Dicas de maquiagem para pele negra que você precisa conhecer

É sempre bom ter em mãos um guia completo com dicas de maquiagem para pele negra. Confira as nossas dicas e arrase na maquiagem.

Redação | 21 de Novembro de 2022 às 14:17

Beauty Agent Studio/iStock -

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,2% da população brasileira é negra. Entretanto, esta população ainda encontra diversas dificuldades no seu dia a dia. Uma delas é a dificuldade em encontrar cosméticos adequados e até mesmo dicas que funcionem para o seu tom de pele. Pensando nisso, nós preparamos um guia completinho com dicas de maquiagem para pele negra.

Leia também: Maquiagem e-girl: 12 dicas para fazer a sua

Dicas de maquiagem para pele negra

Antes de tudo, é bom lembrar que na hora de comprar ou produzir seus cosméticos, deve-se levar em consideração o tom da pele. Ou seja, precisamos ter em mente que para cada pele há paletas de cores e efeitos que combinam mais.

Assim, quando falamos de pessoas com pele negra, é importante termos em mente que, no geral, é recomendado evitar tons muito claros. Cores como o rosa, devem ser utilizadas com bastante atenção. Isto porque o efeito gerado na pele negra acaba escapando do natural.

Para conseguir fazer uma make perfeita, o ideal é buscar cosméticos que combinem com o seu tom natural de pele. Seja cores mais gritantes ou não, o ideal é que a maquiagem valorize os seus traços e a sua cor, realçando a sua beleza natural. Contudo, para encontrar o cosmético certo, é preciso conhecer o seu tom de pele primeiro.

Entenda a tonalidade da sua pele

No Brasil há uma enorme diversidade de tonalidades de pele. Por isso, a indústria de cosmético vem se esforçando para suprir as necessidades de toda população. Porém, não basta o cosmético ideal para seu tom de pele existir, é preciso que você saiba como identificá-lo. E é isso que ajudaremos você a descobrir mais adiante.

Quais são os tons de pele negra?

Você sabia que existe uma ciência destinada a descrever fisicamente a percepção humana da cor? Essa ciência chama-se colorimetria. E foi essa ciência quem nos permitiu entender o tom e subtom de uma pessoa. Assim, é possível descobrir qual é a paleta de cores ideal para um indivíduo.

Mas como é feito isso? Através da colorimetria pessoal, que nada mais é do que um teste que avalia a temperatura e a saturação da pele por meio de tecidos, é possível saber se uma pessoa combina mais com cores quentes ou frias, por exemplo.

São muitos os tons de pele encontrados no território brasileiro. Contudo há alguns tons de pele negra mais encontrados. São eles:

Para uma melhor compreensão, confira o vídeo da dermatologista e influenciadora Monalisa Nunes:

Passo a passo de como maquiar pele negra

1. Comece pela pele

Independente do seu tom de pele é sempre importante hidratá-la antes de começar a aplicar a maquiagem. Aqui no site nós temos um guia com o que você deve usar na pele antes de se maquiar, não deixe de conferir!

2. Dê atenção aos olhos

Após preparar a sua pele e aplicar a base no rosto, comece a maquiagem pela região dos olhos. Uma boa maquiagem na região dos olhos deverá ressaltar o seu olhar, e servir de guia para o restante da make.

Se você tiver a pele mais escura, evite sombras brancas e prateadas – a não ser que seja um look de festa como o Ano-Novo, por exemplo. Se quiser dar um brilho, cores como o dourado ou cobre tendem a realçar mais a sua beleza natural. Mas se você tiver uma pele mais clara, pode apostar em tons mais abertos.

Além disso, não esqueça de aplicar uma boa máscara de cílios para abrir o olhar e desenhar bem as sobrancelhas. Você também pode apostar nos delineados que o sucesso é garantido!

3. Aposte em luz e sombra

Aplicar luz e sombra é muito importante em maquiagens para pele negra. Sendo assim, invista em um bom iluminador. Se você não sabe como usar iluminador, confira o vídeo da influenciadora digital Patrícia Avelino, que produz conteúdo 100% voltado para a valorização da beleza da mulher negra. No vídeo abaixo ela explica tudo o que você precisa saber sobre o produto, além de dar algumas dicas preciosas.

Além de iluminar algumas áreas do seu rosto, busque escurecer as bordas dele. Mas atenção, não esqueça de esfumar essa mistura e deixar tudo bem orgânico. Nada de deixar marcações e divisões expostas.

4. Ressalte a beleza dos seus lábios

Lembre-se que por mais lindo que seja um batom, ele nem sempre será indicado para todas as situações e makes. Então, invista em diferentes cores de batons para você ter opções para diferentes ocasiões. Invista também em lip tint e brilhos labiais para pele negra; eles podem dar um up no visual e deixar a maquiagem com um aspecto mais natural e saudável.