Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 9 de maio de 2021

Como encontrar o terapeuta de casal certo

Saiba o que procurar em um terapeuta de casais para acertar a escolha.

Imagem: fizkes/iStock

Talvez o seu casamento não esteja indo tão bem quanto no início. Pode ser também uma dificuldade de comunicação que nenhum dos dois sabe muito bem como resolver ou até mesmo uma falta de sintonia um tanto quanto inexplicável. Seja o que for, é possível que você sinta que há problemas no casamento que são difíceis demais para que vocês resolvam sozinhos, sem ajuda externa.

A terapia pode ser a escolha certa se vocês dois estiverem enfrentando uma questão muito antiga e/ou muito dolorosa, como a infidelidade, que necessita de privacidade e muita atenção. A terapia também é uma ótima escolha caso vocês não saibam ao certo qual é o seu problema, se um dos dois ou os dois não conseguem falar sobre o assunto, ou se falar entre si apenas piora as coisas.

Os passos a seguir também podem ajudá-lo a encontrar um terapeuta sério e comprometido com o trabalho:

Não espere

Algumas pesquisas mostram que muitos casais esperam pelo menos seis anos para buscar ajuda quanto a problemas conjugais sérios, o que aumenta a chance de o problema ficar tão arraigado e o casal tão angustiado que o aconselhamento será menos eficaz. Assim como você dificilmente esperaria alguns anos para consultar o médico sobre uma dor forte, é necessário usar a mesma abordagem de “buscar ajuda imediatamente” para seu relacionamento.

Pesquise bem

Você pode conversar por telefone com um terapeuta antes de marcar uma consulta; outros podem preferir que você faça uma sessão inicial pessoalmente. Tente conversar ou conhecer vários terapeutas antes de se decidir por um. Para começar, peça recomendações a amigos ou ao médico da família ou ao ginecologista (até mesmo advogados que tratam de divórcio algumas vezes podem indicar bons terapeutas).

Pergunte, pergunte, pergunte

Não tenha medo de descobrir tudo o que você pode sobre um terapeuta antes de concordar em iniciar o aconselhamento com ele, incluindo pedir o número do cadastro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Comece com estas perguntas – e anote as respostas para compará-las com as de outros terapeutas.

  • Qual seu treinamento e sua experiência com terapia de casais?
  • Qual a sua experiência em lidar com as questões que nós estamos enfrentando?
  • Seus clientes são, em sua maioria, casais?
  • Que percentual dos casais que você trata permanece casado e, ainda, que veem melhoras em seus relacionamentos devido à terapia feita com você?
  • Você trabalhará conosco para manter nosso casamento apesar de estarmos tendo problemas? Qual seu ponto de vista sobre honrar o compromisso do casamento apesar das diferenças pessoais?
  • Você tem licença para exercer terapia de casais e família? Você faz parte da Associação Brasileira de Terapia Familiar?
  • Quanto você cobra por sessão?
  • Se vocês têm fortes crenças religiosas, pergunte ao terapeuta se há compromisso ético da parte dele em respeitar os valores pessoais de vocês
  • Quanto dura cada sessão? Qual a frequência das sessões? Quantas sessões devemos esperar no total? Como você lida com o cancelamento de sessões?
  • Como podemos contatá-lo no caso de uma emergência?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados