IST: o que é, sintomas, prevenção e tratamento

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são perigosas e silenciosas. Conheça mais sobre o que é uma IST, sintomas, tratamento e prevenção.

Redação | 21 de Outubro de 2022 às 18:33

(Imagem: matawee matipano/iStock) -

A importância de se conhecer as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) vai além do cuidado com a própria saúde, mas também da responsabilidade com os parceiros sexuais. Com informações pouco disseminadas sobre o assunto, muitas pessoas vivem silenciosamente com essas doenças. Portanto, saiba melhor sobre o que é uma IST, quais são os sintomas, os possíveis tratamentos e as formas de prevenção.

Leia também: Sexo seguro: confira dicas de como se proteger

O que é uma IST?

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. São transmitidas principalmente pelo contato sexual sem os devidos cuidados: uso de camisinhas masculinas ou femininas com pessoas infectadas.

Além disso, a transmissão de uma Infecção Sexualmente Transmissível, também pode ser feita de mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Mesmo sendo menos comum, esse meio não sexual também deve ser citado. A transmissão também pode ocorrer através do contato de mucosas ou secreções corporais contaminadas.

Confira: 3 doenças que são transmitidas pela saliva

Quais são as principais ISTs?

As infecções sexualmente transmissíveis mais conhecidas são:

Quais são os sintomas de uma IST?

Apresentando sinais distintos, cada IST possui diferentes características. No geral, são três os principais sintomas: corrimentos, verrugas anogenitais (relativo aos órgaos genitais e ânus) e feridas. As verrugas são comumente causadas pelo vírus do HPV.

Os corrimentos, dependendo da IST, podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados. Além disso, podem ter cheiro forte e/ou causar coceira; podem provocar dor ao urinar ou durante relações sexuais. Já as feridas, podem aparecer nos órgãos genitais ou em outras partes do corpo, sendo elas doloridas ou não e apresentando manchas ou não. 

Leia também: Candidíase: saiba causas e sintomas

Como se prevenir?

O método mais eficaz de prevenção, tanto para homens quanto para mulheres, segue sendo o uso da camisinha. A transmissão pode ser feita por qualquer relação sexual. Portanto, é importante conhecer bem seu parceiro ou parceira e ter conhecimento dos cuidados que ele toma com o próprio corpo.

O uso da camisinha é importante, mas a testagem também. Ações de prevenção como testagem para HIV, sífilis e hepatites são extramente importantes para sua saúde. Além disso, o HPV, por exemplo, já possui duas vacinas licenciadas no Brasil.

Como é feito o tratamento para ISTs?

Como citado anteriormente, cada IST possui diferentes características. Portanto, para cada uma delas, são feitos diferentes tratamentos. Para a Herpes, por exemplo, não existe cura. Porém, pode ser controlada com medicação e prevenida por vacina.

Para cada IST, possuem remédios específicos que ajudam o paciente a se recuperar. Além disso, as realizações de cada diagnóstico também são distintas. Portanto, se você possui algum dos sintomas citados anteriormente, procure um médico ou posto de saúde para ser examinado.

Leia mais: Sífilis: conheça sintomas e formas de transmissão