Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de maio de 2022

8 dicas para transformar seu look casual em elegante

Confira algumas dicas de como transformar seu look básico em elegante sem gastar muito.

8 dicas para transformar seu look casual em elegante Imagem: undrey/iStock

Sabe aquela roupa do dia a dia que você usa para sair, trabalhar ou encontrar seus amigos? Pois bem, você sabia que essas peças podem compor um look sofisticado e elegante, somente adicionando alguns elementos? É isso que vamos ensinar para você nesta matéria: como montar um look simples e elegante sem gastar muito.

Para transformar o seu look casual em elegante, não precisa de muita coisa. Você pode utilizar até mesmo peças que já estão em seu guarda-roupa pessoal. Aquela echarpe esquecida ou aquele blazer que você não usa há tempos podem fazer uma combinação incrível com aquela calça jeans do dia a dia, por exemplo. Dessa forma você conseguirá looks incríveis economizando dinheiro.

Leia também: Consultora de moda dá dicas para montar armário cápsula

Se você sempre quis aprender a compor um vestuário incrível e bastante versátil para sair de um compromisso mais casual para um lugar mais sofisticado, confira nossas dicas abaixo.

1. Utilize uma terceira peça em seu look casual

Homem e mulher usando sobreposição de roupas
A sobreposição de roupas é uma forma simples de transformar o look. (Imagens: bokan76/YunYulia/iStock)

Qualquer look básico pode ser transformado em elegante adicionando uma peça de roupa. Isso se chama sobreposição. Embora seja mais utilizada no inverno, é possível também colocar essa técnica em prática durante as estações mais quentes. A sobreposição de roupas é uma opção certeira quando precisamos transformar um look mais casual. Ela pode ser feita com jaquetas, blazers, suéteres, sobretudos e até mesmo uma camisa de botão que você já tenha em seu armário. 

Se você for comprar uma roupa nova para usar como sobreposição, opte por peças com tecidos com texturas diferentes, mais encorpadas. Elas criarão um bom contraste com as suas peças mais simples e darão um ar de elegância.

2. Adicione um sapato social de salto alto ao seu look básico

Mulher colocando sapato scarpin
O sapato scarpin é capaz de transformar o seu look casual em elegante em questão de segundos. (Imagem: g-stockstudio/iStock)

Para ajudar a compor um look elegante feminino, os sapatos sociais sempre dão um ar mais sofisticado. O sapato social feminino pode ser utilizado até mesmo com uma bermuda social para compor sua roupa à noite, por exemplo. Alguns dos tipos mais comuns são: scarpin, salto grosso e o modelo Chanel.

3. Tenha um sapato oxford em seu guarda-roupa

Homem usando sapato oxford
O sapato estilo oxford é tendência entre os homens. (Imagem: QunicaStudio/ LightFieldStudios/iStock)

Já para compor um look elegante masculino, os sapatos oxford são uma boa pedida. Embora eles fiquem perfeitos com peças de alfaiataria, você também pode usá-los com uma calça skinny com a barra dobrada como na imagem acima. Se você combinar com um suéter ou blazer fica melhor ainda.

Este tipo de sapato também pode ser utilizado com uma bermuda de algodão ou linho, compondo um visual casual chic. Acompanhado de uma blusa gola polo, você terá o look perfeito para ir a um evento mais sofisticado no horário da manhã, por exemplo.

4. Utilize colares e brincos mais elegantes

Mulher usando colar
O maxi colar dá um ar poderoso ao visual. (Imagem: Edson Souza/iStock)

Falando sobre acessórios femininos, os brincos e colares não podem faltar na hora de montar looks mais elegantes. Se você estiver utilizando uma roupa mais casual, invista em brincos de strass, pois eles são considerados mais elegantes e podem ajudar a compor o seu look. Já o maxi colar, por exemplo, pode dar um ar poderoso a um vestuário mais básico do dia a dia. É uma tendência bastante adotada hoje em dia pelas fashionistas, combinando também com vestidos longos.

5. Acessórios masculinos para agregar estilo às suas roupas

Acessórios masculinos
Acessórios masculinos são uma boa forma de imprimir estilo e elegância. (Imagem: NorGal/iStock)

Homens também podem complementar o seu visual, tornando-os bem mais atrativos e elegantes, utilizando acessórios. Relógios, pulseiras ou braceletes, anéis, colares e até mesmo óculos marcam presença na moda masculina e podem incrementar o seu estilo. Não tenha medo de investir nos acessórios masculinos, eles estão em alta e podem ser a peça chave para tornar looks masculinos mais elegantes.

6. Aposte em bolsas

Mulher usando bolsa
A bolsa clutch é uma das mais elegantes. (Imagem: visoook/iStock)

Uma bolsa mais social transforma qualquer look casual em elegante, seja ela do modelo que for. Além delas ajudarem na composição do look, são acessórios bastante úteis para guardar documentos e para carregar o que você precisa. Alguns dos modelos de bolsa social mais usados são: bolsa tote, bolsa box, bolsa envelope, bolsa clutch.

7. Componha seu look com um lenço ou echarpe

Mulher usando echarpe
A echarpe é uma peça coringa no guarda-roupa de toda mulher. (Imagem: nyul/iStock)

Os lenços e echarpes são peças coringas no guarda-roupa de toda mulher e, ao contrário do que muitos pensam, podem ser utilizados durante todas as estações do ano.

Você pode utilizar lenços coloridos e floridos durante a primavera e verão. Já no outono e inverno, opte por echarpes com estampas em xadrez ou monocromáticas. Certamente adicionando esses acessórios seu look ficará mais sofisticado, exalando um ar de elegância.

8. Aposte no look monocromático

Foto de duas mulheres com roupas monocromáticas.
Os looks monocromáticos e black and white estão em alta. (Imagens: AlexVolot/Kiuikson/iStock)

Um look monocromático é uma composição feita somente com uma cor para compor todo o look. Normalmente encontramos pessoas utilizando essa tendência com uma cor neutra como o preto e o branco. Muito adotada durante os últimos anos, o look monocromático é muito versátil e vai bem em qualquer ocasião, valendo tanto para homens quanto para mulheres. 

Os looks All Black (peças pretas) ou All White (peças brancas) podem fazer a composição com roupas que você já tenha no guarda-roupa, como calças sociais, blusa de botão e sobretudo. Juntando todas essas peças você pode apostar que será um sucesso. 

Você pode misturar essas cores e montar looks black and white. Assim, você consegue brincar um pouco com padrões nos tecidos e imprimir a sua personalidade de um jeito elegante e minimalista. Veja também tipos de estampas: conheça as principais e saiba como usá-las.

E aí, curtiu essas dicas? Coloque-as em prática hoje mesmo e renove seu visual. Aproveite e poste o seu look nas redes sociais, e marque a Seleções.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados