Como tirar tinta de cabelo da pele: 5 dicas infalíveis

Aprenda cinco dicas infalíveis de como tirar tinta de cabelo da pele com produtos que você tem em casa e tinja as madeixas em casa sem medo!

Douglas Ferreira | 27 de Abril de 2021 às 12:00

Saiba como remover a tinta de cabelo da pele pode ser fácil. - Alex_Doubovitsky/istock

As tintas de cabelo mudaram e se tornaram um produto de fácil aplicação, o que faz com que muitas pessoas optem por pintar as madeixas em casa. Mas chegar ao resultado esperado sem manchar a pele, a roupa e as toalhas exige alguns cuidados.

Por que a tinta de cabelo mancha a pele?

Antes de explicar como você pode remover a tinta da pele, é importante entender por que ela mancha. A tinta de cabelo contém componentes químicos e pigmentos que podem aderir à pele durante o processo de coloração. Além disso, reações químicas podem ocorrer entre a tinta e a pele, resultando em manchas mais difíceis de sair. Sendo assim, é importante evitar o contato direto da tinta com o a pele o máximo possível. 


Você pode gostar de


Como evitar manchas quando for pintar o cabelo?

A melhor maneira de evitar as manchas é prevenir o contato dela com a pele. O primeiro passo é usar luvas para proteger as mãos durante a coloração. Além disso, aplicar vaselina ou óleo ao redor da linha do cabelo pode ajudar a evitar que a tinta se fixe na pele.

Usar uma capa de cabelereiro também pode ajudar muito. Se você não tiver o produto, até um saco grande de lixo pode substituir. O importante é evitar estragar as toalhas e o trabalho de limpar a pele.

Especialista da L'oréal Paris, recomendam também o uso de protetor de orelhas e substituir o tradicional pincel por um tubinho com bico. Segundo a marca de cosmético, com o tubinho fica mais fácil alcançar todos os pontos do cabelo com precisão, diminuindo assim as chances de manchar a pele ou a roupa. No entanto, caso você já tenha manchado a pele e não sabe o que fazer, aqui vão cinco dicas infalíveis!


5 dicas infalíveis de como retirar tinta de cabelo da pele

Se você já tem manchas de tinta na pele, não se preocupe, há várias maneiras eficazes de removê-las. O primeiro passo é limpar a região afetada imediatamente com água e sabão. Isso muitas vezes é o suficiente para remover manchas frescas de tinta.

Para manchas mais persistentes, existem removedores específicos de tinta de cabelo. Esses produtos são formulados para dissolver a tinta sem danificar a pele. Mas caso você não tenha um desses à mão, você pode recorrer a produtos caseiros para remover manchas de tinta. Veja algumas dicas abaixo!

1. Use detergente

O detergente é um produto indispensável em casa. Ele facilita a lavagem da louça, do banheiro e também pode te ajudar a limpar as manchas de tinta da pele. Basta aplicar uma pequena quantidade sobre a mancha e esfregar com os dedos. Se as manchas já estiverem há mais tempo, use um lenço umedecido ou algodão com detergente e água na região.

Se ainda não der jeito, também tem outra receita: uma pasta feita com duas colheres de detergente e duas de bicarbonato de sódio. Basta colocar os produtos em um recipiente e misturar com a colher. Use um algodão para remover as manchas com mais facilidade.

2. Passe pasta de dentes sobre as manchas

A pasta de dentes pode resolver o problema das manchas na pele em apenas um minuto. Basta esfregar uma pequena quantidade do creme dental, em movimentos circulares, na região atingida. Após a mancha ser removida, é importante lavar o local com água morna e sabonete.

3. Aplique uma solução com vinagre

Uma mistura de duas colheres de água e duas de vinagre é uma boa receita para limpar as manchas de tinta. Basta usar um algodão para molhar a mistura e esfregar na pele até que as marcas saiam. Veja aqui outras utilidades curiosas do vinagre.

4. Use adoçante

Para limpar as manchas de tinta com adoçante, basta usar o mesmo procedimento com o algodão, molhando no produto e, em seguida, passando na região afetada. Depois que a mancha sair, lave bem a região onde passou o adoçante.

5. Aplique vaselina

A vaselina e o óleo de bebê possuem efeito emoliente, que é capaz de ajudar a soltar os pigmentos de tinta da pele. Também é um produto para ter em casa se decidiu pintar os seus próprios cabelos.

Cuidados pós-remoção da tinta

Após remover a tinta, é importante cuidar da área afetada. Certifique-se de hidratar bem a região para evitar ressecamento. Além disso, evite exposição solar excessiva nas áreas tratadas, pois a pele pode estar sensível após a remoção da tinta.

Em alguns casos, pode ser necessário procurar ajuda profissional para remover manchas persistentes de tinta. Se você desenvolver uma reação alérgica à tinta ou se as manchas persistirem mesmo após tentar várias técnicas de remoção, é recomendável consultar um dermatologista.


* Texto publicado por Paula Vieira em 27/04/2021 e atualizado por Douglas Ferreira em 18/04/2024

beleza cabelo tinta de cabelo