Confira 8 dicas de como lavar o cabelo corretamente

Quer saber como lavar o cabelo corretamente e deixá-lo bem bonito e saudável? Confira as nossas 8 dicas e não erre mais na hora do banho!

Letícia Taets | 25 de Abril de 2021 às 20:00

Armin Rimoldi/Pexels -

Se você se preocupa com a beleza e a saúde dos seus fios, provavelmente faz hidratações com frequência, procura os melhores produtos e talvez até siga fielmente o cronograma capilar de acordo com as suas necessidades. No entanto, você pode estar errando em uma das partes mais básicas do cuidado capilar: saber como lavar corretamente o cabelo.

Quando, por exemplo, você lava a cabeça incorretamente e fica com resíduos de produtos nos fios, isso atrapalha todos os outros procedimentos que você quiser fazer. Por isso, é importante prestar atenção a essa etapa inicial de cuidado e higiene para ter os melhores resultados possíveis. Confira nossas dicas para não errar mais:

1. Preste atenção à temperatura da água

Procure usar água morna para realizar a lavagem. A água morna ajudará a abrir as cutículas capilares para que o xampu possa penetrar mais fundo e remover a sujeira e a oleosidade do cabelo. As cutículas abertas também serão capazes de absorver melhor o óleo e os efeitos hidratantes do condicionador. Após o uso do condicionador, ao final da lavagem, use água fria, para fechar a cutícula do cabelo e ter mais brilho.

2. Não torça o seu cabelo na toalha

Usar uma toalha tradicional para secar os fios de pós-banho não é uma boa ideia. A textura áspera e a secura de uma toalha comum de algodão podem causar danos ao cabelo. Seus fios podem ficar ásperos quando você torce ou aperta o cabelo com muita força com uma toalha durante o processo de secagem. Isso pode piorar as pontas duplas, além de enfraquecer o cabelo. Troque sua toalha de algodão por uma camiseta ou toalha de microfibra.

3. Use os produtos certos para você

É importante prestar atenção aos rótulos. (Imagem: Sam Lion/Pexels)

Assim como acontece com os cuidados com a pele, é importante identificar sua necessidade capilar e escolher a formulação mais adequada às suas necessidades. Se você tem cabelo oleoso, considere um xampu purificador e evite aqueles que são excessivamente hidratantes. Caso o seu cabelo seja seco, opte pelo oposto. Fórmulas suavizantes e hidratantes serão o ideal para você. Cabelos com fios grossos também se beneficiam de xampus com esses atributos. E se o seu cabelo for fino, um xampu suave deve ser a sua escolha. Para cabelos descoloridos, considere um shampoo matizador, que irá prevenir tons amarelos indesejados.

4. Jamais use condicionador na raiz

Lembre-se de nunca aplicar um condicionador no couro cabeludo, pois isso deixará as raízes mais oleosas do que são naturalmente. O comprimento dos fios é a parte que mais precisa de hidratação e, portanto, deve ser condicionado do meio até as pontas. As pontas dos cabelos são as mais secas e precisam de hidratação adicional, portanto aplique mais condicionador nas pontas e deixe por mais tempo.

5. Evite lavar o cabelo diariamente

Tirando algumas condições específicas, não é necessário lavar os cabelos todos os dias. Lavá-los três vezes por semana é suficiente para a maioria dos tipos de cabelo. Se isso te parece estranho, considere o seguinte: seu cabelo realmente produz mais óleo quando lavado com muita frequência. Então, curiosamente, a melhor maneira de lavar o cabelo saudável e bonito pode ser não lavá-lo muitas vezes na semana.

6. Deixe o condicionador agir

Esperar de 5 a 7 minutos é o ideal. (Imagem: CentralITAlliance/iStock)

Ao contrário do xampu, o condicionador não deve ser usado apenas com uma rápida massagem e enxágue. É necessário deixá-lo agir entre 5 a 7 minutos no banho. Você deve começar a aplicar o condicionador, do meio até as pontas. Enquanto o produto ainda estiver no cabelo, use um pente de dentes largos para desembaraçá-lo

7. Não esfregue o xampu no couro cabeludo

Você deve passar xampu da raiz às pontas do cabelo, enquanto massageia suavemente o cabelo com os dedos e as palmas das mãos. Nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, pois isso pode causar escoriações e atrair infecções. O cabelo fica frágil quando está molhado, portanto jogar o cabelo para frente e para trás para lavar o couro cabeludo pode causar emaranhados, quebrar ou enfraquecer os folículos.

8. Acerte na quantidade de xampu e condicionador adequadas para você

Muita gente não faz ideia de quanto xampu é a quantidade ideal. Se você estiver usando um xampu sofisticado, pode estar jogando muito dinheiro pelo ralo. Ao mesmo tempo, usar pouco xampu não deixará seu cabelo limpo o suficiente. No entanto, existe uma maneira de avaliar a quantidade de xampu de que você precisa. Se seus fios são curtos, use o tamanho de uma moeda de cinco centavos. Para cabelos de comprimento médio, use a de cinquenta centavos. Se você tem cabelo comprido, use a de 1 real. Aperte o xampu na palma da mão e, em seguida, use os dedos para aplicar o produto começando pelo couro cabeludo.