Seus cabelos são oleosos. Parece que alguém passou vaselina em seus cabelos? Eles pesam na cabeça? Mas não culpe seus hábitos de higiene, pois provavelmente seu problema é hereditário. Combata-o com o shampoo certo — lave, enxágue e lembre-se de repetir o procedimento — e com enxágues caseiros especiais que reduzem a oleosidade. Veja o que fazer. 

Veja também outras sugestões para ter cabelos saudáveis.

E como cuidar dos cabelos cacheados.

master1305/iStock

Cabelos oleosos – O problema

Seus cabelos estão escorridos, sem vida, grudados na cabeça. Podem até parecer sujos, embora você os tenha lavado poucas horas antes. No entanto, não os culpe — as vilãs são as glândulas sebáceas, que se encontram logo abaixo da superfície da pele. Elas secretam sebo, uma mistura de ácidos graxos que protege o couro cabeludo. As glândulas sebáceas de algumas pessoas são tão produtivas que cada fio de cabelo fica coberto com a secreção oleosa. Entre os fatores que contribuem para esse problema estão estresse, hormônios, predisposição genética e dietas inadequadas, além de pílulas anticoncepcionais que contêm principalmente androgênio, um hormônio masculino.


kitzcorner/iStock

Leia o rótulo do seu shampoo

1. Escolha um shampoo com alto teor de lauril sulfato de sódio e baixo teor de qualquer tipo de condicionador, como lanolina. Você precisa de shampoos para limpeza profunda, que eliminam a oleosidade do couro cabeludo e dos fios.


VladimirFLoyd/iStock

2. Mesmo que não tenha caspa, você pode obter bons resultados com um shampoo anticaspa que contenha alcatrão. As fórmulas usadas nele tendem a ressecar até os cabelos mais oleosos.

 


esp2k/iStock

Duplique o que é diário

3. Obviamente você deve lavar a cabeça todos os dias, mas, além disso, você precisa lavá-la duas vezes cada vez que tomar banho. Ensaboe, deixe o shampoo nos cabelos por vários minutos (para dar tempo de remover a oleosidade), enxágue bem e depois repita a operação. Mesmo na segunda lavada, deixe o shampoo atuar nos cabelos por alguns minutos antes de enxaguar.