Lace wig: 7 dúvidas respondidas sobre esse tipo de peruca

Tire agora as principais dúvidas sobre lace wig, as famosas perucas com aspecto natural usadas pelas divas pop ao redor do mundo.

Ana Luiza Vasconcelos | 18 de Maio de 2021 às 12:00

Sofia Zhuravets / iStock -

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das lace wigs, mas você sabe o que é e como elas funcionam? O acessório queridinho das famosas que querem mudar de visual de forma rápida e temporária nada mais é do que uma peruca com aspecto bem natural.

Leia também: Transição Capilar: dê independência aos seus cachos

Recentemente, Camilla de Lucas, a segunda colocada no pódio do BBB21, revelou que faz uso das laces pois está passando por um processo de transição capilar e surpreendeu o Brasil com as possibilidades e versatilidade que o acessório proporciona. Isso despertou a curiosidade de boa parte do público, afinal esse tipo de peruca tem algumas características únicas e curiosas. Pensando nisso, vamos tirar algumas dúvidas aqui.

O que é lace wig?

A lace wig é uma peruca feita para realmente parecer um cabelo natural e ela cumpre muito bem seu propósito dando uma ideia de que o cabelo está realmente saindo do couro cabeludo. Elas ficaram bastante populares depois que famosas como Beyoncé e Rihanna passaram a usar como acessórios em seus shows e eventos. Mas se engana quem acha que a moda é exclusividade das beldades estrangeiras; divas pop brasileiras como Anitta, Luísa Sonza, Pablo e Ludmilla também fazem uso desse acessório. A lace wig também faz sucesso entre as influenciadoras de moda e maquiagem e entre os cosplayers.

Outro detalhe que torna a lace ainda mais realista é a forma com a qual ela é fixada. Diferente de outros tipos de peruca que podem ficar bambas, a lace tende a ser mais firme na cabeça já que a fixação é feito com cola. No entanto, ela também pode fixada usando somente grampos ou fita adesiva.

Há diferença nos materiais usados?

Lace wig significa, na verdade, “peruca com tela” em inglês e é exatamente esse o acabamento interno do acessório. Nessa tela, feita de um marterial parecido com tule, os fios de cabelo são manualmente costurados, o que dá o aspecto natural de fios saindo do couro cabeludo tão desejado.

A lace wig se destaca das demais perucas por conseguir dar uma aparência mais natural. (Imagem: toloren / iStock)

Ela pode ser fabricada com cabelos naturais ou sintéticos, sendo assim, é possível encontrar o acessório em uma variedade de cores e texturas: liso, crespo, encaracolado, rosa, azul, neon etc.

O topo dessa peruca lembra muito o couro cabeludo humano dando bastante versatilidade para elas também. Sendo assim, em alguns casos, podem ser usadas em penteados mais elaborados sem parecer peruca.

Além disso, existem alguns tipos diferentes de Lace: Lace Front, Full Lace, Top Lace e Half wig

Quanto tempo dura a lace wig?

Responder essa pergunta é difícil pois o tempo de duração de uma lace dependerá de vários fatores: do tipo de lace, a frequência de uso, dos cuidados que você toma e também de como é o seu couro cabeludo. No entanto, a lace feita de fios humanos tende a durar bem mais que a as feitas com fios sintéticos.

Em média, as feitas de cabelo humano podem durar até um ano na cabeça; já as sintéticas duram alguns meses, pois elas embaraçam durante o manuseio e em contato com outras superfícies. Por isso, quanto mais cacheada, menor a durabilidade da sintética e quanto mais longa também. Portanto, se for sintética, a curta lisa é a que mais dura.

Quais são os cuidados que é preciso ter ao usar uma lace?

O maior cuidado que se deve ter é para não embolar. Uma vez embaraçada, fica difícil recuperar a peruca. Nosso cabelo não embaraça tanto porque o couro cabeludo produz óleos naturais que evitam que os fios se enrolem. A peruca, mesmo feita de fios naturais, não tem isso, portanto é necessário ter muito cuidado para não embolar os fios.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a lace também precisa ser lavada. Se você utilizar a peruca com alguma frequência e ela for feita de fios humanos, você deve lavá-la uma vez por semana. Se não for uma peruca utilizada com frequência, vai depender da quantidade de vezes que você usou e de quais produtos usou nela.

Não se deve usar qualquer tipo de shampoo ou condicionador na lace, a recomendação é preferir produtos com pH baixo e livres de sulfato. Além disso, ela também não pode ser lavada como se lava o cabelo, lembre-se que devemos evitar que ela embole o máximo possível. Portanto, para lavá-la, passe os dedos entre os fios no sentido da raiz em direção às pontas. Depois, enxágue e retire o excesso de água apertando os fios. Não se deve lavar a peruca enquanto estiver na cabeça. Retire-a e lave. Guarde-as apenas depois que estiverem totalmente secas.

O seu couro cabeludo também deve ser lavado, não é porque está usando a peruca que não precisa mais higienizar o cabelo.

No caso de perucas sintéticas, evite dormir com elas, pois é mais fácil que ela fique embaraçada.

Quem está em transição capilar pode usar lace wig?

Sim, laces são ótimas para pessoas que estão em transição capilar, pois permite que o cabelo cresça natural e saudável por debaixo da peruca enquanto te permite exibir um visual bonito, mantendo a sua autoestima durante esse período complicado.

É possível pintar as laces?

Se for feita de cabelo humano, sim, a lace pode ser pintada. Mas se for sintética, terá mais problemas para pintá-la, uma vez que os fios são feitos de plástico e este material tem dificuldade em absorver a tinta. Entretanto, como já dito, existem laces das mais variadas cores, portanto, é possível comprar laces das cores desejadas ao invés de pintá-las.

Como colocar a minha lace wig?

Para colocar a peruca, você pode optar por pagar um profissional para fazê-lo, o que, provavelmente, garantirá um acabamento mais natural e uma durabilidade maior. Porém se for uma lace sem cola, você pode colocá-la em casa seguindo as seguintes instruções:

  1. Prenda o cabelo natural em tranças raiz (nagô), ou em um coque baixo próximo à nuca de forma que esconda bem o volume do cabelo. Pode optar por colocar uma touca de meia para proteger ainda mais os fios;
  2. Ajuste o elástico da lace em torno da cabeça;
  3. Encaixe a peruca, fixando os pentes nos fios naturais e ajeitando da maneira que preferir;

Se a lace não vier com elástico ajustável ou pentes, você também pode comprá-los separadamente e costurá-los na touca.