conectar mais.

Tipos de terapia holística

Homeopatia

De acordo com a Associação Médica Homeopática Brasileira, a AMHB, a homeopatia é o segundo método de tratamento de doenças mais utilizado em todo o planeta, com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. Trata-se de um sistema de tratamento natural e holístico. Os medicamentos são produzidos com substâncias de origem animal, mineral e vegetal. Para saber mais sobre a homeopatia veja a nossa matéria "Homeopatia: entenda o que é e como chegou ao Brasil".

Reiki

reiki
O Reiki é um dos tipos de terapia holística mais procurados e também um dos mais efetivos. (Imagem: DragonImages/iStock)

O corpo espiritual e energético do ser humano é formado por vários chakras, ou seja, pontos de luz que giram de acordo com a energia que é alimentada naquele local específico. Positiva, o seu chakra irá girar no sentido correto, alimentando o bem. Negativa, o chakra irá girar no sentido anti-horário, o que pode gerar o bloqueio do mesmo e causar problemas na área específica da vida que o chakra comanda. Os principais são 6:

  • Chakra da raiz (cor vermelho)
  • Chakra sacro (cor laranja)
  • Plexo solar (cor amarelo)
  • Chakra do coração (cor verde)
  • Chakra da garganta (cor azul)
  • Chakra do terceiro olho (cor azul índigo)

O profissional de Reiki irá, desta forma, fazer a aplicação da energia branca do Criador no corpo todo do paciente, transmutando os locais onde os chakras podem estar com algum bloqueio. Durante o tratamento, também são utilizados cristais que ajudam a repor as energias.

Constelação familiar

A constelação familiar é um tipo de terapia holística que busca resolver conflitos familiares complexos e que atravessam gerações. Atualmente, é um dos métodos de terapia mais utilizados em todo o mundo. A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvem os sentimentos e sensações que o paciente constelado sente e viveu com a sua família. Criada pelo pelo teólogo, filósofo e pesquisador alemão Bert Hellinger, este método de terapia holística leva em consideração as energias dos familiares envolvidos, o inconsciente e sentimentos subjetivos - os quais, segundo a prática, precisam ser trazidos à tona para serem curados de forma definitiva. Para saber mais sobre constelação familiar, veja a nossa matéria "Constelação familiar: o que é e como funciona".

ThetaHealing

Esse tipo de terapia holística é fruto da junção das palavras theta - que refere-se a um tipo de onda emitida pelo cérebro, segundo a ciência - e healing, que significa 'cura', em inglês. Ou seja, a prática consiste em desenvolver a cura através de ondas cerebrais, que são alcançadas através da meditação e da consulta com a mesa radiônica, a qual utiliza-se um pêndulo para captar vibrações em todas as áreas da vida. Para esta terapia, o processo de cura das emoções é essencial, porque os problemas nascem de pensamentos repetitivos, desperdício de energia, padrões de comportamentos sabotadores, medos e inseguranças.

Cromoterapia

A cromoterapia é um tipo de terapia holística que consiste no tratamento de angústias emocionais, problemas de saúde e até mesmo questões espirituais através das cores. Todas as cores carregam uma energia própria consigo e podem atrair ou repelir algo em sua vida. Por isso, é importante estar ciente dos principais problemas que você deseja curar e de sonhos que deseja realizar. Assim, com a orientação de um profissional de cromoterapia, você irá conseguir se cercar das cores corretas para atrair todos os seus objetivos!

Tarô Terapêutico

O tarô também pode ser um dos métodos de terapia holística. (Imagem: Benjavisa/iStock)

O tarô é um dos métodos mais procurados quanto se trata de terapias alternativas. Através do jogo, as imagens presentes - que são simbolismos que representam a psique humana - são capazes de traçar um caminho bastante profundo - podendo identificar, inclusive, as motivações de traumas do passado ou como algumas pessoas ao redor se sentem em relação ao consulente. Além disso, o tarô também pode prever o futuro - mas a previsão sempre vem alinhada com a orientação de como traçar o caminho desejado, observando as energias presentes do consulente e das pessoas envolvidas na questão. É um jogo espiritual e deve ser feito apenas com tarólogos experientes, em contato com a sua própria intuição e que façam você se sentir confortável.

Mapa Astral

Leia também: Guia básico para você entender o seu Mapa Astral

O Mapa Astral é um estudo milenar que analisa através do dia, hora e cidade do seu nascimento como estava a posição dos planetas no céu naquele momento. Através da Astrologia, é possível compreender as suas inclinações no amor, trabalho, amigos, viagens, dinheiro e até mesmo os carmas positivos e negativos que trazemos de vidas passadas. Hoje em dia, existem vários sites na internet que são especializados em calcular o seu Mapa Astral, mas uma consulta com um Astrólogo experiente oferece uma visão muito mais profunda e abrangente das suas qualidades, defeitos e potencialidades futuras.

Medicina Ayurveda

Desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, é um tratamento holístico que consiste em tratar o corpo de acordo com as suas principais necessidades, começando pela alimentação. Além disso, a prática ayurveda também é feita de massagens e fitoterapia, que é a cura através das plantas medicinais.

Feng Shui

Com origem na China antiga, também é uma prática milenar que se baseia na organização e harmonização de ambientes: seja no trabalho ou na sua casa. Mais do que a arrumação de cômodos, o feng shui harmoniza os ambientes de acordo com o uso de cores, objetos e circulação de ar para transmutar energias. Para o feng shui, os objetos contém energia acumulada e também precisam da sua atenção!

Yoga (Meditação)

Na meditação, a busca é silenciar a mente, com o objetivo de colocar as emoções no lugar, iluminando o espaço para a intuição, tomada de decisões e contato com novas ideias e caminhos. Na yoga, a sabedoria do corpo é alcançada através de práticas de respiração e exercícios. Se interessou por essa prática holística? Saiba mais sobre a yoga!

Cristalterapia

cristais na terapia holistica
A terapia dos cristais é uma das mais práticas para o seu dia a dia. (Imagem: PamWalker68/iStock)

A terapia dos cristais e a terapia dos aromas são tratamentos holísticos que ajudam, de forma mais prática no dia a dia, a equilibrar energias. Com uma larga coleções de cristais que emanam energias para finalidades distintas, o paciente pode levá-los na bolsa, mochila e até mesmo nas roupas para qualquer lugar. Basta estar próximo do cristal para transmutar a energia que ele emana com a sua. Mas, tome cuidado: se um cristal quebrar, significa que ele acumulou muita energia negativa nesse processo de transmutação, por isso, acabou explodindo. É importante cuidar dos seus cristais – e eles cuidarão de você!

Aromaterapia

Na terapia de aromas, o processo é um pouco parecido: é psicologicamente comprovado que ao estarmos diante de aromas agradáveis ou imagens felizes, o nosso cérebro é influenciado por isso. Existem diversos tipos de aromas para diferentes ocasiões. Um costume bem legal é de colocar um pouco do seu aroma preferido no seu travesseiro antes de dormir e fazer um pedido. Você encontra aromas homeopáticos em lojas de produtos naturais ou até mesmo pode receber a indicação de um profissional de homeopatia para criá-lo em uma farmácia de manipulação.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close