Faça uma busca


|
Publicado em: 5 de janeiro de 2021

Como cuidar do cabelo no verão?

Não deixe que o sol, vento, cloro e outros agentes externos agridam seus fios! Saiba como manter o cabelo bonito nesta estação.

Imagem: Ridofranz/iStock

Toda mulher que ama o verão também deve aprender a cuidar do cabelo nesta estação. Afinal, é nesta época do ano que nosso cabelo fica mais exposto aos agentes externos, como o vento, sol, cloro, água do mar, areia e etc. Toda essa exposição causa agressões aos fios, que acabam ficando mais ressecados e quebradiços.

Leia mais: aprenda a montar seu cronograma capilar e garanta cabelos lindos

E principalmente para aquelas que já usam química nas madeixas, a coisa pode ficar ainda mais complicada.

Por isso, para ajudá-la nessa saga de cuidar de seus fios para que passem o verão todinho bem brilhantes, sedosos e saudáveis, fizemos um guia listando os danos causados pelo verão ao cabelo e suas possíveis soluções. 

Confira agora como cuidar do seu cabelo nesse verão 2021!

Danos ao cabelo causados no verão

como cuidar do cabelo no calor verao
Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Gostando de praia ou não, o sol do verão irá, sem dúvida alguma, afetar seu cabelo em algum momento. E isso porque os raios UVA e UVB causam a oxidação dos fios e a perda de queratina, resultando em perda de cor e ressecamento. 

Além disso, o sal da água do mar abre as cutículas do cabelo e retira toda água presente nos fios. E assim, deixa-os endurecidos e sem vida.

E o vento também é outro vilão dos fios, pois pode causar nós muito difíceis de tirar, resultando em muitos fios quebrados.

Para quem curte piscina, os danos causados pelo cloro nas madeixas loiras também são de enlouquecer qualquer uma! Afinal, quem é que platina ou faz luzes para ficar com os cabelos esverdeados?

Como cuidar do cabelo na praia ou na piscina

1. Use chapéu

cuidar do cabelo no calor do verao
Imagem: CentralITAlliance/iStock

A dica número 1 de qualquer orientação para se proteger do sol é sempre “use chapéu ou boné”. E aqui não é diferente. Qualquer coisa que cubra seu couro cabeludo vai ajudar a proteger suas raízes das queimaduras solares e evitar que seu couro produza oleosidade em excesso.

2. Proteja seus fios

Melhor prevenir que remediar. O leave-in é um ótimo produto para cuidar do cabelo no calor do verão!

Leia mais: 17 dicas para fazer belas tranças neste verão

O leave-in é usado, normalmente, para proteger os fios do secador, da chapinha, babyliss e da oxidação natural. Mas também pode ser usado antes de ir à praia ou à piscina. Se possível, dê preferência para um que tenha também filtro solar. Aplique-o nos fios, evitando a raiz.

Produtos líquidos são mais indicados para cabelos oleosos e cremes para cabelos secos. É necessário fazer outra aplicação do produto depois de sair da água.

Caso não tenha ou não possa comprar o leave-in, existem outras opções, como a água de arroz, que protege contra os raios solares e hidrata; e também os óleos vegetais de buriti, argan, manteiga de karité, semente de abóbora ou de gergelim.

Esses produtos irão diminuir o frizz do seu cabelo, além de oferecer proteção térmica, ajudar na definição de cachos, ajudar a selar as cutículas dos fios e hidratar suas pontas, retendo os nutrientes.

3. Solte os cabelos

reconstrucao capilar caseira
Imagem: JNemchinova/iStock

Leia mais: 5 truques de hidratação e cuidados com o cabelo

Sabemos que essa dica não é fácil de cumprir, principalmente no verão. Porém, com os cabelos já sofrendo danos diariamente, deixá-los presos a curto prazo pode causar quebra e enfraquecimento dos fios. E a longo prazo pode provocar queda.

Em um momento em que seus cabelos já estão sofrendo, o que você puder fazer para diminuir ou atenuar os danos sempre é bem-vindo.

4. Enxague seus fios

A maioria das pessoas sabe que é sempre bom tirar o cloro ou a água de sal depois de um mergulho. Porém, você sabia que uma chuveirada antes do mergulho também ajuda a cuidar do cabelo?

Um banho antes de entrar no mar ou na piscina faz com que o cabelo absorva a “água limpa” primeiro e não acumule tanto cloro e sal. Já o banho após o mergulho ajuda a retirar o restante desses resíduos.

5. Tome um banho pós-praia/piscina

como secar os cabelos
Imagem: CentralITAlliance/iStock

Como dito na última dica, é sempre bom lavar a cabeça depois de um banho de mar ou de piscina para retirar o resto de resíduos, mas somente uma chuveirada não é o ideal. É sempre bom tomar um banho de verdade depois de um dia de piscina e mar e, para isso, o mais indicado é utilizar um shampoo antirresíduos pelo menos uma vez por semana para limpar bem esse cloro e sal.

6. Hidrate seus cabelos

Se o problema da estação é o sol e o ressecamento, a hidratação tem que ser a arma principal de qualquer um que queira manter o brilho das madeixas.

Assim, máscaras de nutrição e restauração são ideias para repor os nutrientes que o cabelo perde ao longo do verão. Se quiser não tiver muito tempo para fazer as máscaras opte por tratamentos noturnos, nos quais basta aplicar o creme no cabelo úmido e deixa-lo agir durante a madrugada.

Ou, se precisar de uma hidratação mais rápida ainda, experimente utilizar ampolas.

7. Evite mais ressecamento

Cabelo crespo
Imagem: Sofia Zhuravets/iStock

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, se a maior arma contra os danos é a hidratação, logo o que mais deve ser evitado é mais ressecamento. Por isso, evite secadores e chapinhas, e permita que seu cabelo seque ao natural.

Se preferir prender o cabelo, pode apostar em novos penteados e acabar descobrindo novos visuais.

8. Tome banhos frios para cuidar do cabelo

A temperatura da água também interfere na saúde do seu cabelo. Por isso, aproveite o calor para tomar banhos frios! A água quente estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, resultando em fios sem brilho.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados