Leve a apneia do sono a sério

A apneia do sono é um distúrbio respiratório relacionado ao sono que afeta milhões de pessoas e pode causar danos ao bem-estar e à saúde.

Redação | 20 de Abril de 2022 às 15:00

tommaso79/iStock -

Se você acordar de manhã com uma sensação de cansaço, irritado, triste, esquecido e com peso na cabeça, existe uma boa chance de você ter tido apneia do sono. A apneia do sono é um distúrbio respiratório relacionado ao sono que afeta milhões de pessoas.

Quando você tem apneia do sono, sua respiração para ou fica curta enquanto você está dormindo. Centenas de vezes durante a noite, a respiração pode fazer uma pausa de 10 ou mais segundos, privando o seu corpo de oxigênio, aumentando o ritmo cardíaco e evitando que você aprofunde os estágios do sono que recuperam mente e corpo.

Leia também: Entenda como uma boa noite de sono ajuda a perder peso

A apneia do sono pode fazer também com que você desperte levemente enquanto estiver buscando respirar. Pela manhã você poderá não se lembrar de nenhum dos momentos em que acordou. Mas esses momentos têm um efeito profundo sobre o açúcar no sangue, o coração e o cérebro.

Grande parte da apneia do sono é do tipo denominado apneia obstrutiva do sono, ou AOS. Acontece quando o tecido do fundo da garganta relaxa e bloqueia a passagem do ar até que as vias respiratórias se abrem – geralmente com um engasgo barulhento ou um som de respiração ofegante – e você começa a respirar de novo. 

Conseguir diagnosticar e tratar a apneia do sono ajudará você a ter uma boa noite de sono e sentir-se renovado. Também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e reduzir as suas chances de lesões renais associadas ao diabetes, como mostra um estudo recente.

Veja a seguir como você pode descobrir e resolver a apneia do sono.

Ronca alto

Metade das pessoas que roncam alto tem apneia obstrutiva do sono. É um sinal de que as vias respiratórias estão parcialmente bloqueadas. Pergunte à pessoa que dorme com você se você ronca alto durante a noite e se ela tem observado se você para de respirar durante o sono e se depois volta a respirar, resfolegando com um som alto.

Tem um pescoço largo

O tamanho do seu pescoço talvez seja um sinal revelador porque pode indicar que você está acima do peso – e carregar peso extra é um grande fator de risco para a apneia do sono. Mulheres com apneia obstrutiva do sono geralmente têm mais de 40 cm de pescoço, os homens, 42 cm.

Acorda com frequência para ir ao banheiro

Se não estiver bebendo litros de água antes de dormir e não estiver ingerindo pílulas com muita água, você não deveria acordar mais do que uma ou duas vezes durante a noite para ir ao banheiro. As pessoas com apneia obstrutiva do sono geralmente vão ao banheiro tries ou mais vezes todas as noites.

Procure um especialista do sono

Um médico do sono examinará sua boca, seu nariz e sua garganta e registrará o que acontece com a respiração enquanto você dorme. Isso pode exigir que você passe a noite numa clínica especializada do sono.

Pergunte ao seu médico sobre a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP)

Esse tratamento “padrão ouro” usa um pequeno e silencioso compressor de ar para cuidadosamente ventilar ar através da máscara que é colocada sobre o nariz. A pressão extra mantém as vias respiratórias abertas para que você possa respirar normalmente à noite.

Quando pesquisadores analisaram 36 estudos sobre CPAP envolvendo 1.718 pessoas com apneia do sono, descobriram que aqueles que usaram esse sistema melhoraram a sonolência diurna em cerca de 50%, reduziram a quantidade de interrupções do sono em 8% e aumentaram significativamente o volume de oxigênio no sangue.

Um estudo de Chicago revelou que pessoas com diabetes e apneia viram o teor de açúcar no sangue cair três meses depois de terem começado a terapia CPAP.

Outra pesquisa mostra que a CPAP também pode diminuir a pressão sanguínea e até mesmo melhorar o tamanho, o formato e a ação bombeado do coração – boas notícias, porque as pessoas com apneia do sono geralmente têm aumento da área cardíaca.