Seus cabelos são oleosos. Parece que alguém passou vaselina em seus cabelos? Eles pesam na cabeça? Mas não culpe seus hábitos de higiene, pois provavelmente seu problema é hereditário. Combata-o com o shampoo certo — lave, enxágue e lembre-se de repetir o procedimento — e com enxágues caseiros especiais que reduzem a oleosidade. Veja o que fazer. 

Veja também outras sugestões para ter cabelos saudáveis.

E como cuidar dos cabelos cacheados.

  • master1305/iStock

    Cabelos oleosos – O problema

    Seus cabelos estão escorridos, sem vida, grudados na cabeça. Podem até parecer sujos, embora você os tenha lavado poucas horas antes. No entanto, não os culpe — as vilãs são as glândulas sebáceas, que se encontram logo abaixo da superfície da pele. Elas secretam sebo, uma mistura de ácidos graxos que protege o couro cabeludo. As glândulas sebáceas de algumas pessoas são tão produtivas que cada fio de cabelo fica coberto com a secreção oleosa. Entre os fatores que contribuem para esse problema estão estresse, hormônios, predisposição genética e dietas inadequadas, além de pílulas anticoncepcionais que contêm principalmente androgênio, um hormônio masculino.

  • kitzcorner/iStock

    Leia o rótulo do seu shampoo

    1. Escolha um shampoo com alto teor de lauril sulfato de sódio e baixo teor de qualquer tipo de condicionador, como lanolina. Você precisa de shampoos para limpeza profunda, que eliminam a oleosidade do couro cabeludo e dos fios.

  • VladimirFLoyd/iStock

    2. Mesmo que não tenha caspa, você pode obter bons resultados com um shampoo anticaspa que contenha alcatrão. As fórmulas usadas nele tendem a ressecar até os cabelos mais oleosos.

     

  • esp2k/iStock

    Duplique o que é diário

    3. Obviamente você deve lavar a cabeça todos os dias, mas, além disso, você precisa lavá-la duas vezes cada vez que tomar banho. Ensaboe, deixe o shampoo nos cabelos por vários minutos (para dar tempo de remover a oleosidade), enxágue bem e depois repita a operação. Mesmo na segunda lavada, deixe o shampoo atuar nos cabelos por alguns minutos antes de enxaguar.

     

  • wmaster890/iStock

    Chá de alecrim e limonada

    4. Enxaguar os cabelos com água é muito bom, mas os resultados serão melhores com um chá de alecrim forte. Extremamente aromática, essa erva contém óleos essenciais que ajudam a controlar a produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo.

    Prepare a infusão com 1 xícara de água fervente e 2 colheres de sopa de alecrim desidratado. Aguarde 20 minutos, coe, espere esfriar e guarde a solução em um frasco de shampoo vazio. Espalhe o chá nos cabelos depois de cada lavagem. Se gostar do perfume do alecrim, não precisa enxaguar.

  • ribeirorocha/iStock

    5. Faça uma solução de enxágue com sumo de limão. Misture o sumo de 2 limões em 2 xícaras de água destilada e guarde em uma frasco de shampoo vazio. Depois do banho, seque os cabelos e aplique a limonada no couro cabeludo. Deixe que o ácido do limão aja sobre a oleosidade por 5 minutos. Lave em seguida com água fria. Atenção: cuidado com os respingos de limão na pele, pois podem causar queimaduras graves se houver exposição ao sol.

  • PavelIvanov/iStock

    6. O vinagre, que também é ácido, reduz a oleosidade dos cabelos. Misture 1 xícara de vinagre a outra de água e use a mistura no enxágue final dos cabelos. Não quer seus cabelos cheirando a salada? Não se preocupe: o odor desaparece rapidamente.

  • torwai/iStock

    Medidas extremas: antissépticos bucais

    7. Se seus cabelos forem oleosos ao extremo, faça uma solução que ajuda a reduzir a produção de sebo do couro cabeludo. Em uma xícara pequena, misture partes iguais de hamamélis e de um antisséptico bucal. Como são adstringentes, os dois ingredientes ajudam a fechar os poros à medida que secam. Aplique a solução no couro cabeludo (não nos cabelos), com a ajuda de um chumaço de algodão, depois de lavar e enxaguar os cabelos.

     

  • LiudmylaSupynska/iStock

    Não dá tempo de lavar? Use talco!

    8. Você está atrasado — não há tempo para lavar os cabelos. Seu cabelo, porém, está escorrido e oleoso. Para uma lavada “a seco” de emergência, recorra ao talco. Passe um pouco nos cabelos, uma mecha de cada vez. Massageie ligeiramente o pó, inicialmente sobre o couro cabeludo e depois nos cabelos. O talco absorve um pouco da oleosidade. Voilà! — um “shampoo” instantâneo. Lembre-se: use pouco talco. Se exagerar, vai terminar com aparência de grisalho.

  • ViktoriiaNovokhatska/iStock

    Quando devo ir ao médico

    9. Embora esse não seja um problema grave, cabelos emplastrados podem ser embaraçosos. Se você está aborrecida com sua aparência e os conselhos oferecidos aqui não resolveram o problema, talvez seja bom procurar um dermatologista.