Faça uma busca


|
Publicado em: 9 de janeiro de 2021

Vai platinar? Confira 5 cuidados que você precisa ter com seu cabelo

Ter o cabelo dos sonhos requer uns cuidados extras... Confira!

Imagem: Imagem: kobrin_photo/iStock

O mundo é dividido entre quem nunca descoloriu o cabelo e aqueles que já surtaram após uma descoloração achando que os fios nunca mais iriam se recuperar. Se você faz parte do primeiro grupo e está pensando em ter cabelos platinados, há alguns cuidados que podem reduzir bastante a dor de cabeça pós descoloração.

Um cabelo saudável irá reagir de forma diferente a um processo químico agressivo de como um cabelo muito danificado reagiria.

Um medo recorrente entre quem costuma descolorir o cabelo é sofrer um corte químico, que é quando o cabelo fica tão fragilizado que quebra em determinado ponto como se tivesse sido cortado.

Cronograma Capilar

© Cuidar dos cabelos antes do processo de descoloração é essencial para garantir a saúde dos fios (Imagem: The Creative Exchange/Unsplash

O primeiro passo antes de ter cabelos platinados é começar uma rotina de cuidados com os fios que seja personalizada para as suas necessidades.

Comumente conhecida como cronograma capilar, essa rotina de cuidados com o cabelo em formato de tabela é facilmente encontrada já pronta pela internet, mas o ideal é montar a sua personalizada.

O que deve ser feito é medir qual etapa do cronograma – reconstrução, nutrição ou hidratação – o seu cabelo precisa mais. Algumas pessoas são capazes de ver de olho qual é o problema específico, mas, caso você não consiga, existe um teste muito simples que ajuda a saber mais sobre seu fio: o teste do copo d’água.

Para realizá-lo é preciso de um copo de vidro transparente que esteja preenchido um pouco acima de sua metade. Você irá retirar um fio de cabelo e depositá-lo dentro do copo.

O que irá definir qual tipo de tratamento seu fio precisa é onde ele irá repousar no copo:

  • Se ficar na superfície: seu cabelo está com baixa porosidade – que é a medição da abertura da cutícula capilar, o quanto o fio está receptivo para agentes externos. Nesse estágio é preciso abrir um pouco as cutículas, para que os tratamentos sejam capazes de penetrar e também ficarem retidos no fio. Utilize um shampoo de limpeza profunda e logo em seguida uma máscara de hidratação.
  • Se ficar no meio: seu cabelo está com a porosidade ideal! O fio consegue receber processos químicos e tratamentos com facilidade e irá reter óleos e outros tratamentos. O tratamento ideal é a nutrição, a reposição de óleos. A umectação com óleo de rícino puro é uma boa opção para ser feita antes da descoloração.
  • Se afundar: seu cabelo está muito poroso. A cutícula do fio está bastante aberta e o cabelo está bastante sensível a agente externos. O cabelo poroso também não consegue ‘segurar’ tratamentos, então é preciso fechar esse fio. Além da etapa de reconstrução necessária, o cabelo também precisa passar por um processo de acidificação, seja com um produto específico ou com receitinha de creme e vinagre de maçã.

Bons produtos para bons resultados com cabelos platinados

© Cabelos platinados saudáveis são brilhosos, macios e com balanço! (Imagem: TomFoldes/iStock)

Uma dica que garante que não se terá surpresas durante o processo de coloração é o uso de pós e cremes descolorantes de boa qualidade. Há uma grande diversidade no mercado de marcas em diferentes faixas de preço: a possibilidade de encontrar um pó descolorante de boa qualidade e acessível é grande.

Algumas marcas possuem tecnologia mais avançada e, além dos pós descolorantes conseguirem abrir mais tons que o comum, também são menos agressivos.

Além disso, esses pós mais sofisticados não levantam a nuvem de poeira e não agridem narizes e olhos – muito comum durante descolorações.

Confie em quem faz

© Evite usar secadores e chapinha antes de descolorir! Eles danificam muito o cabelo (Imagem: delfina pan/Unsplash

Se você deseja ter cabelos platinados a melhor opção é procurar por um profissional de confiança para realizar esse procedimento. Peça indicação a alguém que já tenha tido mechas platinadas ou pintado o cabelo para o carnaval, procure no Instagram por páginas populares e com conteúdo consistente.

Dessa forma você poderá ter certeza que seu cabelo irá sair do jeito que deseja.

Muitas vezes ao chegar em um salão são indicados tratamentos para serem feitos antes do procedimento de clareamento e clientes interpretam isso como uma forma do salão ‘tirar vantagem’ da pessoa.

Não podendo ser mais longe da verdade, esses tratamentos são as versões super potentes do que seria o cronograma capilar realizado em casa.

Caso já tenha feito outros processos de descoloração antes ou pinte o próprio cabelo em casa, confira se possui todo o material necessário para dar inicio ao processo e não precisar correr na rua com metade do cabelo loiro.

Faça teste de mecha

Talvez a dica mais importante e a mais ignorada, o teste de mecha é quem realmente vai garantir como será o resultado e a sobrevivência de seu cabelo.

É essencial que uma semana antes do processo completo, se separe uma mecha fina do meio do cabelo e realize o processo de descoloração e de platinar somente ela.

Leia mais: como cuidar do cabelo no verão?

Além de indicar se alguma das fórmulas irá causar alergia, o teste de mecha também vai indicar qual o tempo ideal para para a mistura do descolorante ficar no cabelo e como os fios vão ficar depois do processo.

Caso seu cabelo ‘não passe’ no teste de mecha, seja ficando emborrachado ou até mesmo tendo um corte químico, comece o tratamento intensivo e espere até todos os fios estarem saudáveis para apostar no cabelo platinado.

© Chegar nesse tom de platinado pode ser difícil, mas cuidando adequadamente do cabelo não é impossível. (Imagem: dtiberio/iStock)

Precisa descolorir de novo? Repita os cuidados com o cabelo!

Muitas vezes, quando o cabelo possui um fundo muito escuro ou está com a cutícula extremamente selada, somente uma descoloração não é capaz de levar até o tom 10 – o ideal para platinação.

Leia mais: 9 dicas para evitar pontas duplas no cabelo

É necessário que o processo seja feito mais uma vez para um bom resultado final. Nesses casos, é preciso que toda a rotina de cuidados com os cabelos pré descoloração (inicial) sejam repetidos.

O uso de máscaras reconstrutoras para cabelos que estiverem quebradiços ou ficarem elásticos é essencial. Outra boa precaução para os fios nesse período é evitar o uso de secadores e chapinha. O calor intenso e a tração agridem o fio e não são recomendados o uso com frequência (como quem usa diariamente).

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados