Como identificar sintomas de insolação?

Pegou sol? Saiba como evitar o mal-estar da insolação, quais os sintomas de insolação e como identificar os primeiros sinais.

Thaís Garcez | 14 de Janeiro de 2021 às 11:00

Estradaanton/iStock -

Parques, praias e piscinas são alguns dos lugares mais procurados quando chega o verão, mas também são onde as pessoas têm insolação com mais frequência. E para saber se está passando por esse mal-estar é preciso ficar atento aos sintomas de insolação.

Leia também: Deficiência de vitamina D — estamos vivendo uma epidemia?

A insolação ocorre quando o corpo humano, após um longo período de exposição ao sol, não consegue retomar à temperatura normal, entre 36,5°C e 37°C. Muitas vezes, o indivíduo pode chegar a 40°C nesses casos.

Além disso, como agravante, o sistema de resfriamento corporal, a transpiração, não age como deveria. Portanto, dificulta a queda da temperatura, causando também confusão mental. Veja como reconhecer essa condição.

9 sinais de insolação

Confira agora quais são os sintomas de insolação (Imagem: NiKita Filippov/iStock)

Para identificar se alguém está com insolação basta averiguar alguns sintomas característicos. Além do aumento de temperatura, irritação e alucinações, é possível saber caso a pessoa apresente:

  1. Dor de cabeça muito forte;
  2. Enjoo e vômito;
  3. Tontura;
  4. Pulsação acelerada
  5. Dificuldade de respirar;
  6. Pele muito quente;
  7. Desmaio;
  8. Palidez; e
  9. Ausência de transpiração.

Se você sentir esses sintomas ou identificar alguém assim, busque ajuda médica imediatamente. A alta elevação de temperatura e a falta de transpiração podem levar a óbito. Vale dizer que a insolação infantil e em idosos é mais grave, pois são mais sensíveis à ação do sol.

Como aliviar os sintomas de insolação

Imagem: Halfpoint/iStock

Os primeiros-socorros em caso de insolação é ir para o hospital ou chamar uma ambulância. Até que haja o atendimento médico, é recomendado que se fique em um local arejado a fim de tentar diminuir a temperatura corporal. Mantenha-se recostado em uma cadeira ou cama, mas sempre com a cabeça elevada.

Além disso, é importante tentar resfriar o corpo com água sobre a pele – ou banhos, se estiver em casa – ou compressas frias na testa e no pescoço. Fique com pouca roupa para ajudar. Beber água gelada também é uma solução eficaz; bebidas alcoólicas estão proibidas, pois causam desidratação.

Principais cuidados com o sol

Imagem: m-gucci/iStock

Para evitar um possível quadro de insolação, é importante tomar alguns cuidados. Além do uso imprescindível de protetor solar, se for para um local sem cobertura, use chapéu ou boné, assim a ação do sol será menor.

Evite também os horários de pico, como entre as 10h e as 16h, principalmente no verão. Inclusive, não faça exercícios nesse período, pois a umidade do ar estará muito baixa.

Por fim, beba muito líquido enquanto estiver exposto ao sol, dando preferência às bebidas não alcoólicas. Opte também por alimentos mais leves e com pouca gordura.